4 fatores que podem retardar o ciclo de venda SaaS

Welker Zigante

Conteúdo

Em nosso post anterior, sobre o ciclo de vendas SaaS, nós listamos alguns fatores que geralmente definem se esse ciclo será curto, gerando mais resultados a curto prazo, ou longo, gerando poucos clientes mas investimentos maiores. Nesse post, vamos listar 4 fatores que podem retardar o ciclo de vendas de sua empresa e como evitá-los.

Novos Mercados

Se sua empresa está iniciando o ciclo de vendas em um novo mercado, é crucial educá-lo antes de iniciar as vendas, e isso sem dúvida nenhuma é um processo necessário, mas que vai aumentar consideravelmente seu ciclo de vendas. Quando falamos de novos mercados, é preciso educar os potenciais clientes e mostrar valor no produto. Toda essa comunicação que antecede o processo de venda, apesar de necessária, pode ser demorada, então é necessário ter paciência com seu novo público.

Negócios Corporativos

Vender para empresas grandes é um trabalho longo, que demanda muito esforço e disposição. Isso ocorre pois várias pessoas de vários níveis da empresa podem se envolver na negociação, além de toda burocracia técnica e legal. Por isso, é sempre bom estar preparado e ter o conhecimento necessário para conseguir ajudar essas corporações. O resultado final geralmente é muito satisfatório.

Software Complexo

Quanto maior a complexidade do software e maior a personalização oferecida ao cliente, maior vai ser o ciclo de vendas. É sempre importante deixar bem claro ao comprador o que o sistema oferece e o que é possível ser implementado, dessa forma as chances de surpresas durante o processo de vendas são menores.

Avaliações Gratuitas

As avaliações gratuitas são um ótimo chamariz para atrair novos clientes, porém é necessário estar atento que, apesar de ser benéfico para a venda, isso pode prolongar bastante o ciclo de vendas da empresa. Empresas que, por exemplo, disponibilizam 30 dias de testes para seus clientes, possuem um ciclo de vendas maior que empresas que disponibilizam 7 dias de avaliação gratuita.

O ciclo de vendas de uma empresa SaaS sempre vai levar em conta diversos fatores, e o tempo em que a venda ocorre sempre vai ser relativo. É muito importante ter ciência que, nem sempre um ciclo de vendas alto é uma coisa ruim, pois tudo depende do que você está vendendo e para quem você está vendendo. Porém sempre é possível melhorar os resultados e processos.

https://blog.hubspot.com/sales/saas-sales-ultimate-guide

Picture of Welker Zigante

Welker Zigante

Welker é Consultor de Vendas no Focus NFe e Web Designer nas horas vagas.

Inscreva-se em nossa newsletter​

Receba nossos conteúdos exclusivos em primeira mão.

Explore outros conteúdos:

O que é GNRE? Saiba quem precisa emitir e como gerar!
Nota Fiscal
Douglas Pinheiro

GNR-e: o que é, quem precisa emitir e como gerar

Durante operações de transporte interestaduais, determinados documentos são necessários, e a GNRE é um deles.
Assim como outros documentos, a exemplo do Conhecimento de Transporte Eletrônico (CTe), a Guia Nacional de Recolhimento de Tributos Estaduais (GNRE) deve estar presente junto à mercadoria durante o processo de carga, pois a ausência dela pode gerar complicações para a empresa transportadora.
Quer saber mais? Confira o artigo de hoje! Nele, falamos o que é a GNRE, qual a sua importância, como gerá-la e outras informações relevantes.

Leia mais »
calculadora sob uma mesa com papéis com anotações.
Nota Fiscal
Welker Zigante

O que é DIFAL do ICMS? Entenda como funciona e quem paga!

O termo Diferencial de Alíquota (DIFAL) se refere ao recolhimento do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e busca promover equidade tributária entre os estados brasileiros.

Empreendedores como proprietários de e-commerces que realizam compras fora do estado e vendem para consumidores finais, precisam considerar as variações nas alíquotas do ICMS entre os estados.

Logo, dada a complexidade dessa legislação, compreender o que é e como funciona o DIFAL pode ser desafiador, especialmente devido às diferentes alíquotas e leis em cada um dos 26 estados e no Distrito Federal relacionadas ao ICMS e aos produtos e serviços tributados.

Acompanhe o nosso post de hoje e compreenda melhor esse processo.

Leia mais »