Como cadastrar uma empresa e gerar os tokens no painel (v2) da Focus NFe

Welker Zigante

Conteúdo

Facilidade e transparência são alguns dos pilares da Focus NFe. Além de ter uma API robusta e documentação completa, facilitamos ao máximo o onboarding de novas empresas, e por isso o processo de cadastro pode ser feito de forma totalmente autônoma, sem a necessidade de um contato inicial e de toda aquela burocracia comercial comum em outros players. Afinal, além de deixar os planos abertos dentro do site, não cobramos taxa de setup, não temos período de fidelidade e liberamos 30 dias de testes sem compromisso.

Abaixo você confere um passo a passo de como cadastrar uma empresa emitente em nosso painel (v2) e como gerar os tokens necessários para testar nossa API.

Cadastro inicial no site

Para que possa ter acesso a nosso painel, é necessário efetuar um cadastro conosco. Isso pode ser feito diretamente em nosso site: https://focusnfe.com.br/cadastro/cadastro-api/

Após a etapa acima, vamos enviar uma mensagem de confirmação no e-mail cadastrado, onde o usuário poderá cadastrar uma senha e finalizar o processo inicial.

Como cadastrar uma empresa emitente

Com os dados de acesso em mãos, é necessário cadastrar uma empresa emitente em nosso painel para que que os tokens sejam gerados e testes possam ser feitos em nossa API.

Para isso, basta acessar o link https://app-v2.focusnfe.com.br/minhas_empresas/empresas ou acessar o menu de empresas dentro do painel da Focus NFe (01).

Dentro do menu de empresas, clique no botão “Adicionar Empresa” (01).

Após a etapa anterior, será possível incluir os dados da empresa que será cadastrada. Todas as informações cadastrais são relevantes, porém é de extrema importância o cadastro das informações abaixo:

  • (01) CNPJ
  • (02) Razão Social
  • (03) Informações de identificação
  • (04) Informações de contato
  • (05) Informações de endereço
  • (06) Documentos Fiscais que serão utilizados

Além disso, também é necessário o cadastro do certificado modelo A1 e senha.

Observação: É necessário cadastrar um CNPJ real com certificado digital modelo A1 válido.

Após criar a empresa, será possível acessar o token principal, token de produção e token de homologação.

Como consultar os tokens no painel da Focus NFe

Os tokens são necessários para realização dos testes na API da Focus NFe. Após o cadastro da empresa emitente, o processo para consulta dos tokens é bem simples pois disponibilizamos um menu exclusivo para isso.

No menu principal, acesse a opção “Painel API” (01). Isso também pode ser feito acessando a URL https://app-v2.focusnfe.com.br/painel_api/tokens

Dentro do menu “Painel API”, clique na opção lateral “Tokens” (01).

Nesta tela, é possível ver os tokens disponíveis para a conta e para cada empresa cadastrada.

  • (02) Token Principal Produção: Pode ser usado para emissão de notas no ambiente de produção produção e para o cadasto de empresas via API.
  • (03) Token Produção: Deve ser utilizado para emissões de notas no ambiente de produção, onde as notas possuem valor fiscal.
  • (04) Token Homologação: Deve ser utilizado para emissão de notas no ambiente de homologação, ambiente este voltado para testes onde as notas emitidas não possuem valor fiscal.

Pronto! Realizados todos os processos acima, você poderá dar sequência nos testes em nossa API usando nossa documentação.

Caso já tenha um cadastro e precise de ajuda, nosso time de suporte está à disposição no e-mail suporte@focusnfe.com.br.

Picture of Welker Zigante

Welker Zigante

Welker é Consultor de Vendas no Focus NFe e Web Designer nas horas vagas.

Inscreva-se em nossa newsletter​

Receba nossos conteúdos exclusivos em primeira mão.

Explore outros conteúdos:

nota-tecnica-2024-002
Notas Técnicas
Douglas Pinheiro

Nota Técnica 2024.002: mudanças no leiaute de CT-e Simplificado

A Nota Técnica 2024.002 introduz uma novidade quando se trata do < a href="https://focusnfe.com.br/blog/cte/" target="_blan">Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e). Tal mudança visa otimizar e desburocratizar a emissão e a gestão do documento, com ênfase na agilidade e na praticidade para as empresas.

Mas a mudança mais importante trazida com a nota técnica é a criação do CT-e simplificado. Trata-se de uma versão enxuta do documento original, direcionada a operações de transporte menos complexas. Seu layout é mais conciso, exclui campos não essenciais e facilita o preenchimento das informações.

Para emissores, as principais vantagens são: menos tempo para emissão do documento e menor índice de erros. Para as empresas, por sua vez, há maior agilidade na conferência de dados e melhorar a comunicação entre documentos fiscais eletrônicos.

Leia mais »
NT 2023.002 - v1.00: Emissão de NFC-e para produtor rural pessoa física com IE
NFe
Ludmila Ferreira

Nota Técnica 2020.004: NF-e e DANFE Simplificado

A Nota Técnica 2020.004 trouxe atualizações essenciais para a emissão da Nota Fiscal eletrônica (NFe) e do Documento Auxiliar da Nota Fiscal eletrônica (DANFE). Com a padronização de campos obrigatórios e a proposta de destacar informações relevantes, essas mudanças visam tornar os processos mais eficientes e objetivos.

Essa evolução foi impulsionada pelo crescimento exponencial do comércio eletrônico. Com vendas realizadas cada vez mais fora de lojas físicas, como em marketplaces e pelo telemarketing, a simplificação dos processos fiscais tornou-se indispensável.

Nesse contexto, o DANFE Simplificado – Etiqueta foi introduzido como uma solução prática para otimizar a entrega de mercadorias e facilitar a rotina de empresas e transportadores.

Continue lendo e entenda melhor esta NT e o que propõe suas versões.

Leia mais »
Entenda o que é SaaS, como utilizar e como calcular as métricas SaaS para avaliar sua empresa e analisar os resultados de forma efetiva.
SaaS
Ricardo Acras

Métricas SaaS: como calcular e avaliar seu negócio?

As métricas SaaS são fundamentais para a análise de dados que contribuem tanto com a otimização de serviços, como para uma boa gestão de negócios.

Afinal, esse mercado exige constante evolução e validação. Seja para manter seu produto vivo e superar concorrentes, como para manter clientes engajados e as assinaturas ativas.

Manter os indicadores de desempenho (KPIs) aprimorados e conectados com a real situação do SaaS, possibilita correções e atualizações constantes do produto, norteando as atividades de melhoria contínua do software.

Pensando nisso, no artigo de hoje separamos as principais métricas a serem analisadas para que gestores e times permaneçam atentos tanto às demandas do público quanto da organização. Confira!

Leia mais »