Como automatizar a emissão de NFC-e?

João Vallim

Conteúdo

Pensando na melhoria da gestão de processos, a automação é uma forte aliada. Por isso, no artigo de hoje vamos falar sobre como automatizar a emissão de NFC-e.

A Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica (NFC-e) é o documento fiscal digital em formato XML que a empresa emite diretamente ao consumidor final. 

Também possui o documento auxiliar (DANFC-e), também conhecido como “Espelho da NFC-e”, que pode ser impresso em uma impressora comum, eliminando a necessidade das impressoras fiscais.

Acompanhe a leitura para saber mais sobre o momento ideal para automatizar a emissão desse tipo de nota e como colocar essa operação em prática.

Requisitos para a emissão de NFC-e

Para que a empresa esteja apta a emitir a NFC-e, é preciso cumprir alguns requisitos, como:

  • Obter a permissão da Sefaz, por meio de credenciamento;
  • Possuir certificado digital no padrão ICP – Brasil com o CNPJ contribuinte;
  • Estar com a Inscrição Estadual (IE) ativa e em dia;
  • Ter um programa que emite NFC-e;
  • Possuir o Código de Segurança do Contribuinte (CSC);

Além dessas condições técnicas, é válido lembrar que será necessário o acesso a uma infraestrutura básica, incluindo computadores com acesso à internet e sistema de proteção antivírus.

Ter uma impressora à disposição também é interessante, caso o cliente deseje ter o DANFC-e em mãos.

Quando automatizar a emissão de NFC-e?

Operacionalizar um sistema de automação não é uma tarefa simples. É preciso investir tanto em sistemas e equipamentos quanto no treinamento da equipe.

Contudo, os benefícios decorrentes de tornar a emissão mais rápida são recompensadores. Então, como saber se é um bom momento para iniciar a automação?

Separamos alguns elementos a se observar para decidir em relação a isso:

Volume de notas emitidas

Um ponto-chave é observar o volume de notas emitidas. Chega um momento em que a quantidade de NFC-e diárias acaba tomando um tempo precioso do colaborador.

Estados para os quais são emitidas

Outro aspecto a se atentar é para quais estados as notas estão sendo emitidas. Quando existe uma variação grande entre estados, a automação é bem-vinda, já que cada local tem suas peculiaridades e os sistemas garantem que serão atendidas.

Garantia do preenchimento correto

Por fim, vale destacar que, com a automação, existe uma maior garantia do lançamento correto dos valores. Como a nota é emitida por dentro do ERP, não há necessidade de que o colaborador digite os valores. Portanto, existe menos chance de erros no preenchimento.

Leia também: NF-e e NFC-e: Quem deve emitir qual tipo de nota?

Como automatizar a emissão de NFC-e?

Existem diversas maneiras de operacionalizar a automação de emissão de notas fiscais para o consumidor. Uma delas é por meio de uma API, como a que oferecemos aqui na Focus NFe.

Essa é uma opção com diversas vantagens. A principal é que, ao usar uma API, não há necessidade de alterar o sistema que a empresa já utiliza.

A API conecta o software de gestão ou ERP que a empresa já utiliza ao sistema do governo para emissão da NFC-e. Essa integração permite emitir nota automaticamente, seja em tempo real ou em sistema de contingência.

Confira outros benefícios da nossa API:

  • Sem de taxa de setup
  • Sem tempo mínimo de contrato
  • Emissão por planilha de diversas notas de uma vez
  • Mais agilidade no processamento para autorização das notas

Teste a API do Focus NFe grátis por 30 dias!

Picture of João Vallim

João Vallim

Analista de marketing, nerd, videomaker e fotógrafo nas horas vagas.

Inscreva-se em nossa newsletter​

Receba nossos conteúdos exclusivos em primeira mão.

Explore outros conteúdos:

decreto-n-599-2023
Nota Fiscal
Ludmila Ferreira

Decreto n° 599/2023: novas regras de pagamento da NFe e NFCe

O Decreto n.º 599/2023, publicado em 28 de novembro de 2023 no Diário Oficial do Mato Grosso, introduz na legislação estadual a obrigatoriedade de vinculação dos pagamentos eletrônicos ao programa emissor da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) e Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica (NFC-e).

Conforme o Portal da Transparência de Mato Grosso, com o avanço das tecnologias aplicadas ao comércio, principalmente aquelas que concernem aos pagamentos eletrônicos, permite-se que os sistemas emissores e APIs de documentos fiscais (NF-e) possam se integrar a diversos meios de pagamento eletrônico.

Por este motivo, trazemos explicações sobre o Decreto n.º 599/2023, suas alterações, quem deve aderir às suas regras e prazo de se adequar à obrigatoriedade disposta no Decreto.

Leia mais »
O que é GNRE? Saiba quem precisa emitir e como gerar!
Nota Fiscal
Douglas Pinheiro

GNR-e: o que é, quem precisa emitir e como gerar

Durante operações de transporte interestaduais, determinados documentos são necessários, e a GNRE é um deles.
Assim como outros documentos, a exemplo do Conhecimento de Transporte Eletrônico (CTe), a Guia Nacional de Recolhimento de Tributos Estaduais (GNRE) deve estar presente junto à mercadoria durante o processo de carga, pois a ausência dela pode gerar complicações para a empresa transportadora.
Quer saber mais? Confira o artigo de hoje! Nele, falamos o que é a GNRE, qual a sua importância, como gerá-la e outras informações relevantes.

Leia mais »