Quando chega a hora de ampliar os horizontes, o foco no crescimento da empresa se torna inevitável. Para isso, várias ferramentas podem ser úteis, como o ICE Score e Funil AAARR.
Essas duas práticas fazem parte das diversas estratégias de growth hacking, a metodologia voltada para o crescimento saudável e contínuo das organizações e suas métricas.
Se você está nessa jornada de escalabilidade da sua empresa ou produto, esses conceitos podem te ajudar muito. Acompanhe o artigo para conhecê-los melhor.
O que é ICE Score?
Existem diversas estratégias possíveis para potencializar o crescimento da empresa e alcançar os objetivos centrais. Mas qual delas é a melhor para o caso específico da sua empresa?
Quando essa dúvida aparece, o ICE Score pode ajudar.
Essa ferramenta ajuda a quantificar três características das suas estratégias de growth hacking: Impacto, Confiança e Facilidade.
A ideia é listar todas as ideias de estratégias possíveis e dar uma nota de zero a dez para esses 3 fatores, que remetem às letras ICE nos termos em inglês:
- Impacto (Impact): diz respeito ao quanto essa estratégia vai repercutir no seu crescimento se ela der certo.
- Confiança (Confidence): tem a ver com a opinião da equipe: as pessoas se sentem confiantes de que essa ação será bem sucedida?
- Facilidade (Easy): tem a ver com o nível de complexidade da execução e os custos da estratégia avaliada.
Uma forma prática de se avaliar o ICE Score é fazendo uma planilha, como na imagem. O cálculo é a média aritmética das três notas.
No exemplo acima, a estratégia mais promissora segundo o ICE Score, seria a 03, que tem maior impacto e facilidade, mesmo tendo menos confiança do que a 02.
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O que é Funil AAARR?
Existem diversas estruturas de processos que são chamadas de “funil”. Essa ideia remete a algo que vai começar com um volume grande e que vai se estreitando conforme as etapas vão seguindo.
O funil AAARR tem como objetivo conduzir o processo de atração e retenção de clientes.
A sigla AAARR remete às etapas do funil, que são:
- Aquisição: ações para ser encontrado por possíveis clientes
- Ativação: experiência da compra inicial
- Retenção: estratégias que o cliente continue comprando
- Receita: formas que a empresa ganha dinheiro
- Recomendação: nível de excelência que leva um cliente a te indicar para outros
É preciso definir várias atividades para alcançar os objetivos de cada uma dessas etapas. Para decidir quais são elas, é preciso que você avalie o contexto da sua empresa e adeque as ações à sua realidade.
ICE Score e Funil AAARR no contexto SaaS
Agora que você já conhece um pouco dessas ferramentas, vale a pena destacarmos sobre a aplicação delas (ICE Score e Funil AAARR) dentro do mercado Saas.
Nesse cenário, existe uma tendência de que o processo de vendas seja mais longo. Isso porque antes de adquirir um software como serviço, o cliente geralmente precisa avaliar diversas questões.
Para esse tipo de compra mais complexa, o funil AAARR pode contribuir para que os gestores consigam organizar suas ações. Assim, é possível saber como agir com os clientes que estão em cada uma das diferentes etapas do processo.
Em relação ao ICE Score, sua função é bastante focada em otimizar o tempo e contribuir para a tomada de decisão mais adequada.
São inúmeras as possibilidades ações de growth hacking em uma empresa de Saas, mas o tempo para decidir qual usar não é. Por isso, vale a pena aplicar essa forma de avaliação para agilizar os processos.
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