Core business: dicas para sua empresa de software

João Vallim

Conteúdo

O core business é a atividade essencial de uma empresa. E se você quer manter o foco, é preciso saber o que significa esse conceito, assim como identificar corretamente qual o core business do seu negócio.

O que é core business

Core business nada mais é do que o elemento central do seu negócio. Ou seja, a principal solução que a sua empresa oferece por meio de seus produtos e serviços.

Vamos pegar a Coca-Cola como exemplo: considerando apenas o setor da marca relativo a bebidas, podemos dizer que o core business é produção e marketing dos produtos. 

Para pôr em prática o core business, é preciso que a empresa desenvolva algumas competências essenciais, também chamadas de core competences.

Para garantir que essas atividades sejam desempenhadas efetivamente, a empresa precisa desenvolver competências na área de tecnologia, design, negociação e por aí vai. 

As atividades que são essenciais, mas que não estão ligadas ao core business, a marca terceiriza. Por exemplo, a venda e a logística dos produtos Coca-Cola são todas terceirizadas, para que possam focar em desenvolver melhores produtos e impulsionar a marca.

Então, focar no core business nada mais é que, dar prioridade para trabalhar o ponto forte do seu negócio, lembrando da sua principal atividade e o motivo pelo qual sua empresa existe.

Identifique o core business da sua empresa

Depois de entender o que o é core business, o próximo passo é saber identificar a atividade principal da sua empresa. Mas como fazer isso?

Veja algumas dicas.

Saiba quais são as características do seu negócio

Entenda cada detalhe do que a sua empresa oferece. Desde o preço, a qualidade, posicionamento de marca até mesmo algo específico que outros não fazem.  

Saber com exatidão o que seu negócio oferece ao seu público alvo ajuda a definir com mais precisão qual é o seu core business.

Saiba qual o seu diferencial

Tenha em mente qual o seu diferencial em relação às outras empresas. Em que aspectos você faz um melhor trabalho e entrega mais qualidade do que a concorrência?

Saber o diferencial da sua empresa fortalece ainda mais o seu core business e aumenta seu potencial competitivo diante da concorrência.

Defina um foco de atuação

Não queira abraçar o mundo. Concentre em um foco principal e a partir dele defina qual será o caminho que vai seguir.

Ter um foco ajuda a traçar estratégias adequadas ao seu mercado de atuação e fica mais fácil atingir o objetivo da sua empresa. Assim você não perde tempo na hora de estabelecer qual é o seu core business.

Fortaleça o core business da sua empresa

Depois de identificar o core business, é importante elaborar meios de focar nele. Para isso, seguem algumas dicas:

Construa uma estratégia para sua equipe

Defina o papel de cada membro da sua equipe e avalie o que pode estar tomando o tempo do seu colaborador e não está ligado ao core business. 

Nessa avaliação, pode ser que você perceba que existe acúmulo de trabalho em processos que poderiam ser automatizados. Assim, é possível reorganizar as atividades, otimizando os processos e utilizando o tempo de forma mais estratégica.

Automatização de processos

Automatizar processos influencia diretamente na otimização do tempo. Considerando que você quer focar no seu core business, o seu tempo deve ser direcionado em projetos mais estratégicos do que operacionais.

Para empresas de softwares por exemplo, podemos citar alguns processos que podem ser automatizados, ainda mais se levar em conta o setor fiscal: acompanhamento de relatórios de operações, buscas e validações automáticas de notas e estruturas de arquivos XML, assim como o processamento de documentos enviados por email, entre outros. 

Terceirização de processos

Para poder focar no seu core business, é importante dar maior atenção e prioridade para as competências que irão permitir que o seus objetivos sejam atingidos. 

Por exemplo: se sua empresa tem como core business a venda de produtos naturais, mas passa uma boa parte do tempo se preocupando com questões fiscais e emissão de notas, não estará dedicando tempo suficiente para se aprimorar no que realmente importa.

Assim, para focar no core business, um passo é analisar o que é possível automatizar e terceirizar para que você e seu time tenham mais tempo para priorizar a sua atividade principal. 

Para algumas empresas, uma oportunidade de otimização de processos e economia de tempo se encontra na integração de APIs com seus sistemas. Ainda mais para aqueles que  precisam emitir notas fiscais eletrônicas mas não contam com esse recurso em seus sistemas internos. 

Nesse sentido, a Focus NFe pode te ajudar. Em nosso post sobre as 7 Vantagens de API para emissão de NFe contamos como a nossa API contribui para a sua empresa ter mais foco e otimizar o tempo.

Conheça mais sobre o Focus NFe: https://bit.ly/2K6fvHP

Picture of João Vallim

João Vallim

Analista de marketing, nerd, videomaker e fotógrafo nas horas vagas.

Inscreva-se em nossa newsletter​

Receba nossos conteúdos exclusivos em primeira mão.

Explore outros conteúdos:

Nota fiscal denegada
Documentos fiscais
Luciano Romaniecki

Nota denegada: o que é, quando acontece e como evitar

A denegação da Nota Fiscal Eletrônica era um o processo em que a Secretaria de Fazenda (SEFAZ) denegava a nota, não autorizando a realização das operações na qual ela se referia, por conta de irregularidades fiscais nos cadastros do emitente ou do destinatário.

No entanto, houve mudanças a respeito desse tema. Basicamente, o processo de denegação é eliminado para a NF-e (modelo 55) e é substituído pelo procedimento de rejeição.

Logo, é necessário que as empresas adaptem as suas operações fiscais. A seguir, trazemos tudo o que mudou e como se deve proceder no caso de sua nota fiscal ser rejeitada.

Leia mais »
Nota Técnica 2019.001: Atualizações das Regras de Validação
Documentos fiscais
Douglas Pinheiro

Nota Técnica 2019.001: Atualizações das Regras de Validação

A Nota Técnica 2019.001 trata-se de um documento com alto impacto para desenvolvedores e exige regras de validação mais rígidas. Por isso, passa por atualizações constantes, a fim de melhorar os serviços oferecidos aos consumidores.

Nos últimos meses, foram lançadas novas versões deste documento, com inclusão de novas regras de validação relacionadas a itens como: inclusão de campos para informações para crédito presumido; obrigatoriedade de preenchimento do código de benefício fiscal; alterações de regras de validação em operações de aquisição ou prestação de serviços; entre outras atualizações.

Além disso, as versões mais antigas da nota possuem regras que se relacionam com tópicos importantes, como benefícios fiscais, melhora do controle de documentos

Leia mais »
Tecnologia e API
Yuri Corredor

O que é Clean Code? Confira as melhores dicas!

O Clean Code (código limpo) é um método de desenvolvimento de softwares que tem como proposta a criação de códigos de forma mais simples e objetiva. Com algumas boas práticas, a ideia é deixar o código mais acessível e com manutenção facilitada.
Considerando que as mudanças na tecnologia, no mercado e a demanda dos usuários são constantes, é essencial entender maneiras distintas de criar códigos de uma forma mais eficiente.

Para entender mais sobre estas boas práticas de desenvolvimento e como elas podem te ajudar, acompanhe nosso artigo de hoje.

Leia mais »