5 dicas para aprimorar o desenvolvimento em uma empresa de SaaS

5 dicas para aprimorar o desenvolvimento em uma empresa de SaaS

Otimizar a gestão de processos é um objetivo comum em qualquer tipo de negócio. Com um fluxo de atividades mapeado e bem organizado, é possível enxergar a operação de forma sistêmica e promover medidas precisas, capazes de potencializar os resultados da empresa.

Esse processo é especialmente interessante para empresas que fornecem softwares como serviço (SaaS), onde os gestores têm o desafio de integrar uma área operacional extremamente técnica de desenvolvimento e manutenção com outros setores, como a contabilidade e os recursos humanos.

Pensando nisso, neste artigo selecionamos 5 dicas que podem ajudar a potencializar a gestão de processos dentro de uma empresa. Conheça a seguir!

1. Comece pelo planejamento

O primeiro passo para uma boa gestão de processos é sempre o planejamento. Para isso, é importante realizar uma avaliação completa da situação atual da empresa para compreender como a gestão de processos é organizada hoje, e o que é preciso fazer para melhorá-la.

O esforço principal nesse momento é mapear as atividades realizadas dentro da empresa para poder encaixá-las em um fluxo organizado e coerente. Além de listar as tarefas e rotinas, é importante descrevê-las de forma objetiva e prática, de forma que os gestores sejam capazes de compreender melhor como o trabalho é realizado em todos os setores do negócio.

2. Adote um software para a gestão de processos

Uma sugestão que pode facilitar a gestão de processos da empresa é a utilização de um software de gestão integrada, como um ERP. Esse tipo de solução pode dar suporte significativo às responsabilidades dos administradores do negócio, facilitando a visualização e organização de informações.

Existe um mito de que um ERP cabe apenas às grandes empresas que contam com cadeias produtivas complexas e extensas. Mas, na verdade, essa ferramenta é útil para negócios de qualquer porte e setor, já que são extremamente adaptáveis.

3. Defina entradas e saídas

Para organizar o fluxo de processos com o máximo de clareza possível, é interessante definir quais são as entradas e saídas de cada etapa ou atividade executada na empresa.

Além de envolverem insumos e o trabalho dos colaboradores, as entradas normalmente incluem os resultados de uma etapa anterior da cadeia produtiva, o que permite conectar mais facilmente os processos da organização.

4. Determine responsáveis para cada um dos processos

Lembre-se de deixar claro quais são os profissionais responsáveis por cada processo realizado na empresa, para que todos saibam exatamente quais são as suas funções. Nesse sentido, adotar uma ferramenta como uma matriz de responsabilidades, pode ajudar a estabelecer melhor o papel de cada colaborador.

5. Utilize tecnologias para automatizar tarefas

Por fim, mas não menos importante, adote tecnologias que possam acelerar o trabalho e os processos, como softwares que auxiliem nas tarefas repetitivas e burocráticas. Um exemplo disso são as ferramentas que automatizam a geração de notas fiscais, uma responsabilidade importante, mas bem simples e recorrente.

Assim, em vez de desperdiçar um dos talentos da empresa com essa função, pode ser mais interessante automatizar e aproveitar o colaborador em atividades mais estratégicas.

Otimizar a gestão de processos de uma empresa, é fundamental para obter mais produtividade e também reduzir custos. Portanto, fazer um bom planejamento, investir em tecnologias e apostar na automatização dos processos é extremamente importante para quem deseja melhores resultados!

Agora que você conheceu essas 5 dicas para potencializar a gestão de processos no seu negócio, aproveite e assine nossa newsletter para ficar por dentro de mais novidades da área!

Utilize uma API para emissão de documentos fiscais eletrônicos

Nota Fiscal eletrônica é assunto sério e pode dar muito trabalho para seu time de desenvolvimento. Mas você não precisa se preocupar e nem ter um custo alto para terceirizar a emissão destes documentos. A Focus NFe é uma plataforma especializada em documentos fiscais. Atua no mercado desde o surgimento desta tecnologia. Empresas de todos os portes já emitiram mais de 11 milhões de documentos fiscais.

Veja abaixo a lista de todas as APIs disponíveis na Focus NFe

  • NFe: Emita Nota Fiscal Eletrônica
  • NFSe: Nota de serviço com um formato único e simplificado
  • NFCe: Nota ao consumidor
  • CFe SAT: Em SP? Sem problemas, temos integração com SAT também.
  • CTe: Conhecimento de transporte eletrônico (inclusive CTe OS)
  • MDe: Receba por webhooks todas as notas emitidas para o seu CNPJ

Além de APIs acessórias úteis para o seu software.

  • CEP: Busca de CEPs sempre atualizada com a base de dados dos Correios
  • CFOP: Consulte todos os códigos fiscais de operação
  • NCM: Mantenha o cadastro de produtos de seu cliente sempre correto com o código NCM padronizado