Métricas SaaS: Índice de Cancelamento (churn)

Métricas SaaS: Índice de Cancelamento (churn)

Em artigo anterior apresentamos uma rápida explicação sobre as principais métricas que devem ser observadas em uma empresa SaaS (leia no texto Métricas SaaS) e entre os fatores listados apresentamos o churn, que indica o índice de cancelamento do SaaS.

O que é Churn?

Churn ou índice de cancelamento, é a métrica que indica o número de clientes que cancelaram o serviço em um determinado período. Para apresentar esse resultado, basta somar a quantidade de clientes que cancelaram o serviço no período analisado e dividir pela base. Em uma base de 200 clientes e um cancelamento de 8 deles, a taxa é de 4%.

Podemos dizer que o churn é o primeiro entre os inimigos que devem ser combatidos em uma empresa SaaS, além de ser um dos principais indicadores de qualidade do serviço e do time de Sucesso do Cliente. Quanto maior o churn, mais problemas a empresa tem e pior está sendo o trabalho de relacionamento com o cliente.

No pior cenário possível o churn pode ultrapassar o percentual de novos clientes e isso é um claro sinal de risco de falência do negócio. Já no cenário ideal, a taxa percentual de churn está em queda vertiginosa ou é zero, mostrando que os clientes atuais estão satisfeitos com o serviço desempenhado pela empresa.

Churn em SaaS

Apesar do churn ideal ser zero, existem percentuais aceitáveis conforme o segmento de mercado que a empresa atua. No caso das empresas SaaS o sugerido fica entre 5-7%, desde que a taxa de aquisição seja maior que isso.

Contudo, mesmo entre empresas SaaS o churn costuma ser diferente, dependendo do modelo de negócios trabalhado. Em SaaS com foco em B2B os planos mais robustos (Enterprise) tendem a ter uma taxa de churn menor, já que as contratações costumam ser feitas de forma anual e por empresas não tão sensíveis ao preço.

Por outro lado, em SaaS que trabalham com pequenos negócios a taxa de churn é maior. Já que muitas vezes as assinaturas são canceladas por motivos financeiros do negócio ou por falência do cliente.

Sempre olhando para o percentual de churn é possível ver o tamanho do investimento em novos clientes dentro da estratégia de marketing do SaaS. Com um churn mais alto, o investimento em obtenção deve ser maior. Com um churn menor, pode-se trabalhar com um investimento menor no planejamento.

Motivos para o Cancelamento

Parte importante em torno do trabalho de churn é combater os motivos e acompanhar indicativos que levam os clientes a serem perdidos. Alguns das principais razões são:

  • Cliente sem caixa e possibilidade de arcar com a mensalidade;
  • Encerramento das atividades do cliente;
  • Desinteresse pelo serviço entregue pelo SaaS;
  • Perda de qualidade por parte do SaaS;
  • Expectativas do cliente não atendidas;
  • Migração para um concorrente de mercado.

Alguns motivos de cancelamento como o encerramento das atividades estão além do controle da empresa SaaS, por exemplo. Mas boa parte dos motivos podem ser combatidos, como manter a qualidade e atualização do serviço ou buscar condições para manter o cliente na empresa, com promoções ou atuação do Sucesso do Cliente diante de evidencias de um possível churn.

Identificando Possíveis Churn

A atuação da equipe de Sucesso do Cliente é muito importante para combater o abandono e a taxa de churn. Mas é necessário que haja observação do comportamento do cliente, a fim de detectar o comportamento de churn.

Contas com muito tempo de ociosidade no acesso ao sistema do SaaS são um dos principais fatores, afinal o cliente que passa muito tempo sem usar o sistema pode estar abandonando o serviço. Este é um alerta importante para que o Sucesso do Cliente entre em contato para entender a ociosidade.

Outro fator de identificação são os clientes que param de ler as newsletters da empresa SaaS. Esse tipo de comunicação é importante para manter o engajamento e a desatenção é sinal de falta de interesse. E claro, medidas preventivas envolvendo uma conversa com o SaaS periodicamente podem fazer maravilhas com o cliente.

Quando o Churn Acontece

Mesmo que o serviço do SaaS seja perfeito o churn pode acontecer, não tem jeito! Por mais que o SaaS ofereça opções e condições o cliente pode não aceitar e decidir pelo cancelamento, mesmo assim. Neste caso o essencial é deixar o cliente sair, mas colher o máximo de feedbacks. Feedbacks são um rico material para evolução do negócio e queda do churn.

E claro, mesmo com o cliente que está saindo não descuide do serviço e mantenha a qualidade. Mesmo cancelando o serviço o cliente pode continuar sendo um embaixador e defensor da marca, até indicando para outras empresas.

Ter clientes saindo deve ser encarado como um acontecimento possível e não uma tragédia. Mas é importante manter os olhos sobre o churn rate e a saúde financeira do negócio sempre positiva.

Utilize uma API para emissão de documentos fiscais eletrônicos

Nota Fiscal eletrônica é assunto sério e pode dar muito trabalho para seu time de desenvolvimento. Mas você não precisa se preocupar e nem ter um custo alto para terceirizar a emissão destes documentos. A Focus NFe é uma plataforma especializada em documentos fiscais. Atua no mercado desde o surgimento desta tecnologia. Empresas de todos os portes já emitiram mais de 11 milhões de documentos fiscais.

Veja abaixo a lista de todas as APIs disponíveis na Focus NFe

  • NFe: Emita Nota Fiscal Eletrônica
  • NFSe: Nota de serviço com um formato único e simplificado
  • NFCe: Nota ao consumidor
  • CFe SAT: Em SP? Sem problemas, temos integração com SAT também.
  • CTe: Conhecimento de transporte eletrônico (inclusive CTe OS)
  • MDe: Receba por webhooks todas as notas emitidas para o seu CNPJ

Além de APIs acessórias úteis para o seu software.

  • CEP: Busca de CEPs sempre atualizada com a base de dados dos Correios
  • CFOP: Consulte todos os códigos fiscais de operação
  • NCM: Mantenha o cadastro de produtos de seu cliente sempre correto com o código NCM padronizado