Erro na emissão de NF-e: como resolver a Rejeição 611?

João Vallim

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A Rejeição 611 faz parte dos possíveis erros que podem acontecer na hora de emitir notas. Erros que podem ser desde o preenchimento incorreto até a confusão com dados importantes.

Por isso, o post de hoje é para você que precisa emitir documentos fiscais com frequência e não sabe o que fazer quando se depara com esse erro.  

Mas antes, vamos entender mais sobre o que é e o que pode causar essa rejeição na hora de emitir uma NF-e. Vamos lá?  

Rejeição 611

A Rejeição 611:GTIN (cEAN) inválido acontece quando uma NF-e é emitida e o Código de Barras do produto (tag:cEAN) informado é inválido. 

Por exemplo, imagine que você emite uma NF-e e informa apenas zeros no Código de Barras. Nesse caso a nota será rejeitada pelo motivo 611. 

Outra possibilidade é que o valor com Dígito Verificador (último valor numérico da sequência) seja inválido, o que significa que houve um erro no cálculo desse valor. 

Portanto, existem algumas regras de validação. Vamos a elas.

Regras de validação

Antes de saber como resolver a Rejeição 611, é preciso observar algumas regras de validação. 

Primeiro confira o valor informado em  cEAN e cEANTrib. Esse valor tem que ser válido referente ao GTIN e o campo cEAN pode ser preenchido com as seguintes alternativas:

  • Códigos de 8 , 12, 13 ou 14 números
  • Vazio (em branco)
  • Termo literal: “SEM GTIN”

Ao mesmo tempo, fique atento à regra de validação Sefaz, demonstrada na imagem:

Rejeição 611

Como resolver a Rejeição 611?

Primeiro, confira o preenchimento do campo cEAN e se o valor informado está de acordo com a regra de validação da Sefaz. Em seguida, verifique com o suporte do seu ERP se as regras utilizadas para preencher o campo atendem às especificações necessárias. 

Isso porque se um número for inserido incorretamente ou de modo aleatório pelo seu sistema ERP, o dígito verificador do cEAN representado pelo último número do Código de Barras vai se apresentar inválido.

Se com os números informados no campo cEAN houver a rejeição 611, é provável que o último número do sequencial não seja válido. 

Para entender melhor, observe o exemplo abaixo onde se tentou emitir a nota com o EAN de um dos itens (campo cEAN) preenchido com o código 7894900700044. Nesse caso, para esse código, o dígito verificador (último número) informado foi 4 mas deveria ser 6. :

"itens": [{
            "numero_item": "1",
            "codigo_produto": "REF14",
            "codigo_barras_comercial": "SEM GTIN",
            "descricao": "JOGO DE PASTILHA DE FREIO",
            "codigo_ncm": "87083019",
            "nves": [],
            "cfop": "5405",
            "unidade_comercial": "UN",
            "quantidade_comercial": "1.0000",
            "valor_unitario_comercial": "47.2300000000",
            "valor_bruto": "47.23",
            "codigo_barras_tributavel": "SEM GTIN",
            "unidade_tributavel": "UN",
            "quantidade_tributavel": "1.0000",
            "valor_unitario_tributavel": "47.2300000000",
            "inclui_no_total": "1",
            "valor_total_tributos": "16.43",
            "icms_percentual_partilha": "100.0000",
            "icms_origem": "0",
            "icms_situacao_tributaria": "102",
            "pis_situacao_tributaria": "99",
            "pis_base_calculo": "0",
            "pis_aliquota_porcentual": "0",
            "pis_valor": "0",
            "cofins_situacao_tributaria": "99",
            "cofins_base_calculo": "0",
            "cofins_aliquota_porcentual": "0",
            "cofins_valor": "0"
        }],

Lembrando que esse último número tem origem a partir de um cálculo realizado sobre os números anteriores que compõem a sequência numérica do cEAN. 

Uma alternativa, é recalcular o dígito verificados do EAN é através do site: https://www.gs1.org/services/check-digit-calculator, onde deve apenas informar os números anteriores ao DV.

Com a correção feita, faça o reenvio do documento.

Lidando com os erros nas emissões de notas

Quando se emite notas fiscais, erros como a rejeição 611 podem ocorrer. Isso traz alguns transtornos, já que tem grandes chances do cliente não aceitar a sua nota. 

Com isso você terá que fazer o cancelamento da nota e caso não consiga cancelar, corre o risco de ser autuado em alguma fiscalização.

Ao contratar a API do Focus NFe, você tem acesso a um suporte especializado e gratuito para ajudar a lidar com erros como este. 

Cadastre-se e faça um teste grátis por 30 dias.

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João Vallim

Analista de marketing, nerd, videomaker e fotógrafo nas horas vagas.

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