732 – Rejeição: CFOP de operação interestadual e idDest 2

Luciano Romaniecki

Conteúdo

Se você está utilizando nossa interface de emissão

Verifique se você está utilizando o CFOP correto. Lembre que CFOPs começando com 5 são para operações dentro do estado (Ex: o estado do destinatário é igual ao seu), e os CFOPs começando com 6 são para operações fora do estado (Ex: o estado do destinatário é diferente do seu).

Se você está utilizando nossa API

Esse erro é enviado pela Sefaz quando o campo local_destino em nossa API (idDest no XML), está com um valor incorreto pois o CFOP informado é o de operação interestadual (inicia-se com o dígito 2 ou 6).

Então, é necessário verificar se o CFOP utilizado está correto ou alterar o valor do campo local_destino para 2, sendo que:

  • 1: Operação interna (dentro do estado);
  • 2: Operação interestadual;
  • 3: Operação com exterior;

Caso não seja informado o campo local_destino, a API irá tentar calcular automaticamente com base no estado do emitente e do destinatário. Note porém que existem casos onde é necessário informar explicitamente o campo local_destino, como quando um viajante de outro estado compra um produto no estado do emitente.

Picture of Luciano Romaniecki

Luciano Romaniecki

Coordenador de suporte no Focus NFe

Inscreva-se em nossa newsletter​

Receba nossos conteúdos exclusivos em primeira mão.

Explore outros conteúdos:

CTe e MDFe
CTe
Hélio Marques

NT 2024.001 CT-e: como funciona e quais são as novas regras?

A Nota Técnica 2024.001 é o documento que visa adequar as regras de validação do Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e), com o objetivo de evoluir a qualidade na emissão do documento e adequar o sistema à legislação aprovada.

A seguir, detalhamos as mudanças da Nota Técnica 2024.001 para CT-e, que inclui modificações em regras de validação, exclusão de coluna de tabela, entre outras alterações.

Leia mais »
Contabilidade
Welker Zigante

O que é gestão fiscal e tributária​ e como implementar?

A gestão fiscal e tributária é uma prática essencial para empresas de todos os portes e setores, seu objetivo é garantir o cumprimento das obrigações fiscais e otimizar a administração de tributos.

Considerando que o sistema tributário brasileiro é complicado e possui muitas exigências, é necessário criar meios mais estratégicos para que a organização tenha um setor financeiro saudável e transações operando dentro da legalidade.

Acompanhe o artigo de hoje e entenda mais sobre como implementá-la de forma eficiente.

Leia mais »
Pessoas em escritório mexendo em um notebook
Contabilidade
Ludmila Ferreira

DCTFWeb: O que é, obrigatoriedade, cronograma e prazo de entrega

DCTFWeb é uma declaração com obrigação acessória que torna mais fácil para contribuintes fazer a declaração de seus tributos junto à Receita Federal, pois eles declaram seus débitos de tributos e contribuições destinadas a terceiros.
Esta é uma declaração de suma importância porque, a partir de 2025, a DCTF convencional deixa de existir, sendo a DCTFWeb o meio padrão para a declaração de impostos. Com isso, é instituído um novo prazo de entrega para a DCTFWeb, entre outras novidades. Além disso, contribuintes de determinados impostos como o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) também deverão gerar a declaração.
Leia o artigo de hoje e entenda o que é DCTFWeb assim como sua obrigatoriedade, cronogramas e prazos.

Leia mais »