Desativação da versão 1 da API da Focus NFe

Caroline Kuviatkoski

Conteúdo

A Focus NFe mantém o compromisso de zelar pela qualidade e constante atualização de seus sistemas. Por isso, estamos realizando mais uma ação em busca da excelência.

Atualmente, temos duas versões da API da Focus NFe em funcionamento. A versão mais recente é utilizada pela maioria dos nossos clientes, enquanto a versão anterior é utilizada por poucos usuários. Decidimos, assim, realizar o movimento de desativação da V1 em favor da versão V2, que é mais moderna e segura.

Cronograma de desativação da V1

Há tempo suficiente para que os nossos clientes e suas equipes consigam se organizar diante da descontinuação da versão 1 da API.

Confira abaixo o cronograma de desativação da V1:

  • Agosto/2024: Notificação a todos os clientes que ainda utilizam a V1 sobre a descontinuação.
  • Janeiro/2025: Clientes que utilizam a V1 poderão continuar usando somente para as empresas emitentes já cadastradas. Não será aceito o uso da V1 para novas empresas, mesmo em clientes antigos.
  • Junho/2025: Descontinuação total da V1.

Inscreva-se em nossa newsletter​

Receba nossos conteúdos exclusivos em primeira mão.

Explore outros conteúdos:

Homem digitando em um notebook que está em uma mesa. Ao lado do notebook há duas garrafas de água.
Notas Técnicas
Caroline Kuviatkoski

NT 2014.002 da NFe: versões e atualizações

Basicamente, uma Nota Técnica (NT) é um documento que tem como objetivo comunicar informações técnicas referentes à emissão de Nota Fiscal Eletrônica (NF-e). 

Especialmente em relação à Nota Técnica 2014.002, pretende-se disseminar informações referentes à apresentação de um novo WebService que concede informações aos atores da NF-e interessados.

A seguir, trazemos as atualizações contidas nas diferentes versões da NT 2014.002 da NF-e.

Leia mais »
Documentos fiscais
João Vallim

Nota Técnica 2023.001 – Tributação Monofásica sobre Combustíveis

A NT 2023.001 tem gerado grande interesse no setor de combustíveis, especialmente devido às mudanças que traz para a tributação monofásica. Isso acontece porque o setor de petróleo e energia tem alto impacto no Brasil, afinal, o ramo responde por grande parte da matriz energética e do PIB industrial do país.

Publicada em fevereiro de 2023, esta norma técnica atende ao Convênio ICMS nº 199/2022 e ao Ajuste SINIEF Nº 1/2023. Seu objetivo é facilitar a emissão de documentos fiscais e o cálculo de tributos na área.

Confira as novas regras e os impactos para as empresas do setor de energia, incluindo as atualizações da última versão divulgada em maio de 2024.

Leia mais »