Mercado Atual: SaaS ou Sob Medida?

Mercado Atual: SaaS ou Sob Medida?

Entender o mercado de software nunca foi tão complexo como hoje, afinal as grandes transformações e os recursos que disponibilizamos são incontáveis, mas o entendimento do público geral fica mais difícil. Os conceitos de SaaS e Sistemas Customizados, ou feitos sob medida, por exemplo, estão cada vez mais presentes quando falamos do mercado atual, mas pessoas fora do círculo muitas vezes têm dificuldade para  entender tais conceitos. 

De um modo resumido a diferença entre os termos, é simples: Um é disponibilizado como serviço e na maioria das vezes fica na nuvem , o outro é um produto feito sob encomenda, geralmente instalado nos servidores próprios da empresa, que também pode ficar na nuvem.

Complicado? Sem problemas!

Vamos explicar em detalhes os dois conceitos neste artigo, continue a leitura.

O que é SaaS?

É uma sigla para Software as a Service, ou em português: software como um serviço. Também é conhecido como software para web, sob demanda ou hospedado.

O software como serviço quer dizer que o cliente não compra a licença do produto. E, sim o direito de usufruir do serviço oferecido. Assim, todo o trabalho referente ao software permanece com o fornecedor. 

Podemos dizer também que um produto no formato de SaaS é uma maneira de distribuir um conteúdo ou solução tecnológica de forma segura e mais acessível.

Atualmente modelos de SaaS tem se tornado cada vez mais forte no mercado, como: Salesforce, Square e até mesmo Google e Microsoft possuem sistemas comercializados como serviço. Nós mesmos aqui na Focus NFe somos uma empresa que oferece sistemas no modelo SaaS

O que é um Sistema Customizado (feito sob demanda) On Premise?

Outra modalidade muito difundida no setor de Software é  sistema customizado ou sob medida. Ao contrário do SaaS, nessa modalidade o cliente adquire para si a licença para o uso do software. 

Ou seja, o software é entregue como um produto, algo “físico” e toda e qualquer responsabilidade pela estrutura computacional caberá ao cliente.

Quais as principais diferenças?

 

SaaS

On Premise Tailor Made

ESTRUTURA

Possui uma administração externa transparente. Possibilita o aumento de recursos de memória, processamento e licenças quando necessário.

Possui implantação de infraestrutura local, sob responsabilidade da organização, no caso cliente. A implantação e evolução da infra e compra de licenças de sistema operacional, banco de dados etc., é responsabilidade do cliente.

HARDWARE

Externo, com  administração de uma empresa especializada (nuvem).

Adquirido e administrado pela empresa cliente. Ou pago em separado para para a empresa desenvolvedora manter.

SEGURANÇA

A empresa contratada possui o controle, por isso o cliente depende da empresa contratada para acessar o serviço. Normalmente as empresas especializadas em SaaS realizam fortes investimentos em segurança, auditoria contínua e controle de acessos aos serviços.

O domínio do servidor é do cliente. Estando em um fácil alcance,porém, demanda um certo investimento do cliente para a questão de segurança além do software em si.

CUSTOMIZAÇÃO

Normalmente não permite customização do sistema, ou torna a customização mais difícil de implementar. Por outro lado naturalmente aceita um número maior de parametrizações.

Dependendo da licença do software e dos direitos de propriedade, o software local permite que as empresas customizem determinados elementos dentro do software para adaptá-lo às necessidades e requisitos de negócios.

CUSTO

Geralmente possui um custo fixo mensal, que inclui suporte técnico, custos de instalação e manutenção, atualização periódica do software, segurança de dados e toda a infraestrutura necessária para manter o sistema funcionando.

Possui custo inicial para adquirir a licença do software. Necessário também manter o custo da estrutura de hardware e software, de profissionais especialistas pela manutenção e segurança do software.

Modelos de SaaS tem muitas vantagens comparando com sistemas sob medida. Além de ser fortemente recomendado para pequenos e médios negócios que não possuem orçamento necessário para investir em infraestrutura de TI, equipe de manutenção e suporte, já que permite que os times possam crescer junto com a empresa, sem aumentar a preocupação sobre o gerenciamento da estrutura computacional. 

O Focus NF-e se estabelece como SaaS e pode te ajudar a emitir notas fiscais, de serviço, produto ou ao consumidor, além de CTe e MDe. Conheça todas as vertentes do nosso serviço.

Entre em contato conosco aqui. E, acompanhe também nossas atualizações através das nossas redes sociais:

Perfil no LinkedIn, Instagram e Twitter;
Página do Facebook;

Utilize uma API para emissão de documentos fiscais eletrônicos

Nota Fiscal eletrônica é assunto sério e pode dar muito trabalho para seu time de desenvolvimento. Mas você não precisa se preocupar e nem ter um custo alto para terceirizar a emissão destes documentos. A Focus NFe é uma plataforma especializada em documentos fiscais. Atua no mercado desde o surgimento desta tecnologia. Empresas de todos os portes já emitiram mais de 11 milhões de documentos fiscais.

Veja abaixo a lista de todas as APIs disponíveis na Focus NFe

  • NFe: Emita Nota Fiscal Eletrônica
  • NFSe: Nota de serviço com um formato único e simplificado
  • NFCe: Nota ao consumidor
  • CFe SAT: Em SP? Sem problemas, temos integração com SAT também.
  • CTe: Conhecimento de transporte eletrônico (inclusive CTe OS)
  • MDe: Receba por webhooks todas as notas emitidas para o seu CNPJ

Além de APIs acessórias úteis para o seu software.

  • CEP: Busca de CEPs sempre atualizada com a base de dados dos Correios
  • CFOP: Consulte todos os códigos fiscais de operação
  • NCM: Mantenha o cadastro de produtos de seu cliente sempre correto com o código NCM padronizado