SaaS para B2B: tudo o que você precisa saber

You are currently viewing SaaS para B2B: tudo o que você precisa saber

O mercado de SaaS para B2B é muito amplo, já que muitos softwares são desenvolvidos para atender a demandas específicas de empresas e organizações.

Conhecer as particularidades do B2B faz muita diferença na hora de definir a estratégia de comunicação, prospecção e negociação com clientes.

Neste artigo, vamos dar um panorama sobre o mercado SaaS para B2B, trazendo dicas para potencializar suas vendas.

Acompanhe para saber mais!

SaaS para B2B: Definindo os conceitos

Antes de falar de vendas, vamos definir alguns detalhes básicos sobre SaaS para B2B.

O que é B2B

B2B é uma sigla da expressão do inglês “Business to Business”, que significa “negócios para negócios”. Ou seja, são empresas que têm outras empresas como seu consumidor.

Por dirigirem seus produtos e serviços para pessoas jurídicas, as empresas B2B precisam se atentar para as estruturas internas das organizações que pretendem atender.

A partir disso, é possível avaliar como é o processo decisório para a definição de um novo fornecedor. Com essas informações, é possível aprimorar a abordagem de vendas e o atendimento.

O que é SaaS

SaaS também é uma sigla que vem do inglês: “Software as a Service”, ou “software como um serviço”. A proposta do SaaS é o fornecimento de uma plataforma digital por meio de assinatura.

Ao invés de comprar a licença de uso, a empresa contrata o SaaS, que inclui o acesso ao software conjugado com um atendimento personalizado para garantir o bom uso do sistema.

Como comentamos no início, muitas empresas que comercializam SaaS são B2B, já que as organizações precisam de sistemas para organizar suas vendas, logística, estoques, recursos humanos e tantos outros aspectos.

SaaS para B2B: Dicas para melhorar as vendas

Para potencializar a atuação no mercado SaaS para B2B, nada melhor que conhecer mais sobre as particularidades do B2B.

Separamos aqui algumas dicas que podem esclarecer detalhes sobre esse mercado e elevar suas vendas a um novo nível.

Entenda o mercado como um todo

Antes de mais nada, é importante conhecer detalhes sobre o mercado B2B. Muitas pesquisas são feitas sobre isso e dados atualizados sobre isso podem ajudar muito na definição da estratégia.

Um estudo recente, por exemplo, mostrou que a participação de mercado (tão importante no mercado voltado ao cliente pessoa física), não é tão relevante para o B2B quanto o investimento em relacionamento com o consumidor.

Ou seja, valorizar o CRM pode ser mais relevante que tentar conquistar um volume maior de clientes, dependendo do caso. Em resumo: procure dados confiáveis sobre B2B e SaaS e use isso como subsídio para elaborar sua estratégia.

Entenda o seu mercado interno

Um segundo ponto é compreender o cliente. Da mesma forma que uma empresa B2C precisa conhecer a jornada de compra do consumidor pessoa física, uma empresa B2B precisa saber como as empresas decidem suas compras.

Nessa questão, vale a pena conhecer a estrutura das empresas-alvo, saber quem são os tomadores de decisão e quais os processos para liberar novas vendas.

Isso pode ser feito por meio de pesquisas, conversando com profissionais de vendas de empresas que se classifiquem como seu público-alvo.

Capriche na apresentação da proposta de valor

A proposta de valor é a forma como você apresenta o seu produto ou serviço, ressaltando os benefícios que promove ao consumidor.

Uma proposta equilibrada permite que o consumidor perceba uma boa relação custo-benefício.

Portanto, na hora de fazer a abordagem inicial e no atendimento contínuo, é preciso que os benefícios fiquem sempre claros ao cliente.

Treine o time de vendas

De nada adianta o nível estratégico da sua organização ter todas essas informações valiosas e o time de vendas ficar alheio a isso.

O vendedor precisa aprender a ter o jogo de cintura para defender a proposta de valor da empresa e ao mesmo tempo fazer o cliente se sentir valorizado. Muitas estratégias podem ser aplicadas a isso, sempre sendo personalizadas caso a caso, dependendo do mercado.

SaaS para B2B: Conclusão

Em resumo, para se destacar no mercado de SaaS para B2B, o primeiro passo é sempre buscar mais conhecimento sobre o assunto.

Se você chegou até aqui, saiba que está no caminho certo!

Confira mais artigos sobre SaaS e documentos fiscais no blog do Focus NFe.

Deixe um comentário