Product-led Onboarding: uma tendência para 2022

João Vallim

Conteúdo

Converter e reter mais consumidores é um dos objetivos de marketing mais desejados, especialmente no mercado SaaS. Uma ação que pode ser muito útil nesse sentido é o Product-led Onboarding.

No artigo de hoje vamos falar sobre essa estratégia, apontando alguns dos passos essenciais para colocar essa tendência em prática.

Acompanhe a leitura e saiba mais.

O que é Product-led Onboarding

O Product-led Onboarding é um componente de uma estratégia maior, o Product-led Grow (PLG), ou crescimento orientado para o produto.

Esse conceito propõe que o crescimento eficiente de uma empresa vem do zelo no desenvolvimento de um produto.

Parte-se do seguinte princípio: um produto que gera valor claro e a longo prazo é o que fará a empresa crescer. Logo, não depende somente dos esforços de comunicação e vendas.

Nesse sentido, o Product-led Onboarding é a estratégia que foca em usar o próprio produto como o meio de engajar o cliente. 

O foco não é gerar conteúdo que desperte o interesse do prospect ou outras estratégias para atrair o consumidor. A ideia é oferecer o acesso direto ao produto e ganhar o cliente pela experiência.

Leia mais sobre essa estratégia: PLG: O que é e porque fazer em sua empresa SaaS

Passos para colocar o Product-led Onboarding em prática

Segundo Esben Friis-Jensen, especialista em onboarding e co-fundador do Userflow, esses são alguns passos para desenvolver a sua estratégia de Product-led Onboarding:

Defina um objetivo

Não existe estratégia sem a definição de um objetivo claro. No caso do Product-led Onboarding, alguns objetivos possíveis podem ser:

  • Reduzir o CAC
  • Aumentar a conversão de testes gratuitos para a versão paga, de XX% para YY%
  • Reduzir as solicitações de suporte em XX%, resolvendo problemas comuns

Analise, mas não paralise

Uma falha comum na hora de efetuar estratégias de marketing é se perder nas análises e não colocar as ações em prática.

Por isso a definição do objetivo é tão importante: estando claro onde se quer chegar, fica mais fácil definir quais métricas serão realmente relevantes, para então focar apenas nelas.

Mostre o produto de forma clara

Para que o Product-led Onboarding aconteça, é preciso despertar o interesse do consumidor em conhecer a plataforma.

Então as ações de marketing devem focar em vislumbrar a plataforma, suas possibilidades e a facilidade em gerenciá-la.

Algumas dicas nesse sentido são fazer demonstrações em palestras ou eventos e mostrar o produto em vídeos promocionais.

Disponibilize o teste grátis

A estratégia freemium é a ação básica para fazer o Product-led Onboarding.

Com a possibilidade de acessar e usar o produto sem custo inicial, o cliente pode tirar suas próprias conclusões sobre a eficiência da plataforma para o seu caso.

Elabore “momentos A-ha!”

O chamado “momento ‘Ah-ha!'” é quando o cliente descobre alguma funcionalidade que está além de suas expectativas.

Para gerar esse efeito, é interessante pensar em quais aspectos a sua plataforma pode ter um desempenho melhor que o da concorrência. A partir disso, busque meios de exaltar isso na experiência do consumidor.

Exemplo de momento a-ha: quando um cliente descobre que fazer a integração da sua plataforma com a outra leva menos de 2 minutos.

Algumas ferramentas úteis para o Product-led Onboarding

Considerando os passos que já falamos até aqui, podemos citar algumas ferramentas que podem ser usadas no momento do onboarding.

O contato com o consumidor é indicado que seja por e-mail, por ser menos invasivo porém direto e mais formal. Nesse canal, é possível enviar e-mails de boas vindas, follow up e suporte.

Além disso, a própria plataforma SaaS pode disponibilizar um meio de guiar o consumidor no momento de fazer as ações iniciais. Uma forma interessante de resolver isso é fornecer um checklist das primeiras tarefas.

Como complemento ao checklist, é possível também oferecer um tutorial automático, que pode guiar o cliente pelas funcionalidades principais.

Em paralelo, o suporte precisa estar disponível da melhor forma possível. Seja por meio de chat, FAQ, fórum ou tutoriais, promova o máximo de informações para garantir que o usuário se sinta em casa ao usar a sua plataforma.

Porque o Product-led Onboarding é tendência

Em linhas gerais, é possível perceber que o Product-led Onboarding tem se tornado uma tendência pela forma como resolve as necessidades atuais mais latentes.

Isso tanto para o lado do consumidor, que procura produtos práticos e eficientes, como para as empresas, que querem potencializar seu crescimento e inserção no mercado.

Usando estratégias de automação, o crescimento de uma empresa pode ser acelerado sem perder a qualidade.

E quanto mais se cresce, melhor deve ser a gestão em todos os aspectos, em especial no quesito financeiro e fiscal. 

Nesse sentido, a tecnologia do Focus NFe pode te ajudar a emitir e gerenciar suas notas fiscais de forma mais segura, ágil e eficiente. Conheça nossas soluções.

João Vallim

João Vallim

Analista de marketing, nerd, videomaker e fotógrafo nas horas vagas.

Inscreva-se em nossa newsletter​

Receba nossos conteúdos exclusivos em primeira mão.

Explore outros conteúdos:

Nota Fiscal Complementar: o que é e como fazer essa NF-e?
Nota Fiscal
João Vallim

Nota fiscal complementar: o que é e em quais casos usar

A Nota Fiscal Complementar é um documento utilizado para auxiliar a uma Nota Fiscal emitida que possui erros ou necessita de ajustes de informações.

No entanto, seja para corrigir valores, impostos ou produtos, a NF Complementar, por vezes, causa dúvidas quanto ao seu preenchimento e sua utilidade.

Acompanhe o artigo de hoje e saiba mais sobre como emitir esse documento, como utilizá-lo e outras informações relevantes para evitar confusões.

Leia mais »
CST
Nota Fiscal
Welker Zigante

CST: saiba o que é o Código de Situação Tributária e qual usar!

O termo CST (Código de Situação Tributária) gera muitas dúvidas sobre como aplicá-lo aos negócios. Devido à variedade de siglas, termos e códigos ligados à tributação empresarial, não é difícil que confusões aconteçam.

Por isso, entender o que é o CST e saber qual código usar em cada situação é fundamental para garantir uma gestão otimizada da emissão de notas e outros documentos fiscais.

Acompanhe o nosso artigo de hoje e esclareça suas dúvidas.
Boa leitura!

Leia mais »
nota-tecnica-2015-002
Nota Fiscal
Ludmila Ferreira

Nota Técnica 2015.002: Web Service de distribuição de DF-e

A Nota Técnica 2015.002, publicada em 11 de fevereiro de 2015, trata de alterações relacionadas ao âmbito do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) e da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e).

Na prática, foram alteradas regras e erros foram corrigidos no lançamento das diversas versões da Nota Técnica, como abordaremos a seguir.

Leia mais »