Nota fiscal complementar: o que é e em quais casos usar

João Vallim

A Nota Fiscal Complementar é um documento utilizado para auxiliar a uma Nota Fiscal emitida que possui erros ou necessita de ajustes de informações. No entanto, seja para corrigir valores, impostos ou produtos, a NF Complementar, por vezes, causa dúvidas quanto ao seu preenchimento e sua utilidade. Acompanhe o artigo de hoje e saiba mais sobre como emitir esse documento, como utilizá-lo e outras informações relevantes para evitar confusões.

Conteúdo

O que é uma Nota Fiscal Complementar?

A nota fiscal complementar é um tipo de documento fiscal emitido para adicionar informações a uma nota fiscal anteriormente criada, corrigir dados incorretos registrados anteriormente ou realizar modificações necessárias por algum motivo.

Esse documento desempenha exatamente o papel sugerido pelo seu nome, complementando uma nota fiscal já existente. Em outras palavras, ela não substitui a nota fiscal anterior, de forma que é necessário apresentar ambas em conjunto para que tenham validade fiscal.

Quais são os tipos de NFe Complementar?

Existem os seguintes tipos de NFs Complementares:

Nota Fiscal Complementar de Valor

Caso haja necessidade de correção do valor em uma nota fiscal, é possível emitir uma nota fiscal complementar para incluir o montante ausente na nota fiscal original.

Para que a nota complementar de valor seja emitida corretamente, é essencial configurar uma categoria específica no sistema para este tipo de documento.

Cabe ressaltar que a nota complementar de valor também pode ser utilizada para ajustar valores de transações em moedas estrangeiras. 

Por exemplo, se uma mercadoria foi vendida com base no dólar e, posteriormente, houve um aumento na cotação da moeda no momento do recebimento, será necessário emitir uma nota fiscal complementar para refletir essa diferença.

Nota Fiscal Complementar de Quantidade

Para os casos em que a nota fiscal foi emitida com uma quantidade incorreta, é viável emitir uma NF Complementar de Quantidade. Nela, é possível indicar precisamente a quantidade ausente na nota fiscal original.

Para assegurar a correta geração da nota complementar, é necessário configurar uma utilização específica para este tipo de documento.

Nota Fiscal Complementar de Imposto

A nota fiscal complementar de Imposto inclui informações e valores de impostos, como o ICMS, quando estes foram declarados com um valor inferior ao real na nota originalmente emitida. 

Quando emitir uma Nota Fiscal Complementar?

Quando algum erro na Nota Fiscal Eletrônica (NFe) original for percebido, é essencial emitir uma nota fiscal complementar para corrigir o problema ou incluir qualquer dado ausente. Lembrando que isso é necessário quando a NFe foi emitida há mais de 24 horas.

É importante destacar que essa segunda nota não substitui a anterior, ela apenas a complementa. Ambas devem ser apresentadas juntas, já que uma não pode ser considerada válida sem a outra. 

A Nota Fiscal Complementar é emitida nos seguintes casos:

Exportação

É possível emitir uma NFe complementar caso a taxa do câmbio varie. Por exemplo, a taxa do dólar, que, no momento da compra, era maior ou menor que a taxa no momento de entrega.

Diferença de preços

Quando for necessário acertar o valor original da nota que vem da diferença entre a quantidade de produtos ou o preço da mercadoria, deve haver a correção numérica.

Por exemplo, se uma NFe foi emitida com uma saída de 12 unidades, quando o correto eram 21 unidades, deve ser lançada uma NF-e complementar com 9 unidades.

Imposto errado

Se o lançamento da nota não tiver sido feito no período certo, se houver erro no cálculo do imposto, ou classificação fiscal equivocada, a NFe complementar também será necessária.

Recomenda-se a ajuda de alguém da área contábil, já que envolve impostos específicos como CSOSN, CFOP e NCM.

Casos de atenção

Mas atenção: o documento só pode ser empregado se o fato gerador da nota já tiver ocorrido (geralmente, após a saída do produto para entrega) e não houver devolução do mesmo.

É importante destacar também que é mais recomendável usar o documento caso os valores da NFe emitida sejam menores que o valor correto. Afinal, a função da nota é justamente complementar um valor declarado como menor. 

Quando não se deve emitir uma NFe Complementar?

Não há exatamente uma restrição, mas como já mencionado, não se trata de um documento a ser usado sem motivo específico, somente em casos de extrema necessidade. 

Vejamos algumas situações onde não é necessário emitir Nota Complementar:

  1. Erros na NFe com menos de 24 horas: Nesse caso, se a NFe original foi emitida há menos de 24 horas, é possível cancelá-la e emitir uma nova com as informações corretas;
  2. Devolução ou troca de produtos: Para situações de devolução ou troca de produtos, utilize a NFe de Devolução;
  3. Correção de dados para consumidor final: Para ajustes nos dados destinados ao consumidor final, utilize a Carta de Correção eletrônica para corrigir a NFe original;
  4. Situações que não impactam a operação: Erros irrelevantes que não influenciam no valor total ou nos impostos;
  5. Duplicidade de informações: Evite a emissão para acrescentar informações já presentes na NFe original;
  6. Emissão após o prazo legal: A emissão da NFe Complementar não é permitida após o prazo legal estabelecido, e isso varia conforme o estado;
  7. Incompatibilidade com a NFe original: Certifique-se de que a NFe Complementar seja compatível com a NFe original para evitar inconsistências.

Caso ainda fique com dúvidas sobre a necessidade da emissão deste documento, consulte a legislação do seu estado ou um especialista em contabilidade.

O que deve constar na Nota Complementar?

Assim como em todos os documentos fiscais, é fundamental agir com cautela e atenção ao preencher a nota fiscal complementar.

Natureza da operação

A natureza da NFe complementar deve coincidir com aquela informada na NFe original, acrescida do valor “2-NF-Complementar”. A chave de acesso e o código do produto também devem corresponder aos indicados na nota original.

Informações dos documentos referenciados

O contribuinte deve completar todos os dados básicos da empresa conforme a nota original, acrescentar as informações ausentes na nota fiscal original e preencher os demais campos obrigatórios com o dígito “0” (zero).

Dados do destinatário

Devem conter o nome, endereço e CNPJ do contribuinte para o qual a NFe foi emitida.

Motivos da emissão

É necessário identificar o documento fiscal pelo motivo da emissão da nota complementar: seja para complemento de tributo, quantidade ou preço.

Essas são as informações essenciais que devem constar na Nota Complementar. Agora vejamos em casos específicos, ao que se deve atentar:

Complemento de valores de impostos

Em situações onde se busca complementar os valores de impostos, é necessário editar os campos correspondentes.

Complemento da quantidade

É de extrema importância  informar o código correspondente e o valor do complemento. É importante lembrar que o valor a ser incluído na nota complementar é a diferença, ou seja, o que faltou na nota original, não o valor total.

Complemento do preço do produto

É preciso utilizar o código e a descrição correspondente da mercadoria, e inserir o dígito “0” (zero) nos campos de quantidade. 

Vale lembrar que o NCM é o código que indica a classificação fiscal do produto. Quando não se refere a um produto específico, deve-se inserir o dígito “0” (zero). 

Nesse caso, é necessário fornecer uma descrição “escritural” (tag “xProd”) para identificação do complemento. Por exemplo: “nota fiscal complementar referente à falta de destaque do valor do ICMS na nota fiscal original”.

Informações de transporte da NF-e complementar

Deve-se indicar a modalidade sem frete, código “9” (nove).

Informações complementares

É aconselhável especificar qual NFe o documento está complementando. Por exemplo: “nota fiscal complementar referente à NF-e 1234/21 emitida em 01/02/21”. 

Essa indicação facilita a compreensão sobre o motivo de usar esse recurso e possibilita um controle mais eficiente para os gestores.

Para os contribuintes do Simples Nacional

Manter as frases obrigatórias nestas notas: “Documento emitido por ME ou EPP optante pelo Simples Nacional” e “Não gera direito a crédito fiscal de IPI”. 

Se a nota complementar tiver como objetivo a permissão de crédito no Simples Nacional, é necessário indicar que permite o aproveitamento de crédito no ICMS, detalhando o valor e a alíquota.

Qual é o CFOP da Nota Complementar?

O CFOP da nota complementar deve ser o mesmo da nota original. É importante ter atenção na hora de preencher o Código Fiscal corretamente, pois é isso que garante a regularidade tributária da empresa. 

Por exemplo: se o documento original se refere a uma venda intermunicipal de mercadorias industrializadas, o CFOP correspondente é o 5.111. Portanto, uma Nota Fiscal complementar para essa transação também deverá ter o CFOP 5.111.

Por isso, consulte os códigos fiscais fornecidos pela SEFAZ da sua região, a fim de garantir o preenchimento correto dos dados. Isso porque o CFOP pode variar de acordo com o local, e é necessário ficar de olho nas informações específicas de cada localização.

Qual é o prazo para emissão de Nota Fiscal Complementar?

A NFe complementar deve ser emitida em até no máximo 72 horas, ou três dias corridos, após a emissão da nota original, caso o reajuste esteja relacionado a preços ou exportações. 

O prazo também pode variar quando for obrigatório corrigir quantidade de mercadoria e impostos, segundo o artigo 182 da RICMS, conforme o Estado que a nota é emitida e se as mudanças forem em quantidades de produtos ou alterações de impostos. Por isso, consulte as regras da sua cidade.

Como emitir NFe Complementar?

Além estar com todas as informações que precisam ser modificadas em mãos e a nota fiscal original, há alguns pontos de atenção que devem ser observados antes de emitir:

  1. Quem emitir a nota deve conferir com uma pessoa contadora as informações tributárias corretas para comprovar a necessidade de um documento extra;
  2. A nota complementar deve se referenciar à nota fiscal original por meio da chave de acesso e, se o equívoco tiver sido em uma nota de exportação, os valores devem ser ajustados nos campos específicos para isso no software de notas;
  3. Por fim, a nota complementar deve ser usada em caso de necessidade de ajuste de preço ou quantidade de mercadoria. Mas, nesse caso, o valor que deve constar é a diferença entre os preços e não o total da nova nota. 

Acompanhe o passo a passo a seguir.

Passo 1: Acesse o sistema da SEFAZ

Utilize o sistema da Secretaria da Fazenda do seu estado. Também é possível realizar a emissão de nota complementar de forma automatizada por meio de uma API de documentos fiscais, como a Focus NFe.

Passo 2: Selecione a opção de emissão Complementar

No menu principal do portal, procure pela opção de emissão de NFe Complementar.

Passo 3: Preencha os dados da Nota Fiscal Original

Insira a chave de acesso da nota fiscal que será complementada e informe o motivo da emissão da nota complementar.

Passo 4: Preencha os dados da NFe Complementar

Informe os dados que estão sendo corrigidos ou complementados, como:

  • Chave de acesso da NFe original;
  • Motivo da emissão da NFe Complementar;
  • Dados dos produtos ou serviços que serão corrigidos;
  • Valores corrigidos;
  • Outras informações relevantes.

Importante: Utilize os mesmos CFOP, CST/CSOSN e NCM, assim como os mesmos dados do emitente e destinatário da nota original.

Passo 5: Assine e transmita a nota

Após preencher todos os dados, assine a NFe com seu certificado digital e transmita a nota Complementar para a SEFAZ.

Passo 6: Consulte o status 

Após a transmissão, você pode consultar o status da Nota Complementar no portal da SEFAZ.

Para mais informações sobre como emitir uma NFe Complementar, consulte o manual de emissão da NFe do seu estado.

Qual é a diferença entre NFe Complementar e Nota de Ajuste?

Como ambos os documentos realizam ajustes nas informações da nota fiscal original, muita gente pode confundí-las e achar que elas são a mesma coisa, mas, na verdade, são documentos diferentes.

A nota complementar é indicada para ajustar informações relativas aos valores da operação (preço ou imposto, por exemplo), enquanto a nota de ajuste tem como objetivo corrigir dados de escrituração, sem relação com a circulação de mercadorias.

Simplifique sua gestão de documentos fiscais com a Focus NFe

Somos um ecossistema de soluções para a emissão e gestão de documentos fiscais. Nossos recursos permitem que empresas dos mais diversos portes e segmentos ganhem mais tempo para focar no que importa.

Sua empresa possui desenvolvedores, sistema interno e quer otimizar a emissão de notas? Conheça nosso conjunto de APIs para emissão de documentos fiscais!

Converse já com a nossa equipe!

Picture of João Vallim

João Vallim

Analista de marketing, nerd, videomaker e fotógrafo nas horas vagas.

Inscreva-se em nossa newsletter​

Receba nossos conteúdos exclusivos em primeira mão.

Explore outros conteúdos:

decreto-n-599-2023
Nota Fiscal
Ludmila Ferreira

Decreto n° 599/2023: novas regras de pagamento da NFe e NFCe

O Decreto n.º 599/2023, publicado em 28 de novembro de 2023 no Diário Oficial do Mato Grosso, introduz na legislação estadual a obrigatoriedade de vinculação dos pagamentos eletrônicos ao programa emissor da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) e Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica (NFC-e).

Conforme o Portal da Transparência de Mato Grosso, com o avanço das tecnologias aplicadas ao comércio, principalmente aquelas que concernem aos pagamentos eletrônicos, permite-se que os sistemas emissores e APIs de documentos fiscais (NF-e) possam se integrar a diversos meios de pagamento eletrônico.

Por este motivo, trazemos explicações sobre o Decreto n.º 599/2023, suas alterações, quem deve aderir às suas regras e prazo de se adequar à obrigatoriedade disposta no Decreto.

Leia mais »
O que é GNRE? Saiba quem precisa emitir e como gerar!
Nota Fiscal
Douglas Pinheiro

GNR-e: o que é, quem precisa emitir e como gerar

Durante operações de transporte interestaduais, determinados documentos são necessários, e a GNRE é um deles.
Assim como outros documentos, a exemplo do Conhecimento de Transporte Eletrônico (CTe), a Guia Nacional de Recolhimento de Tributos Estaduais (GNRE) deve estar presente junto à mercadoria durante o processo de carga, pois a ausência dela pode gerar complicações para a empresa transportadora.
Quer saber mais? Confira o artigo de hoje! Nele, falamos o que é a GNRE, qual a sua importância, como gerá-la e outras informações relevantes.

Leia mais »