Como fazer o download do XML (NF-e ou CT-e) no Portal Nacional da Sefaz?

João Vallim

Conteúdo

Você sabe como fazer o download do XML para NF-e ou CT-e no portal da Sefaz?

Os arquivos XML são muito comuns no dia a dia de alguns profissionais. Entretanto, não são todos que sabem o que eles são e qual a sua ligação com documentos fiscais. 

Muito utilizado para verificar e armazenar informações de transações fiscais, as chances de precisar deste arquivo são altas.

Nessa linha, vale a pena conferir algumas informações sobre XML  assim como as instruções para fazer conseguir fazer o download com mais tranquilidade. 

Vamos lá?

Arquivo XML

A sigla vem do inglês Extensible Markup Language, que traduzindo significa “Linguagem Extensível de Marcação Genérica”. Essa extensão é a forma mais prática de compartilhar informações, seja via internet, computadores e aplicações. 

O XML tem como papel principal organizar sequências de dados  para que elas possam ser separadas, lidas e integradas a outras linguagens. 

Ainda que inclua linguagens diferentes, os arquivos XML são reconhecidos por sua fácil portabilidade. Ao passo que informações de um banco de dados podem ser transmitidas e lidas por outros bancos de dados, sem correr o risco de gerar alguma incompatibilidade.  

Essa é a importância de seu uso, quando se fala em armazenamento de informações sobre documentos fiscais.

Documentos Fiscais e arquivos XML

Para alguns profissionais, os arquivos XML já são muito conhecidos. 

Mas quando se trata de documentos fiscais, onde o XML aparece?

O arquivo XML está presente a cada vez que um produto é vendido ou devolvido. Isso acontece porque a cada situação dessas, a emissão da NF-e deve ser feita como comprovante da transação. 

No momento em que a nota é emitida, um arquivo XML é gerado. Neste arquivo  constam todos os dados da compra ou devolução, conforme a escrituração fiscal brasileira.

Logo, esses arquivos são de suma importância, uma vez que armazenam uma grande quantidade de informações sobre transações comerciais. 

Mas como fazer o download do XML? 

Como fazer o download do XML NF-e ou CT-e?

Em primeiro lugar, certifique-se que a pessoa que vai realizar o download XML, possui vínculo ou autorização para fazer o processo (Emitente, Destinatário, transportador, etc.).

E saiba que esse procedimento pode ser feito tanto pessoa física, quanto jurídica. 

Para ter acesso aos arquivos e dar início ao processo, primeiro instale o seu certificado digital. Em seguida, entre no Portal da Sefaz e vá até a página referente ao documento que você deseja acessar:

  Ao acessar o primeiro endereço, vá em: Consultar NF-e Completa

No campo “Chave de acesso da NF-e, insira chave e código captcha e clique em “Continuar”.

Quando as informações da NF-e forem carregadas no Portal, vá até o botão de “Download do Documento*” e clique.

Em seguida, vai aparecer uma solicitação o certificado digital instalado anteriormente no navegador de internet: Entretanto, pode aparecer a imagem a seguir:

Neste caso, basta continuar clicando em “OK”. Para a seguir selecionar o seu certificado digital e clicar em “OK” novamente.

Assim, o sistema da Sefaz permite que o processo de download XML seja iniciado.

Contudo, existem formas mais rápidas e práticas de fazer esses downloads. Uma delas, é através da API do Fofus NF-e, onde não há necessidade de passar pelo site da Sefaz. 

Ter uma solução para a consulta organização de documentos fiscais pode ser interessante. Quer saber mais sobre como isso funciona? Teste nossa api gratuitamente por 30 dias

Picture of João Vallim

João Vallim

Analista de marketing, nerd, videomaker e fotógrafo nas horas vagas.

Inscreva-se em nossa newsletter​

Receba nossos conteúdos exclusivos em primeira mão.

Explore outros conteúdos:

caminhões em fila na estrada
CTe
Egon Hilgenstieler

CTe: Qual sua função e como emitir?

O CTe (Conhecimento de Transporte Eletrônico) é um documento fiscal digital utilizado por empresas que realizam serviços de transporte de cargas no Brasil. Sua emissão é obrigatória e tem como principal objetivo promover a segurança das cargas e otimizar a fiscalização.

No artigo de hoje explicamos o que é CTe, quais são as suas vantagens, diferenças em relação a outros documentos, assim como emitir e realizar operações corretamente. Confira!

Leia mais »
Contabilidade
Ricardo Acras

Entenda as formas de classificação fiscal para emissão de NF-e

A classificação fiscal serve para identificar mercadorias em vista de uma organização otimizada nos processos de produção, comercialização, importação e exportação. Por meio de uma série de códigos, os produtos são categorizados de acordo com suas características físicas, químicas, econômicas e de uso. Esse sistema é utilizado por governos em todo o mundo para fins de tributação, comércio exterior e estatísticas.

Logo, para garantir a emissão correta da Nota Fiscal Eletrônica (NFe), é essencial entender quais são os códigos exigidos e suas especificações. Acompanhe o artigo de hoje e fique por dentro desse assunto.

Leia mais »
Nota fiscal denegada
Documentos fiscais
Luciano Romaniecki

Nota denegada: o que é, quando acontece e como evitar

A denegação da Nota Fiscal Eletrônica era um o processo em que a Secretaria de Fazenda (SEFAZ) denegava a nota, não autorizando a realização das operações na qual ela se referia, por conta de irregularidades fiscais nos cadastros do emitente ou do destinatário.

No entanto, houve mudanças a respeito desse tema. Basicamente, o processo de denegação é eliminado para a NF-e (modelo 55) e é substituído pelo procedimento de rejeição.

Logo, é necessário que as empresas adaptem as suas operações fiscais. A seguir, trazemos tudo o que mudou e como se deve proceder no caso de sua nota fiscal ser rejeitada.

Leia mais »