Como melhorar ou ser o melhor em alguma coisa é sempre relativo. Existem atividades em que somos naturalmente bons e outras que podemos procurar ser melhores. Mas entre tudo isso, podemos dizer que sempre podemos procurar ser os melhores em qualquer coisa. Neste artigo, vamos mostrar 5 dicas que podem melhorar suas vendas SaaS e tornar você um vendedor melhor.
Venda para os clientes já existentes
O ato de vender é por si só complicado. O vendedor deve entrar em contato com o cliente, entender suas dores, e tentar mostrar o valor desejado do produto ao comprador. Depois de criar esse vínculo e fechar uma venda, como abordá-lo novamente e persuadi-lo a fazer um upgrade do plano ou contratar um outro produto? Lembre-se, que diferente do primeiro contato, agora ele é um cliente da empresa, e já tem opiniões formadas sobre o produto e sua qualidade.
Nesse caso, um dos melhores meios de fazer essa venda acontecer é estudar seu cliente e ver se ele realmente necessita do novo produto que está vendendo ou do upgrade que você está oferecendo. Utilize da tecnologia de sua empresa para fazer esse acompanhamento e evite oferecer algo que seu cliente não necessita.
Seja persistente
Você sabia que apenas 23,9% dos e-mails de vendas são abertos e que a taxa de retorno de chamadas geralmente ficam abaixo de 1%? Esses dados por si só explica o motivo de ser persistentes, ainda mais quando se é uma empresa SaaS. Persistência gera consistência, e isso é um ponto chave quando você sabe que pode ajudar um cliente e gerar valor para a empresa dele.
Use e abuse da tecnologia
Inside Sales ou Vendas Internas. Se você não sabe o que é isso, pode estar perdendo espaço no mercado.
Inside Sales é o ato de triar, nutrir e transformar leads em possíveis clientes remotamente. Em tempos de pandemia como estamos vivendo, esse pode ser o diferencial entre manter/aumentar suas vendas ou ver tudo indo por água abaixo.
Se engana quem acha que vendas internas é uma forma robótica e fria de vender. Essa é uma forma de venda que está se consolidando, e somando isso ao exponencial avanço das redes sociais e do inbound marketing, esse modelo de negociação mostra que veio para ficar.
O Marketing influencia nas Vendas
Criar e cultivar o relacionamento com um cliente é um processo relativamente difícil, mas necessário para vendas SaaS, e empresas modernas sabem disso e também sabem da importância do marketing, que além de criar esse vínculo, ajudam os vendedores a alcançar sucesso trazendo leads com o perfil desejado, aumentado muito as chances de uma venda bem-sucedida. Ter essa ciência, de que uma área complementa a outra, e que o processo de um interfere diretamente o processo do outro, é fundamental para que o processo de venda seja mais fluido e assertivo.
Uma equipe de vendas que cresce faz a empresa crescer
Empresas de SaaS que investem em sua equipe de vendas, tem a tendência de ter um maior crescimento a curto prazo. Excelentes representantes de vendas entendem a importância do trabalho em equipe e a diferença que esse tipo de atitude tem em relação ao crescimento de todos.
Existem vendedores que rejeitam a idéia de ter uma equipe de vendas maior, por entender que essas pessoas adicionais são seus competidores. Porém, um vendedor qualificado abraça a idéia de uma equipe maior e entende que juntos podem atingir os objetivos mais rapidamente e aumentar o valor geral da empresa.
https://www.intercom.com/blog/the-5-insights-understood-by-all-great-saas-sales-reps/