PPP eletrônico: tudo que sua software house precisa saber

Ludmila Ferreira

Conteúdo

O PPP eletrônico é uma obrigatoriedade e estar com software preparado para atender a essa demanda é essencial. Uma vez que no início de 2023 esse documento passou a ser emitido exclusivamente em formato eletrônico. 

O artigo de hoje traz mais detalhes sobre o assunto, especialmente para os desenvolvedores que precisam lidar com a emissão fiscal.

Acompanhe!

O que é PPP eletrônico

O Perfil Profissional Previdenciário (PPP) é um documento que registra o histórico de atuação de um trabalhador, abrangendo dados administrativos, registros ambientais e os resultados do monitoramento biológico durante esse período. 

Seja o PPP eletrônico ou físico, sua função é informar as condições de trabalho, em particular os pedidos especiais de aposentadoria. A obrigatoriedade do formato eletrônico entrou em vigor em 1º de Janeiro de 2023, passando a substituir o PPP em papel.

Outro ponto válido é que: o PPP não difere do SST. Isso porque no modelo digital o Perfil Profissional já repassa as informações dos Eventos de STT por meio do S-2240 (Condições Ambientais do Trabalho – Agentes Nocivos).

O que deve ser enviado no PPP eletrônico

O PPP deve ser elaborado com base no evento do eSocial S-2240 – Condições Ambientais do Trabalho – Agentes Nocivos.

Assim as empresas devem enviar dados com as condições ambientais do trabalho, atividades desempenhadas, exposição a agentes nocivos e o uso de EPI´s e EPC. Inclusive com a assinatura dos responsáveis por ele, como por exemplo: engenheiros e médicos de segurança do trabalho ou alguém indicado pela empresa.

O envio das informações é obrigatório para todos os empregadores, cooperativas, sindicatos, órgãos públicos e até mesmo o MEI, caso possua colaboradores. Nesse caso, os pré-requisitos que precisam ser enviados são os eventos: S-2190 – Registro Preliminar de Trabalhador, ou S-2200 – Cadastramento Inicial do Vínculo e Admissão/Ingresso de Trabalhador, ou S-2300 – Trabalhador Sem Vínculo de Emprego/Estatutário – Início.

Já no que diz respeito a prazos, o contribuinte deve enviar os dados até o dia 15 do mês subsequente ao início da contratação do trabalhador. Não necessitando enviar todos os meses, apenas em caso de alteração de dados da informação inicial já enviada.

Quais empregados têm direito ao PPP eletrônico

É obrigatório a emissão de PPP para todos os empregados, inclusive os que não possuem direito à aposentadoria especial. De forma a comprovar se os trabalhadores não estão em risco. 

Como enviar as informações e quais as penalidades caso não envie

Por agora ser em formato digital, as informações devem ser enviadas em formato XML. Isso facilita o processo dentro dos softwares e também otimiza a emissão para os clientes. 

Em caso de não envio dos eventos SST e do eSocial, ou preenchimentos incorretos das informações dos empregados, multas são aplicadas pelo Ministério do Trabalho e Previdência (MTP). Podendo inclusive se tornar um crime de falsificação de documento público

Segundo o artigo 283 do Decreto 3048/99 (Regulamento da Previdência Social) e dependendo da gravidade da infração, os valores das multas variam entre R$ 636,17 a R$ 63.617,35.

Logo, manter o PPP desatualizado ou com informações incorretas faz com que a empresa não possa provar que cumpre as normas de segurança e saúde do trabalho. Aumentando as chances de condenação em situações de processos trabalhistas.

Como o empregado acessa o PPP eletrônico

Todos aqueles que tiverem o PPP eletrônico emitido a partir do dia 01 de Janeiro de 2023 podem acessá-lo via aplicativo “Meu INSS”, disponível na store do celular ou pelo site Meu INSS

Para acessar: 

  1. Entre no aplicativo ou no site Meu INSS;
  2. Vá em “Do que você precisa” e digite qual nome do serviço você deseja;
  3. Depois é só clicar em “Baixar PDF”.

Em todas as situações, o empregado precisa estar obrigatoriamente com os seguintes documentos:

  • Número do CPF;
  • Para os casos de procurador ou representante legal: procuração ou termo de representação legal (tutela, curatela, termo de guarda);
  • Documento de identificação com foto (RG, CNH ou CTPS) e CPF do procurador ou representante.

O atendimento do PPP digital é instantâneo e o download do documento pelo empregado pode ser feito na mesma hora da emissão.

Simplifique sua gestão de documentos fiscais com a Focus NFe

Somos um ecossistema de soluções para a emissão e gestão de documentos fiscais, permitindo que empresas dos mais diversos portes e segmentos ganhem mais tempo para focar no que importa.

Sua empresa possui desenvolvedores, sistema interno e quer otimizar a emissão de notas? Conheça nosso conjunto de APIs para emissão de documentos fiscais!
Converse já com a nossa equipe: https://focusnfe.com.br/contato?utm_campaign=textoctablog

Ludmila Ferreira

Ludmila Ferreira

Assistente comercial e marketing na Focus NFe. Apaixonada por vôlei, música e livros.

Inscreva-se em nossa newsletter​

Receba nossos conteúdos exclusivos em primeira mão.

Explore outros conteúdos:

Nota Técnica 2023.004
Nota Fiscal
Hélio Marques

Nota Técnica 2023.004: novo evento para NF-e e NFC-e (ECONF)

documentos fiscais e recursos financeiros recebidos.

Assim, todos os que estão envolvidos no processo da emissão da Nota Fiscal eletrônica (NFe) e a Nota Fiscal de Consumidor eletrônica (NFCe), têm a possibilidade de anotar no documento fiscal as transações financeiras relacionadas através do Evento de Conciliação Financeira (ECONF).

No entanto, em 02 de fevereiro de 2024, foi lançada a versão 1.10 da NT 2023.004 com algumas alterações importantes. Acompanhe o artigo de hoje e entenda mais sobre essas mudanças.

Leia mais »
Nota Técnica 2019.001: Atualizações das Regras de Validação
Nota Fiscal
Douglas Pinheiro

Nota Técnica 2019.001: Atualizações das Regras de Validação

A Nota Técnica 2019.001 trata-se de um documento com alto impacto para desenvolvedores e demanda regras de validação mais rígidas. Por isso, passa por atualizações constantes, a fim de melhorar os serviços oferecidos aos consumidores.

Algumas de suas regras têm a ver com tópicos importantes, como benefícios fiscais, melhora do controle de documentos referenciados e a identificação do destinatário, descrição de informações do ICMS com mais precisão, entre outros tópicos.

A seguir, trazemos as mudanças da Nota Técnica 2019.001 nas diferentes versões do documento, lançadas nos últimos anos.

Leia mais »
Nota Fiscal Falsa: Como evitar golpes
Nota Fiscal
Gabriel Hissatomi Davanzo

Nota Fria: o que é, como identificar e como evitar golpes?

A Nota Fria é todo documento que contém qualquer tipo de informação adulterada. Esse é um problema que nem sempre fica claro e até mesmo as partes não envolvidas na ação criminosa podem ser afetadas judicialmente.

Portanto, é essencial saber como identificar as notas falsas e como lidar com esses percalços para evitar fraudes e se prevenir contra este tipo de documento. Acompanhe o artigo de hoje e saiba como reconhecer a Nota Fria.

Leia mais »