O Painel da API Focus NFe possui uma central completa para visualização e manejo de suas faturas. Neste artigo você irá aprender como:
- Acessar a Central de Faturas diretamente de seu Painel da API
- Visualizar seu histórico de Faturas
- Solicitar 2ª via ou reemissão de boleto para pagamento
- Visualizar os detalhes de uma fatura específica
- Contestar uma fatura
- Visualizar todos os seus contratos ativos e cancelados
- Alterar dados para faturamento
- Cancelar um contrato específico
- Cancelar todo o seu contrato com o Focus NFe
Para acessar a Central de Faturas entre em seu Painel, clique em “Serviços” e escolha a opção “Minha conta”.
Ao clicar nas Faturas será mostrada a tela principal da Central de Faturas, como na imagem abaixo.
Aqui temos:
1 – Total de Contratos: Para verificar os detalhes dos contratos clique em Visualizar Contratos.
2 – Última Fatura: Informações sobre a última fatura emitida pelo Focus NFe para a sua empresa. Clique em Detalhar Faturas para visualizar todas as faturas históricas de sua empresa.
3 – Configurações: Aqui estão os dados de dia de vencimento e dados cadastrais de sua empresa. Clique em Alterar para escolher o melhor dia de vencimento ou Cn para editar os dados de faturamento.
4 – Informações: Nesta área vai aparecer algum detalhamento. Inicialmente a tela traz o histórico de faturas e dependendo de onde você clicar a central irá mostrar os detalhes.
5 – Links úteis: Informações úteis sobre o faturamento do Focus NFe e um link para Solicitar Cancelamento de seu contrato conosco
Visão Geral dos contratos
Nesta tela você pode visualizar, mês a mês, as suas faturas, seus valores, data de vencimento, status atual e a NF emitida quando disponível. Aqui você pode também visualizar o Detalhamento da Fatura ou realizar ações nela:
2ª via: Impressão de segunda via do boleto ou reemissão do boleto, quando o original estiver vencido.
Contestar: Se entender que existe algo de errado com o valor da fatura você pode contestar diretamente deste painel.
Detalhamento de uma fatura
Ao clicar em Detalhes o sistema irá exibir o detalhamento de uma fatura, mostrando todos os valores cobrados além dos dados básicos da fatura, como no exemplo abaixo:
Contestar Fatura
Ao clicar em Contestar em uma fatura da lista de histórico, será aberta uma janela como a mostrada abaixo. Nela você pode explicar por que não concorda com a cobrança. Será aberto um chamado com o nosso time de suporte, que irá analisar a solicitação e retornar em seu email cadastrado.
Visualização e Cancelamento de Contratos
Clicando em Visualizar Contratos, na tela principal da Central, você terá acesso a todos os seus contratos. Por padrão a Central mostra apenas os contratos ativos, porém é possível selecionar a visualização de contratos cancelados.
Status de um contrato pode ser:
Iniciado: O contrato está registrado em nosso sistema, porém ainda não foram realizados pagamentos de mensalidades referentes a ele.
Ativo: O contrato está ativo.
Cancelado: O contrato está cancelado e não irá mais gerar mensalidades (É comum que contratos cancelados gerem uma mensalidade final, dependendo da data de cancelamento).
Ainda nesta visualização é possível solicitar o cancelamento de um contrato, para tanto basta clicar em Cancelar Contrato.
Alteração dos dados cadastrais
Ainda pela Central de Faturas é possível alterar seus dados cadastrais e melhor data de vencimento. Na tela inicial são mostradas estas informações no topo à direita:
Ao clicar em alterar serão mostradas as opções de dia de vencimento que aceitamos (5, 10 e 15).
Ao clicar em editar será mostrada uma tela para edição dos dados de faturamento. Estes são os dados para os quais emitiremos as notas fiscais e os boletos.