3 dicas práticas para melhorar a qualidade do software em empresas SaaS

Ricardo Acras

Conteúdo

Empresas que trabalham com SaaS estão sempre em busca de novas funcionalidades e melhorias na qualidade do software que vendem. Essa não é exatamente uma novidade.

A melhoria da qualidade do software pode ser vista sob dois aspectos. Quando consideramos o cliente, pensamos em soluções para os seus problemas, seja aumentando a sua produtividade, sua eficácia ou diminuindo erros em seus processos. Já para o desenvolvedor, as melhorias dizem respeito à manutenção do software, facilidades para prover suporte técnico ou melhorias nos indicadores de conversão e/ou redução de cancelamentos.

Então, como aliar esses dois vieses e alcançar o êxito? Neste artigo trazemos algumas ideias neste sentido. Confira quais são elas!

Versionamento

Realizar o versionamento dos sistemas a cada versão entregue ao cliente é fundamental para ter controle. Perceba que essa prática vai além do simples armazenamento de código em um sistema de controle de versões. É recomendado que exista alguma forma de identificação da versão aliada a uma boa release note.

Este item é fundamental pois mantém o cliente informado dos novos desenvolvimentos, correções e melhorias e, ao mesmo tempo, facilita para o pessoal de suporte e customer success na investigação de problemas decorrentes das novas entregas do sistema.

Application Programming Interface (API)

A utilização de APIs é relevante para a melhoria do software uma vez que com pouco esforço é possível adicionar funcionalidades complexas em seu sistema. Existem inúmeros exemplos de APIs amplamente utilizadas no mercado, dentre elas podemos citar uma API de busca de CEP, APIs de Gateway de Pagamentos, API para emissão de documentos Fiscais e até mesmo sistemas inteiros que podem ser utilizados e ter seus dados alimentados por APIs, como por exemplo o Google DOCs para criação de documentos e planilhar, sistemas de CRM e vendas, sistemas de controle de tarefas e aí por diante.

O ponto fundamental aqui é que as APIs permitem que grandes funcionalidades sejam adicionadas ao sistema sem grandes ciclos de desenvolvimento e, por se tratarem de APIs amplamente utilizadas, a possibilidade de erros é bastante reduzida.

Personalização

A possibilidade de customizar o software como serviço é uma das grandes vantagens proporcionadas por essa modalidade — e essa também é uma das buscas dos clientes. Quanto maior for o potencial de personalização, melhor será a qualidade do sistema e mais satisfação sua empresa tende a oferecer ao usuário devido ao aumento aumento de valor.

Vale salientar que estamos falando de customizações pré-definidas e que podem ser configuradas para o cliente sem que novas versões ou desenvolvimentos específicos sejam realizados.

Indicadores-chave de desempenho (KPIs)

O monitoramento da performance é essencial para verificar os resultados apresentados pela equipe de TI e a qualidade do software propriamente dita. É importante que os KPIs para SaaS estejam relacionados aos objetivos estratégicos do negócio, mas também às necessidades dos interessados.

O ideal é voltar os instrumentos de mensuração para coleta, avaliação, geração de relatórios e respostas. Perceba que os KPIs também indicam potenciais riscos, que podem interferir na qualidade do sistema e na satisfação dos usuários.

Todas essas indicações ajudam a aprimorar a qualidade do software da sua empresa. No entanto, é sua função, como desenvolvedor, propor melhorias constantes e avaliar quais demandas dos clientes ainda precisam ser atendidas. Desse modo, você observa as tendências e consegue assegurar uma maior satisfação dos usuários.

Ficou interessado nas dicas que passamos? Conheça outras sugestões relevantes para seu negócio assinando a nossa newsletter!

Ricardo Acras

Ricardo Acras

20+ anos de experiência como desenvolvedor. Fundador e atual CEO do Focus NFe.

Inscreva-se em nossa newsletter​

Receba nossos conteúdos exclusivos em primeira mão.

Explore outros conteúdos:

Nota Fiscal Complementar: o que é e como fazer essa NF-e?
Nota Fiscal
João Vallim

Nota fiscal complementar: o que é e em quais casos usar

A Nota Fiscal Complementar é um documento utilizado para auxiliar a uma Nota Fiscal emitida que possui erros ou necessita de ajustes de informações.

No entanto, seja para corrigir valores, impostos ou produtos, a NF Complementar, por vezes, causa dúvidas quanto ao seu preenchimento e sua utilidade.

Acompanhe o artigo de hoje e saiba mais sobre como emitir esse documento, como utilizá-lo e outras informações relevantes para evitar confusões.

Leia mais »
CST
Nota Fiscal
Welker Zigante

CST: saiba o que é o Código de Situação Tributária e qual usar!

O termo CST (Código de Situação Tributária) gera muitas dúvidas sobre como aplicá-lo aos negócios. Devido à variedade de siglas, termos e códigos ligados à tributação empresarial, não é difícil que confusões aconteçam.

Por isso, entender o que é o CST e saber qual código usar em cada situação é fundamental para garantir uma gestão otimizada da emissão de notas e outros documentos fiscais.

Acompanhe o nosso artigo de hoje e esclareça suas dúvidas.
Boa leitura!

Leia mais »
nota-tecnica-2015-002
Nota Fiscal
Ludmila Ferreira

Nota Técnica 2015.002: Web Service de distribuição de DF-e

A Nota Técnica 2015.002, publicada em 11 de fevereiro de 2015, trata de alterações relacionadas ao âmbito do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) e da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e).

Na prática, foram alteradas regras e erros foram corrigidos no lançamento das diversas versões da Nota Técnica, como abordaremos a seguir.

Leia mais »