O core business é a atividade essencial de uma empresa. E se você quer manter o foco, é preciso saber o que significa esse conceito, assim como identificar corretamente qual o core business do seu negócio.
O que é core business
Core business nada mais é do que o elemento central do seu negócio. Ou seja, a principal solução que a sua empresa oferece por meio de seus produtos e serviços.
Vamos pegar a Coca-Cola como exemplo: considerando apenas o setor da marca relativo a bebidas, podemos dizer que o core business é produção e marketing dos produtos.
Para pôr em prática o core business, é preciso que a empresa desenvolva algumas competências essenciais, também chamadas de core competences.
Para garantir que essas atividades sejam desempenhadas efetivamente, a empresa precisa desenvolver competências na área de tecnologia, design, negociação e por aí vai.
As atividades que são essenciais, mas que não estão ligadas ao core business, a marca terceiriza. Por exemplo, a venda e a logística dos produtos Coca-Cola são todas terceirizadas, para que possam focar em desenvolver melhores produtos e impulsionar a marca.
Então, focar no core business nada mais é que, dar prioridade para trabalhar o ponto forte do seu negócio, lembrando da sua principal atividade e o motivo pelo qual sua empresa existe.
Identifique o core business da sua empresa
Depois de entender o que o é core business, o próximo passo é saber identificar a atividade principal da sua empresa. Mas como fazer isso?
Veja algumas dicas.
Saiba quais são as características do seu negócio
Entenda cada detalhe do que a sua empresa oferece. Desde o preço, a qualidade, posicionamento de marca até mesmo algo específico que outros não fazem.
Saber com exatidão o que seu negócio oferece ao seu público alvo ajuda a definir com mais precisão qual é o seu core business.
Saiba qual o seu diferencial
Tenha em mente qual o seu diferencial em relação às outras empresas. Em que aspectos você faz um melhor trabalho e entrega mais qualidade do que a concorrência?
Saber o diferencial da sua empresa fortalece ainda mais o seu core business e aumenta seu potencial competitivo diante da concorrência.
Defina um foco de atuação
Não queira abraçar o mundo. Concentre em um foco principal e a partir dele defina qual será o caminho que vai seguir.
Ter um foco ajuda a traçar estratégias adequadas ao seu mercado de atuação e fica mais fácil atingir o objetivo da sua empresa. Assim você não perde tempo na hora de estabelecer qual é o seu core business.
Fortaleça o core business da sua empresa
Depois de identificar o core business, é importante elaborar meios de focar nele. Para isso, seguem algumas dicas:
Construa uma estratégia para sua equipe
Defina o papel de cada membro da sua equipe e avalie o que pode estar tomando o tempo do seu colaborador e não está ligado ao core business.
Nessa avaliação, pode ser que você perceba que existe acúmulo de trabalho em processos que poderiam ser automatizados. Assim, é possível reorganizar as atividades, otimizando os processos e utilizando o tempo de forma mais estratégica.
Automatização de processos
Automatizar processos influencia diretamente na otimização do tempo. Considerando que você quer focar no seu core business, o seu tempo deve ser direcionado em projetos mais estratégicos do que operacionais.
Para empresas de softwares por exemplo, podemos citar alguns processos que podem ser automatizados, ainda mais se levar em conta o setor fiscal: acompanhamento de relatórios de operações, buscas e validações automáticas de notas e estruturas de arquivos XML, assim como o processamento de documentos enviados por email, entre outros.
Terceirização de processos
Para poder focar no seu core business, é importante dar maior atenção e prioridade para as competências que irão permitir que o seus objetivos sejam atingidos.
Por exemplo: se sua empresa tem como core business a venda de produtos naturais, mas passa uma boa parte do tempo se preocupando com questões fiscais e emissão de notas, não estará dedicando tempo suficiente para se aprimorar no que realmente importa.
Assim, para focar no core business, um passo é analisar o que é possível automatizar e terceirizar para que você e seu time tenham mais tempo para priorizar a sua atividade principal.
Para algumas empresas, uma oportunidade de otimização de processos e economia de tempo se encontra na integração de APIs com seus sistemas. Ainda mais para aqueles que precisam emitir notas fiscais eletrônicas mas não contam com esse recurso em seus sistemas internos.
Nesse sentido, a Focus NFe pode te ajudar. Em nosso post sobre as 7 Vantagens de API para emissão de NFe contamos como a nossa API contribui para a sua empresa ter mais foco e otimizar o tempo.
Conheça mais sobre o Focus NFe: https://bit.ly/2K6fvHP