Este artigo irá orientar sobre o motivo e como realizar a correção desta mensagem gerada pela Sefaz.
Quando geramos uma nota e realizamos o envio dela, nem sempre ela é autorizada de imediato pela Sefaz, sendo necessário realizar alguns ajustes. Veremos a seguir, o motivo e como contornar esta mensagem.
O retorno “539 Duplicidade de NF-e, com diferença na Chave de Acesso” nada mais é do que a Sefaz avisando que já houve a emissão de NF, seja ela convencional, de serviço ou cupom, com este número e série para este CNPJ. Ou seja, o sistema está enviando uma nota com um número que já existe na Sefaz.
Isto normalmente ocorre porque já houve a utilização de outro sistema pelo estabelecimento, sendo necessário que seja informado a nós o último número de nota emitido para que possamos ajustar em nossos servidores.
Caso o envio do número da nota seja realizado direto pelo seu sistema, orientamos que verifique se não está repetido.
Importante: Há diferença nos números de notas emitidas em homologação e produção, assim como no modelo do documento: NFSe, NFCe e NFe.