4 dicas para escalar a sua empresa SaaS

You are currently viewing 4 dicas para escalar a sua empresa SaaS

A crise geral que se instalou no mundo com a pandemia do coronavírus mudou a rotina de muitas empresas. Mesmo nesse cenário caótico, ainda houve quem conseguiu escalar sua empresa SaaS.

O setor de Saas não só sobreviveu à crise como cresceu nesse período. Mais do que nunca, otimizar recursos se tornou essencial e isso é algo que as empresas de desenvolvimento de software sabem fazer bem.

Mas construir uma empresa focada em escalabilidade não é fácil. Acompanhe esse artigo para saber nossas dicas de ouro para escalar a sua empresa SaaS!

Escalar a sua empresa SaaS: Dicas essenciais

Como a maioria das empresas SaaS já trabalham com equipes reduzidas, adaptadas ao home office e tem seus modelos de negócio com foco online, a adaptação rápida conseguiu transpor a crise.

Mas ainda assim, para garantir o crescimento escalável dessas empresas, é preciso aplicar ações estratégicas voltadas à descentralização e ao fortalecimento do valor oferecido pelo produto.

Vamos às dicas.

1. Crie um sistema que permita delegar tarefas

O primeiro ponto é que, para uma empresa crescer, o seu gestor principal precisa aprender a descentralizar as atividades. Isso impacta em todos os setores da organização, desde o administrativo até o marketing.

Um modelo descentralizado contribui para que as ações sejam bem executadas e que o cliente se sinta próximo e bem atendido, em qualquer situação.

Para isso, é preciso simplificar ao máximo as tarefas, criando um fluxo de trabalho que permita a execução adequada das ações sem depender de pessoas específicas. Isso nos leva à próxima dica.

2. Planeje a escalabilidade desde o início

O ideal é que o planejamento da escalabilidade venha junto com o desenvolvimento do modelo de negócios. Cada detalhe deve ser pensado de modo que possa ser facilmente replicado.

Isso tem muito a ver com a forma como é feita a gestão do conhecimento na empresa. Tudo precisa ser documentado e estar disponível para as pessoas certas, na hora certa, do jeito mais simples possível.

3. Invista na sua equipe

Não dá para crescer sozinho: é preciso ter pessoas empenhadas nesse empreendimento, mantendo o mesmo foco.

Segundo Simon Sinek, a segurança no ambiente de trabalho é um elemento chave para garantir a dedicação e os esforços efetivos de uma equipe.

Portanto, quanto melhores forem as condições de trabalho que você oferece, maiores as chances de manter o time unido e com o mesmo objetivo.

Leia também: 10 dicas para empreendedores SaaS

4. Relacione-se com o cliente

Falar sobre atender bem o cliente é praticamente um clichê. Mas ainda assim, muitas empresas falham (e muito) nesse quesito.

Criar um relacionamento é algo muito mais forte do que simplesmente vender ou mandar e-mails ocasionais. Tem a ver com acompanhar a rota do cliente em relação à sua marca.

Ouvir o cliente (especialmente os mais insatisfeitos) é uma fonte inesgotável de ideias de melhorias para o seu produto e serviço. Mas, como falamos a pouco, só é possível ter um relacionamento mais próximo se as tarefas forem delegadas.

Escalar a sua empresa SaaS: Conclusão

Em resumo, nossas dicas são focadas em te ajudar a organizar a sua empresa para alcançar a escalabilidade.

Aprenda a distribuir responsabilidades, planeje todos os detalhes e invista em pessoas (equipe e clientes). Esses passos já são um bom começo para crescer!

Confira mais conteúdos sobre SaaS em nosso blog.

Deixe uma resposta