Para evitar a inadimplência em empresas SaaS é preciso ficar atento.
De modo geral, no ano de 2021, o número de pessoas endividadas aumentou e tem mostrado um cenário preocupante.
Por isso, dispor de várias formas de pagamentos para oferecer maior acesso e comodidade aos pagadores garante maior retorno.
Se sua empresa foi afetada ou pretende prevenir esse tipo de situação, acompanhe o nosso artigo de hoje e confira 8 dicas para evitar a inadimplência.
Ciclo de negócios e a inadimplência em empresas SaaS
Em primeiro lugar, para entender como se prevenir ou quais ações tomar diante da inadimplência, é interessante entender como funciona o ciclo de negócios.
Ter um planejamento adequado e bem delimitado permite que se identifique com mais facilidade situações de riscos e se encontre as melhores soluções com base em dados mais reais.
De forma sucinta, o ciclo de um negócio possui 3 etapas: começa pela prospecção dos clientes, depois passa pela concessão do crédito e chega por fim à cobrança dos inadimplentes.
Na primeira etapa das vendas, a fase de prospecção, é onde se busca o perfil do cliente ideal, reconhecido também como bom pagador.
Depois, através da análise de dados, a empresa vai entender como é o comportamento e qual é o histórico de cada cliente. Assim poderá delimitar o limite do crédito a ser concedido.
Já a última etapa consiste no momento após o não pagamento. Ou seja, com a inadimplência do cliente, a empresa vai iniciar o processo de cobrança e negociação da dívida.
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Dicas para evitar a inadimplência em empresas SaaS
Além de entender e manter um bom ciclo de vendas, também é possível adotar algumas medidas para manter os pagamentos dos clientes em dia. Vejamos 8 ações a seguir.
1. Política de crédito bem definida
Ter um sistema de avaliação de crédito bem definido ajuda a evitar maus pagadores. Isso porque nem todo cliente com nome limpo é um bom pagador.
Portanto, defina qual será o mínimo de crédito concedido e quais serão as qualificações necessárias para obtê-lo. Estipulando ou não um percentual do pagamento à vista, conforme o perfil do cliente.
Esse tipo de estratégia minimiza os riscos e reduz a taxa de inadimplência.
2. Centralize e controle as informações
É importante que as informações sejam centralizadas e controladas em um único local.
Adotar um sistema CRM permite maior organização dos dados e um melhor gerenciamento e relacionamento com os contatos.
3. Ações de prevenção da inadimplência
Desenvolver ações que se antecipem à inadimplência dos clientes faz toda diferença.
Isso pode ser feito com ações pré-definidas e padronizadas, como por meio de um sistema de cobranças padrão. Outra opção é enviar lembretes para o cliente, tanto antes do pagamento como após o atraso.
4. Organização da base de clientes
Atualizar periodicamente sua base de dados também pode ajudar a prevenir atrasos ou falta de pagamentos. Até porque, clientes que costumam pagar em dia podem sofrer alguma intercorrência e acabar atrasando o pagamento.
Manter os dados dos clientes atualizados possibilita que você faça um acompanhamento do histórico financeiro de cada um. Permitindo que você se antecipe a possíveis problemas.
5. Prefira pagamentos em débito automático
O débito automático é uma das melhores opções de pagamento. Quanto mais os seus clientes adotarem essa opção de quitação, melhor.
Portanto proponha essa forma de pagamento de maneira atrativa, como por exemplo dando descontos para quem optar pelo débito automático.
6. Invista no relacionamento como cliente
O relacionamento com os clientes é uma parte essencial para os negócios.
Quando se tem uma boa relação com sua base de clientes, é possível reduzir a inadimplência, receber feedbacks em torno dos atrasos e até mesmo conseguir melhores acordos.
7. Se prepare para o período pós inadimplência
Meu cliente virou inadimplente, o que eu faço?
Bom, o ideal é estar preparado. É preciso ter uma receita que absorva os custos dos não pagadores e, em alguns casos, entrar com ações judiciais.
8. Invista em tecnologia
Utilize a tecnologia a seu favor. Pois mesmo que o score dos clientes e o seu nome tenham resultados positivos, isso não é garantia de que a inadimplência não aconteça.
Por isso, invista em Inteligência Artificial e APIs que te ajudem a melhorar a sua linha de crédito e a ter uma gestão das suas operações financeiras otimizadas.
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