Métricas SaaS: Índice de Cancelamento (churn)

Ricardo Acras

Conteúdo

Em artigo anterior apresentamos uma rápida explicação sobre as principais métricas que devem ser observadas em uma empresa SaaS (leia no texto Métricas SaaS) e entre os fatores listados apresentamos o churn, que indica o índice de cancelamento do SaaS.

O que é Churn?

Churn ou índice de cancelamento, é a métrica que indica o número de clientes que cancelaram o serviço em um determinado período. Para apresentar esse resultado, basta somar a quantidade de clientes que cancelaram o serviço no período analisado e dividir pela base. Em uma base de 200 clientes e um cancelamento de 8 deles, a taxa é de 4%.

Podemos dizer que o churn é o primeiro entre os inimigos que devem ser combatidos em uma empresa SaaS, além de ser um dos principais indicadores de qualidade do serviço e do time de Sucesso do Cliente. Quanto maior o churn, mais problemas a empresa tem e pior está sendo o trabalho de relacionamento com o cliente.

No pior cenário possível o churn pode ultrapassar o percentual de novos clientes e isso é um claro sinal de risco de falência do negócio. Já no cenário ideal, a taxa percentual de churn está em queda vertiginosa ou é zero, mostrando que os clientes atuais estão satisfeitos com o serviço desempenhado pela empresa.

Churn em SaaS

Apesar do churn ideal ser zero, existem percentuais aceitáveis conforme o segmento de mercado que a empresa atua. No caso das empresas SaaS o sugerido fica entre 5-7%, desde que a taxa de aquisição seja maior que isso.

Contudo, mesmo entre empresas SaaS o churn costuma ser diferente, dependendo do modelo de negócios trabalhado. Em SaaS com foco em B2B os planos mais robustos (Enterprise) tendem a ter uma taxa de churn menor, já que as contratações costumam ser feitas de forma anual e por empresas não tão sensíveis ao preço.

Por outro lado, em SaaS que trabalham com pequenos negócios a taxa de churn é maior. Já que muitas vezes as assinaturas são canceladas por motivos financeiros do negócio ou por falência do cliente.

Sempre olhando para o percentual de churn é possível ver o tamanho do investimento em novos clientes dentro da estratégia de marketing do SaaS. Com um churn mais alto, o investimento em obtenção deve ser maior. Com um churn menor, pode-se trabalhar com um investimento menor no planejamento.

Motivos para o Cancelamento

Parte importante em torno do trabalho de churn é combater os motivos e acompanhar indicativos que levam os clientes a serem perdidos. Alguns das principais razões são:

  • Cliente sem caixa e possibilidade de arcar com a mensalidade;
  • Encerramento das atividades do cliente;
  • Desinteresse pelo serviço entregue pelo SaaS;
  • Perda de qualidade por parte do SaaS;
  • Expectativas do cliente não atendidas;
  • Migração para um concorrente de mercado.

Alguns motivos de cancelamento como o encerramento das atividades estão além do controle da empresa SaaS, por exemplo. Mas boa parte dos motivos podem ser combatidos, como manter a qualidade e atualização do serviço ou buscar condições para manter o cliente na empresa, com promoções ou atuação do Sucesso do Cliente diante de evidencias de um possível churn.

Identificando Possíveis Churn

A atuação da equipe de Sucesso do Cliente é muito importante para combater o abandono e a taxa de churn. Mas é necessário que haja observação do comportamento do cliente, a fim de detectar o comportamento de churn.

Contas com muito tempo de ociosidade no acesso ao sistema do SaaS são um dos principais fatores, afinal o cliente que passa muito tempo sem usar o sistema pode estar abandonando o serviço. Este é um alerta importante para que o Sucesso do Cliente entre em contato para entender a ociosidade.

Outro fator de identificação são os clientes que param de ler as newsletters da empresa SaaS. Esse tipo de comunicação é importante para manter o engajamento e a desatenção é sinal de falta de interesse. E claro, medidas preventivas envolvendo uma conversa com o SaaS periodicamente podem fazer maravilhas com o cliente.

Quando o Churn Acontece

Mesmo que o serviço do SaaS seja perfeito o churn pode acontecer, não tem jeito! Por mais que o SaaS ofereça opções e condições o cliente pode não aceitar e decidir pelo cancelamento, mesmo assim. Neste caso o essencial é deixar o cliente sair, mas colher o máximo de feedbacks. Feedbacks são um rico material para evolução do negócio e queda do churn.

E claro, mesmo com o cliente que está saindo não descuide do serviço e mantenha a qualidade. Mesmo cancelando o serviço o cliente pode continuar sendo um embaixador e defensor da marca, até indicando para outras empresas.

Ter clientes saindo deve ser encarado como um acontecimento possível e não uma tragédia. Mas é importante manter os olhos sobre o churn rate e a saúde financeira do negócio sempre positiva.

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Ricardo Acras

20+ anos de experiência como desenvolvedor. Fundador e atual CEO do Focus NFe.

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