A Rejeição 611 faz parte dos possíveis erros que podem acontecer na hora de emitir notas. Erros que podem ser desde o preenchimento incorreto até a confusão com dados importantes.
Por isso, o post de hoje é para você que precisa emitir documentos fiscais com frequência e não sabe o que fazer quando se depara com esse erro.
Mas antes, vamos entender mais sobre o que é e o que pode causar essa rejeição na hora de emitir uma NF-e. Vamos lá?
Rejeição 611
A Rejeição 611:GTIN (cEAN) inválido acontece quando uma NF-e é emitida e o Código de Barras do produto (tag:cEAN) informado é inválido.
Por exemplo, imagine que você emite uma NF-e e informa apenas zeros no Código de Barras. Nesse caso a nota será rejeitada pelo motivo 611.
Outra possibilidade é que o valor com Dígito Verificador (último valor numérico da sequência) seja inválido, o que significa que houve um erro no cálculo desse valor.
Portanto, existem algumas regras de validação. Vamos a elas.
Regras de validação
Antes de saber como resolver a Rejeição 611, é preciso observar algumas regras de validação.
Primeiro confira o valor informado em cEAN e cEANTrib. Esse valor tem que ser válido referente ao GTIN e o campo cEAN pode ser preenchido com as seguintes alternativas:
- Códigos de 8 , 12, 13 ou 14 números
- Vazio (em branco)
- Termo literal: “SEM GTIN”
Ao mesmo tempo, fique atento à regra de validação Sefaz, demonstrada na imagem:
Como resolver a Rejeição 611?
Primeiro, confira o preenchimento do campo cEAN e se o valor informado está de acordo com a regra de validação da Sefaz. Em seguida, verifique com o suporte do seu ERP se as regras utilizadas para preencher o campo atendem às especificações necessárias.
Isso porque se um número for inserido incorretamente ou de modo aleatório pelo seu sistema ERP, o dígito verificador do cEAN representado pelo último número do Código de Barras vai se apresentar inválido.
Se com os números informados no campo cEAN houver a rejeição 611, é provável que o último número do sequencial não seja válido.
Para entender melhor, observe o exemplo abaixo onde se tentou emitir a nota com o EAN de um dos itens (campo cEAN) preenchido com o código 7894900700044. Nesse caso, para esse código, o dígito verificador (último número) informado foi 4 mas deveria ser 6. :
"itens": [{
"numero_item": "1",
"codigo_produto": "REF14",
"codigo_barras_comercial": "SEM GTIN",
"descricao": "JOGO DE PASTILHA DE FREIO",
"codigo_ncm": "87083019",
"nves": [],
"cfop": "5405",
"unidade_comercial": "UN",
"quantidade_comercial": "1.0000",
"valor_unitario_comercial": "47.2300000000",
"valor_bruto": "47.23",
"codigo_barras_tributavel": "SEM GTIN",
"unidade_tributavel": "UN",
"quantidade_tributavel": "1.0000",
"valor_unitario_tributavel": "47.2300000000",
"inclui_no_total": "1",
"valor_total_tributos": "16.43",
"icms_percentual_partilha": "100.0000",
"icms_origem": "0",
"icms_situacao_tributaria": "102",
"pis_situacao_tributaria": "99",
"pis_base_calculo": "0",
"pis_aliquota_porcentual": "0",
"pis_valor": "0",
"cofins_situacao_tributaria": "99",
"cofins_base_calculo": "0",
"cofins_aliquota_porcentual": "0",
"cofins_valor": "0"
}],
Lembrando que esse último número tem origem a partir de um cálculo realizado sobre os números anteriores que compõem a sequência numérica do cEAN.
Uma alternativa, é recalcular o dígito verificados do EAN é através do site: https://www.gs1.org/services/check-digit-calculator, onde deve apenas informar os números anteriores ao DV.
Com a correção feita, faça o reenvio do documento.
Lidando com os erros nas emissões de notas
Quando se emite notas fiscais, erros como a rejeição 611 podem ocorrer. Isso traz alguns transtornos, já que tem grandes chances do cliente não aceitar a sua nota.
Com isso você terá que fazer o cancelamento da nota e caso não consiga cancelar, corre o risco de ser autuado em alguma fiscalização.
Ao contratar a API do Focus NFe, você tem acesso a um suporte especializado e gratuito para ajudar a lidar com erros como este.