Alterações da API NFSes Recebidas – v.2023-03-01

Luiz Bettoni

Conteúdo

Depois de um longo tempo em beta, a versão estável da nossa API de NFSes Recebidas (ou NFSeR) está em fase final de implantação. A partir do dia 2/10/2023 a versão estável passa a ser o novo padrão das respostas da API. Entenda aqui as melhorias e alterações desta versão.

Novos Recursos

A fim de manter compatibilidade com versões específicas, agora é possível especificar a versão da API na consulta. Assim, você já pode testar e adotar a nova versão informando o parâmetro adicional “api_version=2023-03-01”, tanto em homologação quanto produção. Se você precisar de respostas no formato de outra versão (como a deprecada beta), basta especificar a versão desejada conforme a Documentação de Versões da API.

Agora também é possível obter informações completas referentes a uma NFSe específica, consultando a chave da nota no endpoint de Consulta de NFSe Individual. Assim, é possível obter dados resumidos de todas as notas recebidas usando a consulta normal (padrão), e consultar detalhes completos apenas das notas de seu interesse.

Melhorias nos Campos

As consultas (normal e completa) de notas receberam diversos ajustes nos campos retornados. As principais diferenças da consulta normal (padrão):

Versão Beta · 2020-11-17Versão Estável · 2023-03-01
situacao:
  autorizada, cancelada, substituida
status:
  autorizado, cancelado, substituido
valor_servicosvalor_total
Diferenças de campos na consulta Normal (padrão)

Os campos da nota completa foram padronizados e normalizados, conforme descrito na Documentação Completa de Campos NFSes Recebidas. Destacam-se as seguintes alterações estruturais:

Versão Beta · 2020-11-17Versão Estável · 2023-03-01
situacao:
  autorizada, cancelada, substituida
status:
  autorizado, cancelado, substituido
servico:
  dados de um serviço prestado
servicos:
  array de (um ou mais) serviços prestados
url, url_xml:
  campos adicionais (antes exclusivos da consulta normal)
erros:
  mensagens de eventuais erros de processamento
Diferenças de campos na consulta Estendida (completa=1)

Para mais informações sobre compatibilidade de versões e detalhes de utilização, consulte nossa Documentação para a API de NFSes Recebidas. Em caso de dúvidas, entre em contato conosco no email suporte@focusnfe.com.br .

Inscreva-se em nossa newsletter​

Receba nossos conteúdos exclusivos em primeira mão.

Explore outros conteúdos:

decreto-n-599-2023
Nota Fiscal
Ludmila Ferreira

Decreto n° 599/2023: novas regras de pagamento da NFe e NFCe

O Decreto n.º 599/2023, publicado em 28 de novembro de 2023 no Diário Oficial do Mato Grosso, introduz na legislação estadual a obrigatoriedade de vinculação dos pagamentos eletrônicos ao programa emissor da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) e Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica (NFC-e).

Conforme o Portal da Transparência de Mato Grosso, com o avanço das tecnologias aplicadas ao comércio, principalmente aquelas que concernem aos pagamentos eletrônicos, permite-se que os sistemas emissores e APIs de documentos fiscais (NF-e) possam se integrar a diversos meios de pagamento eletrônico.

Por este motivo, trazemos explicações sobre o Decreto n.º 599/2023, suas alterações, quem deve aderir às suas regras e prazo de se adequar à obrigatoriedade disposta no Decreto.

Leia mais »
O que é GNRE? Saiba quem precisa emitir e como gerar!
Nota Fiscal
Douglas Pinheiro

GNR-e: o que é, quem precisa emitir e como gerar

Durante operações de transporte interestaduais, determinados documentos são necessários, e a GNRE é um deles.
Assim como outros documentos, a exemplo do Conhecimento de Transporte Eletrônico (CTe), a Guia Nacional de Recolhimento de Tributos Estaduais (GNRE) deve estar presente junto à mercadoria durante o processo de carga, pois a ausência dela pode gerar complicações para a empresa transportadora.
Quer saber mais? Confira o artigo de hoje! Nele, falamos o que é a GNRE, qual a sua importância, como gerá-la e outras informações relevantes.

Leia mais »