Quando falamos em vender software, podemos perceber vários aspectos específicos que só esse mercado tem. Contudo, a verdade é que por trás de qualquer venda, existem alguns detalhes comuns na maioria dos cenários.
Ainda assim, criar um método de vendas não é uma tarefa tão simples. Por mais que existam muitas dicas por aí, cada caso é um caso.
É preciso conhecer muito bem o seu negócio para desenvolver uma fórmula de vendas adequada, que equilibre um bom ritmo de vendas com os recursos que você tem disponíveis.
Se você está se organizando para começar a vender um software pela internet, acompanhe o artigo de hoje para conhecer nossas dicas para fortalecer suas vendas.
Dicas de como vender software pela internet
1. Conheça o seu público
Toda relação de venda é baseada em uma troca: você entrega uma solução enquanto seu consumidor dá sua parcela financeira.
Mas quais são os motivos que levam seu cliente a estar disposto a fazer essa troca? Quais são suas principais necessidades? Como o seu produto ajuda a resolver os problemas desse público?
Sem conhecer a fundo os clientes que você já atende e pretende atender, sua estratégia de vendas acaba ficando sem foco. Por isso, busque saber tudo sobre quem você atende.
Leia também: 4 dicas para escalar a sua empresa SaaS.
2. Deixe claro o valor do seu produto
Conhecendo bem o público, é possível exaltar o valor que o seu software oferece.
O valor de um produto tem a ver com os benefícios que oferece em relação aos custos que cobra por eles. Sim, é a velha história do custo X benefício.
Para colocar o valor do produto em evidência, é preciso ter na ponta da língua as funcionalidades, diferenciais e detalhes específicos do seu sistema, somados às informações do cliente, como comentamos.
Assim, fica muito mais fácil defender a sua venda, alinhando as necessidades do consumidor aos benefícios que você oferece com o software.
3. Capriche na pesquisa de mercado
Além de conhecer bem o público e o seu próprio produto, é preciso ficar de olho na concorrência.
Conhecer bem as outras soluções em softwares que estão disponíveis no mesmo mercado que o seu é uma ação estratégica poderosa.
É por meio dessas informações que você vai saber os pontos fortes e fracos tanto das outras empresas como da sua, quando em comparação com as demais.
Essa é uma ação que precisa acontecer de forma recorrente: o mercado está em constante mudança e a observação da concorrência deve ser parte das ações cotidianas.
Ou seja, fazer aquela pesquisa de dois ou três competidores uma vez por ano pode não ser o suficiente. Vigie constantemente!
4. Explore estratégias de marketing digital
Como estamos falando sobre vender software pela internet, é claro que o marketing digital iria aparecer por aqui.
Entre as diversas ações possíveis dentro das técnicas de marketing online, no mercado de software indica-se muito o uso de marketing de conteúdo.
Essa estratégia te ajuda a se posicionar como autoridade no mercado, fortalecendo o seu relacionamento com o cliente.
É interessante aliar a criação de conteúdos relevantes com sistemas de automação, para gerenciar seus contatos e filtrar aqueles que estão em diferentes estágios da jornada de compra.
Além disso, vale a pena conjugar isso com anúncios no Google Ads, criados de forma estratégica para alcançar palavras-chave que possam trazer um bom retorno.
5. Personalize o que for possível
Como falamos na parte sobre conhecer o público, todo cliente tem problemas, desejos e necessidades.
Se o seu software tiver a possibilidade de flexibilizar alguns detalhes para atender demandas específicas, isso pode gerar oportunidades de venda melhores.
Além disso, vale a pena pensar em personalização na hora de fazer o atendimento. Uma dica preciosa é pensar em estudos de caso que evidenciem a resolução dos principais problemas, para ajudar o cliente a vislumbrar a sua questão sendo resolvida.
6. Procure vender software para pequenas e médias empresas
Não é segredo que o sonho de qualquer empresa é vender software para as grandes corporações.
Mas aqui no Brasil, as PMEs (pequenas e médias empresas) são extremamente relevantes. Essas organizações têm crescido e buscado melhorar seus processos de gestão.
Por isso, ao definir o seu público, avalie se as PMEs não seriam também uma possibilidade para oferecer os seus serviços.
7. Acompanhe seu cliente antes, durante e depois da compra
Nem só do momento da venda se faz o relacionamento com o cliente.
Uma das grandes falhas das empresas de software é subestimar o pós atendimento. É justamente nesse momento que você pode demonstrar ainda mais valor no seu serviço!
Não adianta fazer todo o processo pré-venda com a maior atenção, fechar um pacote de serviços bom para as duas partes e depois abandonar o cliente.
Organize o seu time de vendas para que exista um sistema proativo de atendimento pós-venda, para garantir que o cliente alcance o sucesso usando o seu produto.
Confira mais conteúdos sobre o mundo SaaS em nosso blog.