4 fatores que podem retardar o ciclo de venda SaaS

4 fatores que podem retardar o ciclo de venda SaaS

Em nosso post anterior, sobre o ciclo de vendas SaaS, nós listamos alguns fatores que geralmente definem se esse ciclo será curto, gerando mais resultados a curto prazo, ou longo, gerando poucos clientes mas investimentos maiores. Nesse post, vamos listar 4 fatores que podem retardar o ciclo de vendas de sua empresa e como evitá-los.

Novos Mercados

Se sua empresa está iniciando o ciclo de vendas em um novo mercado, é crucial educá-lo antes de iniciar as vendas, e isso sem dúvida nenhuma é um processo necessário, mas que vai aumentar consideravelmente seu ciclo de vendas. Quando falamos de novos mercados, é preciso educar os potenciais clientes e mostrar valor no produto. Toda essa comunicação que antecede o processo de venda, apesar de necessária, pode ser demorada, então é necessário ter paciência com seu novo público.

Negócios Corporativos

Vender para empresas grandes é um trabalho longo, que demanda muito esforço e disposição. Isso ocorre pois várias pessoas de vários níveis da empresa podem se envolver na negociação, além de toda burocracia técnica e legal. Por isso, é sempre bom estar preparado e ter o conhecimento necessário para conseguir ajudar essas corporações. O resultado final geralmente é muito satisfatório.

Software Complexo

Quanto maior a complexidade do software e maior a personalização oferecida ao cliente, maior vai ser o ciclo de vendas. É sempre importante deixar bem claro ao comprador o que o sistema oferece e o que é possível ser implementado, dessa forma as chances de surpresas durante o processo de vendas são menores.

Avaliações Gratuitas

As avaliações gratuitas são um ótimo chamariz para atrair novos clientes, porém é necessário estar atento que, apesar de ser benéfico para a venda, isso pode prolongar bastante o ciclo de vendas da empresa. Empresas que, por exemplo, disponibilizam 30 dias de testes para seus clientes, possuem um ciclo de vendas maior que empresas que disponibilizam 7 dias de avaliação gratuita.

O ciclo de vendas de uma empresa SaaS sempre vai levar em conta diversos fatores, e o tempo em que a venda ocorre sempre vai ser relativo. É muito importante ter ciência que, nem sempre um ciclo de vendas alto é uma coisa ruim, pois tudo depende do que você está vendendo e para quem você está vendendo. Porém sempre é possível melhorar os resultados e processos.

https://blog.hubspot.com/sales/saas-sales-ultimate-guide

Utilize uma API para emissão de documentos fiscais eletrônicos

Nota Fiscal eletrônica é assunto sério e pode dar muito trabalho para seu time de desenvolvimento. Mas você não precisa se preocupar e nem ter um custo alto para terceirizar a emissão destes documentos. A Focus NFe é uma plataforma especializada em documentos fiscais. Atua no mercado desde o surgimento desta tecnologia. Empresas de todos os portes já emitiram mais de 11 milhões de documentos fiscais.

Veja abaixo a lista de todas as APIs disponíveis na Focus NFe

  • NFe: Emita Nota Fiscal Eletrônica
  • NFSe: Nota de serviço com um formato único e simplificado
  • NFCe: Nota ao consumidor
  • CFe SAT: Em SP? Sem problemas, temos integração com SAT também.
  • CTe: Conhecimento de transporte eletrônico (inclusive CTe OS)
  • MDe: Receba por webhooks todas as notas emitidas para o seu CNPJ

Além de APIs acessórias úteis para o seu software.

  • CEP: Busca de CEPs sempre atualizada com a base de dados dos Correios
  • CFOP: Consulte todos os códigos fiscais de operação
  • NCM: Mantenha o cadastro de produtos de seu cliente sempre correto com o código NCM padronizado