Como fica o setor de tecnologia depois do Coronavírus?
As empresas SaaS e de tecnologia em geral até podem ter uma certa facilidade para se adaptar à realidade de home office. Mas, existem ainda outras preocupações quando se trata do setor de tecnologia depois do Coronavírus. Entenda quais são e como lidar:
Indústrias e comércios tradicionais sofreram com a pandemia e tiveram que verificar novas possibilidades para manter o negócio girando, até para proteção dos profissionais. No setor de tecnologia, não poderia ser diferente. O impacto também chegou e com ele, várias modificações na maneira de trabalhar, se comunicar com o time e também perdas de clientes ou abertura de novos negócios.
Durante esse período, pessoas físicas e jurídicas começaram a procurar maneiras de economizar para manter seu dinheiro ou o caixa da empresa. E, esse tipo de reflexão fez com que várias empresas de tecnologia, inclusive,perdessem clientes. Por outro lado, também tiveram aqueles SaaS que conseguiram inovar ou se adaptar à realidade.
E depois que a pandemia do Coronavírus acabar, como será o comportamento de profissionais e empresas nos setor de tecnologia?
Apesar das perdas citadas, a maneira de vender das empresas de tecnologia está mais comum. Se antes, uma pessoa interessada em seu software ainda sentia um pouco de receio de conversar ao telefone ou por vídeo, hoje é a atitude mais correta a se fazer.
A conexão das pessoas com as plataformas online foi modificada. Pessoas de diferentes idades e culturas aprenderam a comprar online, confiar em uma empresa que nunca ouviram falar e também em alguém que nunca viram pessoalmente. Além disso, os “novos usuários” já perceberam a dinâmica e que muitos serviços podem ser facilitados a partir de alguns cliques – como receber uma compra por delivery, por exemplo.
Por outro lado, no momento em que muitas empresas estão na plataforma online, a oferta para essas pessoas também aumenta e faz com quem, mais do que nunca, cada negócio tenha que investir em mostrar o seu diferencial para o mercado.
Mas, e o mindset dos gestores e profissionais de tecnologia, mudaram também? Selecionamos algumas mudanças e aprendizados que fazem parte dessa previsão ou expectativa para o retorno, dentro das empresas:
Capacidade de se reinventar:
Uma das características muito fortes no mercado durante o tempo da pandemia foi a capacidade de reinvenção dos mais diversos negócios. Uma atitude que já é comum para SaaS, de olhar novas possibilidades e testar, ficou mais forte do que nunca.
Além disso, a rápida execução também foi um bom exemplo que deve ficar a partir de agora. O que pode ter sido uma ação corajosa hoje, fica de exemplo para acelerar ainda mais os processos e incentivar a inovação nas empresas de tecnologia.
Home office
O home-office, ainda que já fosse uma prática conhecida, principalmente para os profissionais de tecnologia, trouxe outros pontos de reflexão para a volta ao trabalho. Foi preciso que cada um aprendesse a melhor maneira de trabalhar, assim como gerenciar as atividades do dia de forma mais independente. O uso de novas ferramentas aqui também representou novas oportunidades para empresas e colaboradores, que continuarão utilizando esse tipo de solução provavelmente.
Comunicação mais integrada
Com o isolamento social, os colegas de trabalho também precisaram encontrar maneiras de trocar informações e dividir as tarefas elencadas para cada um. Aqui, podemos destacar as ferramentas de vídeo para reuniões, mas também o próprio hábito de conversar sobre as tarefas de maneira mais detalhada – o que pode ser feito como uma “daily” na volta ao trabalho no formato tradicional.
Segurança de dados
Sabemos sobre o crescimento dos e-commerce, abertura de compras online pelo Instagram e todas as novidades que envolvem relacionamento e compra no universo online. Com isso, a segurança de dados foi mais uma vez destaque. Ainda que a oficialização da LGPD tenha sido adiada, por conta do Coronavírus, a cibersegurança e os cuidados com dados de usuários deve ser prioridade.
Eventos e aperfeiçoamento profissional
Importantes eventos agendados precisaram ser remarcados ou cancelados durante a quarentena. Para continuar com eventos, cursos e networking em geral, os vídeos – ao vivo ou não apareceram como uma opção muito eficaz. Ainda que não seja exatamente a mesma experiência que presencial, o vídeo conseguiu ser uma ótima alternativa para empresas e pessoas físicas. Isso, portanto, deve ser um dos itens que continuarão como fortes estratégias, com um grande alcance e custo reduzido.
Essa facilidade de aprendizado incentivou também muitas pessoas a procurarem por aperfeiçoamento, profissional ou pessoal. As novas possibilidades surgem aqui para diversos mercados, que podem utilizar esse novo canal para ensinar sobre seus serviços.
Inclusão em lives
Além de lives sobre assuntos profissionais, muitos cantores aproveitaram os canais de vídeo para continuar em contato com seus fãs e para conquistar novos. E o que o setor de tecnologia pode tirar de exemplo desse tipo de evento online? Fora o espetacular alcance, esse tipo de evento mostrou uma forte inclusão, com intérprete de libras, que puderam levar a experiência para pessoas que não conseguem ouvir. Essa é uma ação muito importante, que deverá ser olhada de forma diferente e pode fazer a diferença na acessibilidade do seu site ou software.
Bem-estar e saúde mental
O último item é um dos mais importantes aprendizados nesse difícil período que a sociedade está enfrentando por conta da pandemia do Coronavírus. A preocupação com o impacto do isolamento e a maneira que as pessoas lidam com as notícias sobre a doença viraram prioridade para RHs e gestores de diversas empresas – de tecnologia ou não.
Bem como os cuidados com higienização dos ambientes na volta ao trabalho de forma tradicional, esse olhar para o bem-estar dos profissionais deve continuar. Com novas maneiras para conversar e ajudar, certamente esta também é uma oportunidade para melhorar o ambiente de trabalho, priorizando a saúde mental de todos.
E na sua empresa, quais foram os impactos que trarão maiores aprendizados? Deixe seu comentário sobre as previsões para as empresas SaaS e o setor de tecnologia com a crise do Coronavírus.