Por que o SaaS sobreviveu durante a crise?

Por que o SaaS sobreviveu durante a crise?

As empresas que atuam com Software as a Service (SaaS), ao contrário de muitas empresas brasileiras, chamam a atenção pela manutenção das operações diante da crise que atingiu o país e o mundo. Entenda o porquê!

Abrir ou manter um negócio funcionando normalmente é bastante complexo. No ano de 2020 o desafio foi ainda maior para os empreendedores. Hoje, após mais de seis meses do início da pandemia do Coronavírus, que causou a crise, já conseguimos ver com clareza as consequências das adaptações, restrições e mudanças que fizeram com que algumas empresas tivessem que fechar suas portas. 

Empresas de diferentes nichos precisaram adotar novas medidas de segurança, restringir o horário de funcionamento, encontrar novas maneiras de se comunicar e atender aos clientes, investir em sistemas delivery e também novas maneiras de trabalhar, exemplo o home office.Essas mudanças foram decisivas para algumas, decretando até o fim do funcionamento. Para outras, foi uma abertura de oportunidades, que permitiram destaque em todo mercado, como é o caso das empresas SaaS. Mas qual a razão para esse tipo de empresa estar se destacando durante a crise? Separamos alguns motivos:

  • Equipes reduzidas:
    Uma das alternativas de sobrevivência de empresas foi a redução no número de funcionários, seja por suspensões temporárias ou demissões. No caso das que atuam com o software como um serviço esse cenário não foi tão comum, já que as equipes geralmente já são mais enxutas e multidisciplinares.
  • Home office:
    A flexibilidade de equipes de tecnologia também foi um facilitador para esse momento. Muitos dos profissionais atuam como PJ (pessoa jurídica) e já tem a facilidade de trabalhar em casa e ter o senso de responsabilidade nas entregas – uma das maiores adaptações dessa pandemia. 
  • Modelo de negócio online:
    As adaptações para o universo online foram um dos principais desafios para as empresas. Para o SaaS, esse foi mais um passo à frente. Isso porque o modelo de negócios já ocorria dessa maneira, sem precisar de grandes adaptações, menores custos, manutenção das atividades e as próprias mudanças culturais – como aconteceu em cadeia de suprimentos, por exemplo.
  • Agilidade e adaptação: 

O desenvolvimento de software ensina aos profissionais uma grande lição que é a rápida adaptação para resolução de problemas ou otimizações na plataforma. Essa cultura embutida nas empresas SaaS também foi um facilitador para enfrentar o período de crise, uma vez que a busca por alternativas em meio às situações emergenciais é algo recorrente no meio.

  • Relacionamento com os clientes:
    A comunicação com os clientes do software já acontece através das diferentes plataformas online. Além disso, muitas empresas já investem em fluxos de relacionamento com e-mails, envios de e-mail marketing com novidades ou explicações e até o desenvolvimento de páginas específicas para dúvidas ou esclarecimentos. Por isso, o contato e possíveis explicações sobre mudanças na operação também ficaram mais simples que em outras empresas. 

Ainda que a crise tenha afetado diretamente muitas empresas, especialmente pelo fato da diminuição de consumo e a incerteza, algumas características facilitaram e continuam facilitando a existência dos negócios. De forma geral, a facilidade de adaptação e a utilização de plataformas online foram grandes diferenciais que as empresas SaaS e outras que se destacaram no mercado têm em comum. 

E na sua empresa, qual a principal tática para driblar as dificuldades e continuar mantendo uma operação de sucesso? Deixe seu comentário nos contando! 

Utilize uma API para emissão de documentos fiscais eletrônicos

Nota Fiscal eletrônica é assunto sério e pode dar muito trabalho para seu time de desenvolvimento. Mas você não precisa se preocupar e nem ter um custo alto para terceirizar a emissão destes documentos. A Focus NFe é uma plataforma especializada em documentos fiscais. Atua no mercado desde o surgimento desta tecnologia. Empresas de todos os portes já emitiram mais de 11 milhões de documentos fiscais.

Veja abaixo a lista de todas as APIs disponíveis na Focus NFe

  • NFe: Emita Nota Fiscal Eletrônica
  • NFSe: Nota de serviço com um formato único e simplificado
  • NFCe: Nota ao consumidor
  • CFe SAT: Em SP? Sem problemas, temos integração com SAT também.
  • CTe: Conhecimento de transporte eletrônico (inclusive CTe OS)
  • MDe: Receba por webhooks todas as notas emitidas para o seu CNPJ

Além de APIs acessórias úteis para o seu software.

  • CEP: Busca de CEPs sempre atualizada com a base de dados dos Correios
  • CFOP: Consulte todos os códigos fiscais de operação
  • NCM: Mantenha o cadastro de produtos de seu cliente sempre correto com o código NCM padronizado