Aplicativo para emissão de NFS-e para prestadores de serviço

Ludmila Ferreira

Conteúdo

Um aplicativo para emissão de NFS-e foi liberado para uso por prestadores de serviço. A Receita Federal passou a oferecer essa alternativa no início de dezembro de 2022, com um aplicativo gratuito disponível para dispositivos IOS e Android. 

Além da emissão da Nota Fiscal de Serviço eletrônica e outras notas fiscais, também é possível consultar documentos já lançados e verificar registros ainda não transmitidos. 

Entenda mais sobre esse aplicativo no artigo de hoje.

Como funciona o aplicativo para emissão de NFS-e

Para emitir uma NFS-e, o aplicativo solicita informações como CPF ou CNPJ do cliente, tipo de serviço prestado e o valor da operação. 

A emissão é protegida por senha ou biometria em caso de aparelhos que permitam essa ação. E, mesmo em casos de ausência de conexão com a internet, a nota é emitida normalmente, precisando apenas ser enviada ao município posteriormente quando houver conexão. 

O aplicativo é resultado de uma parceria entre a Receita Federal e a Associação Brasileira das Secretarias de Finanças das Capitais, Confederação Nacional dos Municípios, Frente Nacional dos Prefeitos e outras entidades representantes dos prestadores de serviço.

Vantagens do aplicativo para emissão

Por se tratar de uma solução tecnológica, permite maior padronização do setor tributário. Contemplando 5.570 legislações e Notas Fiscais de Serviços de diferentes regiões do país. 

Também é uma opção para diversos municípios que não cobram impostos por falta de recursos tecnológicos ou uma administração tributária mais estruturada.

Assim, o aplicativo para emissão de NFS-e padroniza o modelo de documento fiscal e torna disponível uma cesta de produtos tecnológicos para todo o Brasil. 

Segundo a Receita Federal, essa padronização via aplicativo traz facilidades para as rotinas fiscais dos profissionais e facilita a tributação. De maneira que esse serviço deve beneficiar prestadores de serviços de diferentes portes.

Conclusão

O aplicativo liberado pela Receita Federal propõe uma plataforma de administração tributária digital com o objetivo de facilitar o cumprimento das obrigações fiscais. Em especial para pequenos contribuintes como Microempresas, Empresas de Pequeno Porte e MEIs.

Conheça a solução para emissão de documentos fiscais da Focus NFe.

Picture of Ludmila Ferreira

Ludmila Ferreira

Assistente comercial e marketing na Focus NFe. Apaixonada por vôlei, música e livros.

Inscreva-se em nossa newsletter​

Receba nossos conteúdos exclusivos em primeira mão.

Explore outros conteúdos:

CTe e MDFe
CTe
Hélio Marques

NT 2024.001 CT-e: como funciona e quais são as novas regras?

A Nota Técnica 2024.001 é o documento que visa adequar as regras de validação do Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e), com o objetivo de evoluir a qualidade na emissão do documento e adequar o sistema à legislação aprovada.

A seguir, detalhamos as mudanças da Nota Técnica 2024.001 para CT-e, que inclui modificações em regras de validação, exclusão de coluna de tabela, entre outras alterações.

Leia mais »
Contabilidade
Welker Zigante

O que é gestão fiscal e tributária​ e como implementar?

A gestão fiscal e tributária é uma prática essencial para empresas de todos os portes e setores, seu objetivo é garantir o cumprimento das obrigações fiscais e otimizar a administração de tributos.

Considerando que o sistema tributário brasileiro é complicado e possui muitas exigências, é necessário criar meios mais estratégicos para que a organização tenha um setor financeiro saudável e transações operando dentro da legalidade.

Acompanhe o artigo de hoje e entenda mais sobre como implementá-la de forma eficiente.

Leia mais »
Pessoas em escritório mexendo em um notebook
Contabilidade
Ludmila Ferreira

DCTFWeb: O que é, obrigatoriedade, cronograma e prazo de entrega

DCTFWeb é uma declaração com obrigação acessória que torna mais fácil para contribuintes fazer a declaração de seus tributos junto à Receita Federal, pois eles declaram seus débitos de tributos e contribuições destinadas a terceiros.
Esta é uma declaração de suma importância porque, a partir de 2025, a DCTF convencional deixa de existir, sendo a DCTFWeb o meio padrão para a declaração de impostos. Com isso, é instituído um novo prazo de entrega para a DCTFWeb, entre outras novidades. Além disso, contribuintes de determinados impostos como o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) também deverão gerar a declaração.
Leia o artigo de hoje e entenda o que é DCTFWeb assim como sua obrigatoriedade, cronogramas e prazos.

Leia mais »