539 Duplicidade de NF-e, com diferença na Chave de Acesso

Luciano Romaniecki

Conteúdo

Este artigo irá orientar sobre o motivo e como realizar a correção desta mensagem gerada pela Sefaz.

Quando geramos uma nota e realizamos o envio dela, nem sempre ela é autorizada de imediato pela Sefaz, sendo necessário realizar alguns ajustes. Veremos a seguir, o motivo e como contornar esta mensagem.

O retorno “539 Duplicidade de NF-e, com diferença na Chave de Acesso” nada mais é do que a Sefaz avisando que já houve a emissão de NF, seja ela convencional, de serviço ou cupom, com este número e série para este CNPJ. Ou seja, o sistema está enviando uma nota com um número que já existe na Sefaz.

Isto normalmente ocorre porque já houve a utilização de outro sistema pelo estabelecimento, sendo necessário que seja informado a nós o último número de nota emitido para que possamos ajustar em nossos servidores.

Caso o envio do número da nota seja realizado direto pelo seu sistema, orientamos que verifique se não está repetido.

Importante: Há diferença nos números de notas emitidas em homologação e produção, assim como no modelo do documento: NFSe, NFCe e NFe.

Picture of Luciano Romaniecki

Luciano Romaniecki

Coordenador de suporte no Focus NFe

Inscreva-se em nossa newsletter​

Receba nossos conteúdos exclusivos em primeira mão.

Explore outros conteúdos:

CTe e MDFe
CTe
Hélio Marques

NT 2024.001 CT-e: como funciona e quais são as novas regras?

A Nota Técnica 2024.001 é o documento que visa adequar as regras de validação do Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e), com o objetivo de evoluir a qualidade na emissão do documento e adequar o sistema à legislação aprovada.

A seguir, detalhamos as mudanças da Nota Técnica 2024.001 para CT-e, que inclui modificações em regras de validação, exclusão de coluna de tabela, entre outras alterações.

Leia mais »
Contabilidade
Welker Zigante

O que é gestão fiscal e tributária​ e como implementar?

A gestão fiscal e tributária é uma prática essencial para empresas de todos os portes e setores, seu objetivo é garantir o cumprimento das obrigações fiscais e otimizar a administração de tributos.

Considerando que o sistema tributário brasileiro é complicado e possui muitas exigências, é necessário criar meios mais estratégicos para que a organização tenha um setor financeiro saudável e transações operando dentro da legalidade.

Acompanhe o artigo de hoje e entenda mais sobre como implementá-la de forma eficiente.

Leia mais »
Pessoas em escritório mexendo em um notebook
Contabilidade
Ludmila Ferreira

DCTFWeb: O que é, obrigatoriedade, cronograma e prazo de entrega

DCTFWeb é uma declaração com obrigação acessória que torna mais fácil para contribuintes fazer a declaração de seus tributos junto à Receita Federal, pois eles declaram seus débitos de tributos e contribuições destinadas a terceiros.
Esta é uma declaração de suma importância porque, a partir de 2025, a DCTF convencional deixa de existir, sendo a DCTFWeb o meio padrão para a declaração de impostos. Com isso, é instituído um novo prazo de entrega para a DCTFWeb, entre outras novidades. Além disso, contribuintes de determinados impostos como o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) também deverão gerar a declaração.
Leia o artigo de hoje e entenda o que é DCTFWeb assim como sua obrigatoriedade, cronogramas e prazos.

Leia mais »