Alterações da API NFSes Recebidas – v.2023-03-01

Luiz Bettoni

Conteúdo

Depois de um longo tempo em beta, a versão estável da nossa API de NFSes Recebidas (ou NFSeR) está em fase final de implantação. A partir do dia 2/10/2023 a versão estável passa a ser o novo padrão das respostas da API. Entenda aqui as melhorias e alterações desta versão.

Novos Recursos

A fim de manter compatibilidade com versões específicas, agora é possível especificar a versão da API na consulta. Assim, você já pode testar e adotar a nova versão informando o parâmetro adicional “api_version=2023-03-01”, tanto em homologação quanto produção. Se você precisar de respostas no formato de outra versão (como a deprecada beta), basta especificar a versão desejada conforme a Documentação de Versões da API.

Agora também é possível obter informações completas referentes a uma NFSe específica, consultando a chave da nota no endpoint de Consulta de NFSe Individual. Assim, é possível obter dados resumidos de todas as notas recebidas usando a consulta normal (padrão), e consultar detalhes completos apenas das notas de seu interesse.

Melhorias nos Campos

As consultas (normal e completa) de notas receberam diversos ajustes nos campos retornados. As principais diferenças da consulta normal (padrão):

Versão Beta · 2020-11-17Versão Estável · 2023-03-01
situacao:
  autorizada, cancelada, substituida
status:
  autorizado, cancelado, substituido
valor_servicosvalor_total
Diferenças de campos na consulta Normal (padrão)

Os campos da nota completa foram padronizados e normalizados, conforme descrito na Documentação Completa de Campos NFSes Recebidas. Destacam-se as seguintes alterações estruturais:

Versão Beta · 2020-11-17Versão Estável · 2023-03-01
situacao:
  autorizada, cancelada, substituida
status:
  autorizado, cancelado, substituido
servico:
  dados de um serviço prestado
servicos:
  array de (um ou mais) serviços prestados
url, url_xml:
  campos adicionais (antes exclusivos da consulta normal)
erros:
  mensagens de eventuais erros de processamento
Diferenças de campos na consulta Estendida (completa=1)

Para mais informações sobre compatibilidade de versões e detalhes de utilização, consulte nossa Documentação para a API de NFSes Recebidas. Em caso de dúvidas, entre em contato conosco no email suporte@focusnfe.com.br .

Inscreva-se em nossa newsletter​

Receba nossos conteúdos exclusivos em primeira mão.

Explore outros conteúdos:

DevOps: entenda o que é, como funciona e por que adotar!
Tecnologia e API
Egon Hilgenstieler

DevOps: entenda o que é, como funciona e por que adotar!

A eficiência e a agilidade são atributos cada vez mais desejados pelas empresas, sem que isso comprometa a integridade de suas operações. É nesse cenário que surge o DevOps, uma metodologia inovadora que promete transformar a maneira como as organizações desenvolvem, entregam e mantêm um software.

Neste artigo, vamos explorar o que é o DevOps, como ele funciona e por que cada vez mais empresas estão adotando essa abordagem. Além disso, trazemos benefícios, desafios e como adotar o modelo em sua organização.

Leia mais »
Multithreading: o que é, principais usos e vantagens!
Tecnologia e API
João Vallim

O que é multithreading e como a técnica beneficia seu software

Você sabe o que é multithreading? Esse é um modelo de execução que melhora a performance e aumenta a eficiência de aplicações.
O multithreading está por trás da execução de softwares tanto em relação à velocidade quanto na capacidade de resposta. O seu funcionamento é dividido em threads, que formam tarefas independentes, mas que se relacionam umas com as outras.
Por isso, hoje vamos explicar o que é multithreading, qual é a sua função e os benefícios que esse modelo pode trazer ao seu software. Além disso, trazemos a relação deste método com outras técnicas como multiprocessing e multitasking na execução de tarefas.
Vamos lá?

Leia mais »
CFOP de Entrada: saiba quais são e confira as tabelas!
Contabilidade
Douglas Pinheiro

CFOP de Entrada: saiba quais são e confira as tabelas!

O CFOP de Entrada é um código utilizado para identificar a origem das mercadorias ou serviços que chegam a um estabelecimento. Isso ajuda garantir que a apuração fiscal seja feita de forma correta.

Entre os tipos de CFOP das transações de entrada, destacam-se os grupos que contemplam operações estaduais, interestaduais e internacionais.

Acompanhe esse artigo e tenha acesso às tabelas com os principais códigos

Leia mais »