Inbound Sales aplicado a SaaS

Inbound Sales aplicado a SaaS

Antes de falar como funcionam as vendas SaaS, é importante entender, no geral, o cenário em que estamos atualmente. No Brasil, mesmo enfrentando anos de crises diversas, o setor de tecnologia vem crescendo cada vez mais. No primeiro semestre de 2019, segundo estudo IDC Semiannual Services Tracker 2019H1 da IDC Brasil, o mercado nacional de TI (tecnologia da informação) cresceu 6,1% em relação ao mesmo período do ano anterior. E isso, em partes, se deve às empresas de SaaS (Software as a Service) e seu crescimento nos últimos anos. 

O que é o SaaS?

SaaS é o termo utilizado para a oferta de aplicações como serviço (ou Software as a Service, na sigla em inglês). Esse segmento ganhou popularidade nos últimos anos com a computação em nuvem. Nele, empresas e usuários domésticos fazem a assinatura de ferramentas por meio da rede. O seu valor pode ser modificado conforme o tempo de adesão, o número de recursos contratados ou o de utilizadores ativos.

Esse modelo de licenciamento é considerado competitivo pelo baixo custo, já que o negócio deixa de pagar pela licença com o preço cheio. Além disso, enquanto a assinatura for mantida, o cliente terá acesso garantido a todas as atualizações de software de correções de segurança, o que torna a aplicação mais inovadora e confiável, além de agregar valor ao produto.

(https://focusnfe.com.br/2018/10/qual-e-o-panorama-atual-de-saas-no-brasil-entenda-aqui/)

Como funcionam as vendas SaaS?

Vendas SaaS é o processo de venda do software web para os clientes. A forma como a venda acontece, em geral, é diferente de cliente para cliente, pois muitas vezes um mesmo sistema pode atender diversos tipos de usuários, e entender como isso funciona e se preparar para cada tipo de venda é um dos pontos chave para um vendedor de SaaS.

Inicialmente, o setor de marketing da empresa deve alimentar os leads até que estejam prontos para a venda. Esse engajamento pode ser feito através de posts em redes sociais, conteúdos relevantes no blog, elaboração de anúncios pagos, etc. Todo esse processo é chamado de Inbound Marketing, que possibilita a conexão com o público através de ferramentas web, diferindo bastante do modelo tradicional de publicidade.

Após a equipe de marketing qualificar os clientes, é hora do pessoal de vendas entrar em ação e realizar o acompanhamento daquele lead. Um ponto importante que devemos observar é que, nem sempre um lead qualificado para venda está pronto para comprar. Entendida a etapa em que o cliente está, o vendedor SaaS deve ser claro e direto na hora de mostrar as vantagens do software. Como mencionado anteriormente, é importante adaptar a apresentação do sistema para cada tipo de cliente. Isso pode ser a diferença entre conquistar um cliente ou afastá-lo. Outro ponto chave é o representante da empresa entender completamente como o software funciona e estar preparado para surpresas. Quanto maior a confiança, maior as chances de sucesso.

Em resumo, as vendas SaaS podem, inicialmente, se mostrar um tanto complexas de início, até porquê o ciclo de vendas pode ser maior, variando de acordo com o tipo de software que é ofertado, o valor cobrado para uso daquele sistema, ou outras variáveis que podem aparecer de acordo com o público em questão. Mas, no geral, seguindo a receita de vendas SaaS, evoluindo etapa a etapa e entendendo a fundo seu cliente, as chances de sucesso são grandes e promissoras.

Fontes:

https://blog.hubspot.com/sales/saas-sales-ultimate-guide?utm_campaign=Sales%20Blog%20-%20Manual%20Emails&utm_source=hs_email&utm_medium=email&utm_content=59288564

Utilize uma API para emissão de documentos fiscais eletrônicos

Nota Fiscal eletrônica é assunto sério e pode dar muito trabalho para seu time de desenvolvimento. Mas você não precisa se preocupar e nem ter um custo alto para terceirizar a emissão destes documentos. A Focus NFe é uma plataforma especializada em documentos fiscais. Atua no mercado desde o surgimento desta tecnologia. Empresas de todos os portes já emitiram mais de 11 milhões de documentos fiscais.

Veja abaixo a lista de todas as APIs disponíveis na Focus NFe

  • NFe: Emita Nota Fiscal Eletrônica
  • NFSe: Nota de serviço com um formato único e simplificado
  • NFCe: Nota ao consumidor
  • CFe SAT: Em SP? Sem problemas, temos integração com SAT também.
  • CTe: Conhecimento de transporte eletrônico (inclusive CTe OS)
  • MDe: Receba por webhooks todas as notas emitidas para o seu CNPJ

Além de APIs acessórias úteis para o seu software.

  • CEP: Busca de CEPs sempre atualizada com a base de dados dos Correios
  • CFOP: Consulte todos os códigos fiscais de operação
  • NCM: Mantenha o cadastro de produtos de seu cliente sempre correto com o código NCM padronizado