Afinal, o que devo fazer para melhorar as vendas em SaaS?

Ricardo Acras

Conteúdo

Trabalhar em uma empresa de serviço de software por assinatura pressupõe passar por grandes desafios. É preciso investir, constantemente, em melhorias tanto no back-end quanto no front-end e usabilidade, pensar na praticidade do produto, na qualidade da entrega, na atração e retenção de clientes. Tudo isso colabora para o grande objetivo: aumentar as vendas SaaS.

A disputa acirrada de uma concorrência cada vez maior e com produtos por um preço até abaixo do mercado também pode ser uma grande ameaça a tudo o que foi investido desde o começo.

É lógico que todo o procedimento de conseguir entender o que deve ser feito para conquistar e manter clientes não é tão fácil, pois se fosse, todos estariam fazendo. Todavia, há certos costumes que nem sempre são percebidos pelas empresas e podem fazer toda a diferença nos resultados.

Por isso, desenvolvemos um artigo com tudo o que você precisa fazer para melhorar as vendas. Acompanhe a leitura e veja nossas dicas para concretizar o sucesso do seu negócio!

Analise o mercado de vendas SaaS

Sabemos que mudanças no ambiente externo estão sempre ocorrendo e influenciam as ações de dentro da empresa. Novidades são lançadas pelos concorrentes, funcionalidades são otimizadas, decisões do governo são modificadas. Esses detalhes, por mais simples que pareçam no início, podem se tornar ameaçadores se a corporação não tiver estratégias para se manter.

Trace metas

As metas servem como uma luz no horizonte, que deve ser seguida. É por meio delas que os planejamentos serão feitos e os resultados serão controlados, a fim de verificar todo o caminho traçado e o quanto falta percorrer. Elas devem ser determinadas não somente a cada setor, mas, principalmente, à empresa como um todo.

Saiba reconhecer as etapas do funil de vendas

É fato que todos que entram em contato com o produto não estarão no mesmo nível de maturidade em relação à decisão. Alguns precisarão ser mais educados por meio de conteúdos ainda simples. Outros estarão na fase de quase decisão, precisando apenas de um pouco mais segurança para finalizar a assinatura. Entender em qual etapa da jornada cada usuário se encontra é primordial para saber o tipo de abordagem mais eficiente.

Quebre as barreiras entre os setores

A dica de definir uma meta geral para a empresa ajudará nessa prática. É comum encontrar organizações com departamentos totalmente separados e que olhem apenas para si. Nesse cenário, cada um tenta seguir apenas seu próprio objetivo: o marketing só quer anunciar, vendedores só querem vender.

Quando todos percebem que a parceria deve estar no lugar da disputa interna, os resultados tendem a ser mais satisfatórios. O foco maior deve ser na satisfação do cliente e, claro, no lucro da empresa.

Observe os indicadores de desempenho

Por fim, mensurar os efeitos de qualquer ação é imprescindível para saber em que pontos as falhas estão acontecendo. Por exemplo, é possível que a taxa conversão esteja ótima: muitos clientes resolvem assinar. Porém, o churn está insatisfatório: apesar da alta adesão, o cancelamento da assinatura é alto também.

Nessa situação, será preciso entender o que está faltando. Será que a usabilidade do software é ruim? A experiência do usuário é negativa? As possibilidades são vastas, e só analisando os indicadores é que podemos chegar a uma conclusão.

Conseguir aumentar as vendas SaaS nem sempre é algo tão rápido assim. Contudo, com melhorias que as empresas investem, pouco a pouco, é possível obter resultados cada vez superiores para os negócios.

Quer ficar ainda mais por dentro desse assunto? Então leia nosso artigo sobre o panorama atual de Saas no Brasil!

Picture of Ricardo Acras

Ricardo Acras

20+ anos de experiência como desenvolvedor. Fundador e atual CEO do Focus NFe.

Inscreva-se em nossa newsletter​

Receba nossos conteúdos exclusivos em primeira mão.

Explore outros conteúdos:

API para SAT: o que é, para que serve e como consultar?
Tecnologia e API
Cesar Nocrato

API para SAT: o que é, para que serve e como consultar?

A API para SAT foi desenvolvida para facilitar a comunicação entre sistemas de gestão e o Sistema Autenticador e Transmissor de Cupons Fiscais eletrônicos (CF-e SAT) em São Paulo. Essa interface permite a emissão, autenticação e envio de cupons fiscais de forma automatizada, garantindo conformidade com a legislação tributária vigente.

Com a descontinuação do SAT a partir de 2026, entender como se adaptar às novas regras é essencial para empresas que ainda utilizam esse modelo. Hoje vamos falar mais sobre esta API, assim como as informações essenciais para fazer uma boa transição.

Acompanhe!

Leia mais »
Entenda o que é NCM e o que significa cada número do código. Aprenda também a consultar e definir o NCM de seus produtos!
Contabilidade
Jaciara Santana

O que é NCM? Confira como consultar e tabela atualizada!

Saber o que é NCM é essencial para as empresas envolvidas em transações comerciais internacionais, tanto para importação quanto exportação. Isso porque a utilização da NCM é obrigatória em notas fiscais eletrônicas, tornando-se indispensável para documentos comerciais.

Este sistema de codificação, adotado em janeiro de 1995 pelos países membros do Mercosul, segue critérios internacionais de classificação de mercadorias. Acompanhe o artigo de hoje e saiba o que é NCM, sua função, como determiná-lo e qual é a sua importância.

Este sistema de codificação, adotado em janeiro de 1995 pelos países membros do Mercosul, segue critérios internacionais de classificação de mercadorias.

Acompanhe o artigo de hoje e saiba o que é NCM, sua função, como determiná-lo e qual é a sua importância.

Leia mais »
SaaS
João Vallim

O que é SaaS, para que serve e quais são as vantagens?

Você sabe o que é SaaS? O termo vem da expressão em inglês Software as a Service e é um serviço de computação em nuvem que dá acesso a softwares e soluções tecnológicas por meio da internet.

Com o SaaS, empresas podem disponibilizar serviços sem a necessidade de instalar programas e/ou fazer manutenção de hardwares e softwares. Isso porque ao se manter online, os recursos são facilmente acessados, uma vez que ficam hospedados no servidor das empresas provedoras.

Quer saber mais sobre o que é SaaS, quais são seus benefícios e exemplos desse serviço? Acompanhe o artigo de hoje.

Leia mais »