Em nosso post anterior, sobre o ciclo de vendas SaaS, nós listamos alguns fatores que geralmente definem se esse ciclo será curto, gerando mais resultados a curto prazo, ou longo, gerando poucos clientes mas investimentos maiores. Nesse post, vamos listar 4 fatores que podem retardar o ciclo de vendas de sua empresa e como evitá-los.
Novos Mercados
Se sua empresa está iniciando o ciclo de vendas em um novo mercado, é crucial educá-lo antes de iniciar as vendas, e isso sem dúvida nenhuma é um processo necessário, mas que vai aumentar consideravelmente seu ciclo de vendas. Quando falamos de novos mercados, é preciso educar os potenciais clientes e mostrar valor no produto. Toda essa comunicação que antecede o processo de venda, apesar de necessária, pode ser demorada, então é necessário ter paciência com seu novo público.
Negócios Corporativos
Vender para empresas grandes é um trabalho longo, que demanda muito esforço e disposição. Isso ocorre pois várias pessoas de vários níveis da empresa podem se envolver na negociação, além de toda burocracia técnica e legal. Por isso, é sempre bom estar preparado e ter o conhecimento necessário para conseguir ajudar essas corporações. O resultado final geralmente é muito satisfatório.
Software Complexo
Quanto maior a complexidade do software e maior a personalização oferecida ao cliente, maior vai ser o ciclo de vendas. É sempre importante deixar bem claro ao comprador o que o sistema oferece e o que é possível ser implementado, dessa forma as chances de surpresas durante o processo de vendas são menores.
Avaliações Gratuitas
As avaliações gratuitas são um ótimo chamariz para atrair novos clientes, porém é necessário estar atento que, apesar de ser benéfico para a venda, isso pode prolongar bastante o ciclo de vendas da empresa. Empresas que, por exemplo, disponibilizam 30 dias de testes para seus clientes, possuem um ciclo de vendas maior que empresas que disponibilizam 7 dias de avaliação gratuita.
O ciclo de vendas de uma empresa SaaS sempre vai levar em conta diversos fatores, e o tempo em que a venda ocorre sempre vai ser relativo. É muito importante ter ciência que, nem sempre um ciclo de vendas alto é uma coisa ruim, pois tudo depende do que você está vendendo e para quem você está vendendo. Porém sempre é possível melhorar os resultados e processos.