API NFSe Nacional: Emita NFSe de forma simples e rápida

Automatize sua emissão de notas de serviço no padrão nacional com a nossa API REST fácil de integrar!

O que é a NFSe Nacional?

A NFSe Nacional é o novo padrão para emissão de NFSe no Brasil, atualmente sendo utilizado obrigatoriamente por todos os MEIs (microempreendedores individuais).

Trata-se de um projeto da Receita Federal do Brasil, em conjunto com a Abrasf (Associação Brasileira das Secretarias de Finanças das Capitais) e o Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados).

O objetivo da NFSe Nacional é unificar e simplificar as operações presentes na NFSe. E, além disso, ter um ambiente de dados que garanta a integridade e disponibilidade das informações, tanto para as empresas quanto para as prefeituras.

Como funciona a API da Focus NFe?

Para empresas MEI ou empresas de outros regimes tributários que estejam em cidades que já aderiram ao modelo nacional e que estão sendo obrigadas a usar o novo padrão, é possível usar a API da Focus NFe para automatizar esse processo.

Nossa API é padrão REST com comunicação por arquivos JSON. A integração é simplificada e disponibilizamos uma documentação completa aberta em nosso site.

Planos a partir de R$69,90

Sem taxa de setup, sem período de fidelidade, 30 dias de testes sem compromisso e não precisa cadastrar cartão de crédito.

Perguntas frequentes sobre NFSe Nacional

Qual o objetivo do padrão nacional?

A intenção é implantar um padrão para emissão de NFS-e nacionalmente, assim como ter um ambiente dados que garanta a integridade e disponibilidade de informações aos empresários e simplificando com as prefeituras, assim como já ocorre com os demais modelos de documentos eletrônicos.

Quais são os eventos da NFSe Padrão Nacional?

  • Evento de Cancelamento de NFS-e
  • Evento de Cancelamento por Substituição de NFS-e
  • Solicitação de Análise Fiscal para Cancelamento de NFS-e
  • Manifestação de NFS-e
  • Bloqueio de NFS-e por Ofício
  • Desbloqueio de NFS-e por Ofício

Empresas MEI precisam aderir a esse novo modelo?

Desde o dia 01/09/2023 empresas MEI estão obrigadas a emitir a NFSe usando o padrão nacional. As emissões podem ser feitas usando o módulo disponibilizado pelo governo ou através de webservices.

Qual o Cronograma da NFS-e Nacional?

De acordo com o Governo Federal, a implantação da NFS-e e a disponibilização de produtos para os municípios, contribuintes e cidadãos está sendo feita em fases. Em nosso blog você encontra mais informações sobre cada fase.

O que muda na emissão de nota fiscal com a NFSe Nacional?

Basicamente, o NFS-e nacional faz com que a emissão de nota fiscal de serviços seja padrão para todo o Brasil, ainda que implantado de forma gradual.

A NFS-e Nacional resolve o problema de existir vários layouts diferentes, definidos para cada prefeitura, conforme o modelo atual.

Qual o prazo da implementação da NFSe Nacional?

Para os MEIs, o prazo de adesão ao sistema unificado da NFS-e nacional entrou em vigor a partir de 1º de setembro de 2023, após alguns adiamentos.

Já para as demais empresas, não há um prazo exato de implementação da NFS-e Nacional, pois é opção das prefeituras aderirem ao novo sistema.

Quer saber mais sobre a API? Fale com a nossa equipe!

Preencha o formulário abaixo e tire todas as suas dúvidas sobre nossa API de NFSe Nacional.