Marketing SaaS: confira as trends do momento

Ludmila Ferreira

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Que o marketing digital deu um grande salto nos últimos anos é perceptível, mas como o marketing SaaS pode ser otimizado em meio a essa rápida evolução?

A quantidade de produtos SaaS aumenta a cada dia e é preciso estar atento às estratégias ideais para se destacar. 

Alguns dados apontam que o SaaS continua abraçando a maior parte do mercado de serviços de nuvem pública. Até o final de 2022, os valores gastos com o usuário final chegaram a US $167,1 bilhões e a estimativa até o final de 2023 é de US $195,2 bilhões.

Assim, para manter-se em destaque e ser reconhecido em meio a tantos players, sua empresa precisa abordar mais do que o marketing de conteúdo inbound. 

É necessário ampliar as estratégias de marketing, trabalhando tanto com as formas mais tradicionais, como parcerias e afiliados, como também se aprofundar no estudo do comportamento do consumidor.

Vejamos algumas ações importantes para um bom marketing SaaS.

Encontre seu público alvo

O público alvo é um dos elementos principais para realizar campanhas de marketing com bons resultados. 

Por isso, antes de investir milhões em ações de marketing, saiba com clareza quem é o seu público alvo e em qual estágio do funil de vendas você vai focar. 

Assim você pode segmentar suas campanhas direcionando-as para cada tipo de público e conforme o seu objetivo.

Existem diversas formas de encontrar os usuários, vejamos alguns exemplos:

Palavras-chave e Google Ads

Um exemplo de estratégia que combina o uso de palavras-chave e Google Ads, é fazer alguns testes com topo e fundo de funil. Essa é uma forma de você descobrir com maior rapidez qual é o seu alcance.

O topo do funil geralmente deve ter palavras-chave que falem sobre o que é o seu produto, qual solução oferece e para quem é destinado. Já o fundo de funil é direcionado a quem já tem interesse na compra, portanto as palavras devem ser focadas no preço, na demonstração da solução e na marca. 

Segmentação de mercado e rede de display do Google 

Outra maneira um tanto simples é a execução de segmentos de mercado com o uso da rede de display do Google. Essa é uma opção barata de alcançar em especial o topo do funil, aqueles que estão descobrindo seu serviço ou produto. 

Aqui você pode também pode testar algumas iscas digitais que levam o usuário para algo mais direcionado, como um formulário por exemplo.

Apenas tenha certeza de inserir qualificadores que eliminem leads frios, ou seja, aqueles clientes que não tem potencial. 

Com o público estipulado, o próximo passo é entender como é o seu comportamento. Assim é possível criar a melhor estratégia para conquistar seu cliente.

Analise o comportamento do consumidor

Existem diversas ferramentas que permitem entender o comportamento do consumidor. Considerando a grande concorrência do mercado atual, conhecer com profundidade como o consumidor age é essencial para alcançá-lo com mais eficiência.

O Google Analytics por exemplo, é uma das ferramentas primordiais para que as empresas SaaS coletem informações demográficas dos consumidores. Mas apesar dos vários insights fornecidos por essa ferramenta, é preciso também uma análise além das interações da sessão.

Por exemplo, identifique a jornada mais comum do usuário observando várias sessões e acrescente dados usando ferramentas de análise visual como Hotjar e Auryc

Isso permite a combinação de análise quantitativa de dados e análise visual qualitativa, resultando em uma imagem mais completa do comportamento do seu público. 

Outro ponto interessante é verificar onde seu cliente passa mais tempo no digital.

Entenda quais mídias sociais ele frequenta, como ele interage, quais são suas intenções, gostos e tudo o que for necessário para absorver seu comportamento.  

Ao empregar essas estratégias, as empresas poderão realizar um Marketing SaaS com maior eficiência e retorno.

Como se destacar

Depois de entender como seu público se comporta e interage com o seu produto, é extremamente relevante se destacar. Isso porque atualmente está cada vez mais difícil convencer o consumidor em meio a tanta concorrência.

Para isso, é interessante criar uma boa experiência para o usuário. Nada adianta ter um ótimo produto que não encanta o cliente. 

Portanto, proporcione segurança de forma simples e prática. Leve ao usuário uma experiência personalizada que o faça se sentir confortável e com autonomia para usar sua solução sem dificuldades. 

Ao buscar a personalização também é possível fazer o uso de algumas ferramentas, como UpContent , Uberflip e PathFactory ou até mesmo o uso de chatbots inteligentes. 

Já se tratando de estratégias de marketing para empresas SaaS, algumas ações são indicadas. Vamos ver alguns exemplos a seguir.

Marketing de conteúdo 

Uma das alternativas mais simples é a produção de conteúdo para blog. 

Em especial, utilizando palavras-chave no desenvolvimento de artigos com conteúdo educativo. Uma vez que o SaaS e a computação em nuvem não são assuntos simples e podem ser difíceis de entender.

Essa opção também possibilita obter dados para monitoramento dos consumidores.

Produção de vídeos

Outra grande ferramenta são os vídeos, pois com eles é possível disponibilizar conteúdos direcionados para o seu consumidor, chamando-o a interagir com a marca e a compreender melhor seus produtos. 

Alguns exemplos de temas para vídeos são: conteúdo institucional, depoimentos dos seus clientes, funcionamento do seu produto, assuntos específicos do SaaS, entre outros.

Redes Sociais 

Atualmente é difícil manter-se ausente das redes sociais. As empresas que desejam ter maior conexão com seus consumidores precisam marcar presença nas principais redes onde seu usuário está. 

Apostar nas redes permite analisar seu público e avaliar quais consumidores têm maiores chances de se tornarem seus clientes. 

Chatbots

Os chatbots  já são uma realidade para maioria das empresas e para agilizar o marketing SaaS também é uma opção. 

Eles ajudam a promover e manter um relacionamento com os clientes de forma ágil e personalizada. Realizando auditorias periódicas, você garante o melhor atendimento possível aos seus clientes.

Também é uma forma de obter feedbacks tanto do atendimento como dos seus produtos e serviços. 

Mobile

Aqui se enquadram aplicativos, sites e tudo que necessita adaptação mobile. 

A adaptabilidade e praticidade do móvel tem se mostrado cada vez mais essencial, tanto para as tarefas comuns do dia a dia como para o trabalho remoto.

O número de usuários móveis de SaaS é grande, ainda mais se considerarmos que a quantidade de dispositivos móveis operando em todo o mundo é imensa e só tende a aumentar. 

Análise

A análise periódica de resultados de todas as ações realizadas com seu consumidor é de extrema importância. 

Afinal, a coleta desses dados mostra quais são as ferramentas mais eficazes e como você pode ser mais assertivo com seu público. 

Tendências para o Marketing SaaS

Para ter sucesso com um planejamento e estratégias de marketing, as empresas SaaS precisam estar prontas, equipadas e engajadas para atender os clientes onde quer que estejam. 

Dominando novas ferramentas na criação de conteúdo, mídias sociais e com análises constantes é possível estarem preparados para agir de acordo com as necessidades do seu mercado.

Confira mais conteúdos sobre tributação e documentos fiscais no blog da Focus NFe.

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Ludmila Ferreira

Assistente comercial e marketing na Focus NFe. Apaixonada por vôlei, música e livros.

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