Nos posts anteriores da série sobre vendas SaaS, conseguimos entender o que é e como funciona esse tipo de venda, quais os seus modelos e suas principais métricas. No geral, a complexidades das vendas em SaaS depende muito do modelo de software que se está vendendo e do tamanho das empresas que estão aderindo a esse modelo de negócio. Abaixo, um breve resumo de como é o ciclo de vendas SaaS e fatores que podem retardar esse tipo de venda.
O ciclo de vendas SaaS varia de acordo com alguns fatores muito importantes nesse tipo de negócio. O valor da mensalidade, por exemplo, é uma via de mão dupla, que pode ou não afastar os clientes e prolongar uma negociação. Um software que possui uma mensalidade de R$100,00, por exemplo, terá um ciclo de vendas mais baixo do que um sistema que exige um pagamento anual de R$50.000,00. Não que isso seja um problema, já que sistemas personalizados como foco em determinados tipos de empresas, normalmente têm um custo mais elevado, o que ocasiona um tempo maior de negociação.
E por falar em sistemas personalizados, esse é um outro fator que pode aumentar o ciclo de vendas. Empresas SaaS que vendem sistemas de alta complexidade normalmente possuem um público diferenciado, que provavelmente precisam de uma aplicação que funcione a longo prazo, o que gera um tempo maior na negociação, pois pode envolver diversos níveis de ambas as empresas, além de customizações demoradas que podem ou não fazer sentido para quem está vendendo.
São diversos os fatores que temos que ficar atentos quando estamos realizando uma venda, e isso não diferente em SaaS, ainda mais quando falamos do ciclo de vendas. Um software com custo baixo, provavelmente vai possui um ciclo de vendas menor, o que acarreta em mais contratações, mas não necessariamente lucros maiores. O mesmo pode ser dito de softwares complexos, que custam mais caro e possuem um ciclo maior, diminuindo o volume de clientes, o que não impede que o retorno financeiro seja alto.