Importação de NFSe para prefeituras sem webservices – nova versão

Ricardo Acras

Conteúdo

Lançamos nesta semana a nova versão do serviço que a Focus NFe oferece como solução para prefeituras que não disponibilizam integração via webservice. Muitas oferecem apenas a possibilidade de importação de um arquivo com um lote de notas fiscais, facilitando a emissão que seria feita manualmente ao preencher as informações de cada nota de maneira individual.

Nossa API já oferece esta funcionalidade, similar ao serviço utilizado para autorizar NFSe, com a opção de gerar arquivo de importação de NFSe em lote para prefeituras que não disponibilizam webservice.

Agora, apresentamos uma nova versão, visando facilitar a utilização, seguindo padrões amplamente utilizados e focando na segurança dos nosso usuários. Desta forma, o arquivo enviado, que antes era no formato YAML, passa a ser JSON. Abaixo, um exemplo de como o arquivo deve ser enviado:

  "prestador": {
    "cnpj": 99999999000199,
    "inscricao_municipal": 9999999,
    "codigo_municipio": 3505708
  },
  "lista_nfse": [
    {
      "data_emissao": "2019-03-19T12:07:26-03:00",
      "natureza_operacao": 1,
      "servico": {
        "discriminacao": "TESTE DE EMISSAO",
        "item_lista_servico": "100503216",
        "valor_servicos": 1.0,
        "valor_nao_incluso_base_calculo": 1.0
      },
      "tomador": {
        "razao_social": "Joao da Silva",
        "cpf": "99999999999",
        "endereco": {
          "codigo_municipio": 3505708,
          "cep": "48280000",
          "logradouro": "Nome da rua",
          "bairro": "Bairro",
          "numero": "123"
        },
        "email": "teste@example.com"
      }
    }
  ]
}

A autentificação do usuário, que era feita através de parâmetros enviados diretamente na URL, agora deverá ser feita utilizando o método HTTP Basic Auth. Também muda a URL de acesso ao serviço, que deverá ser utilizado a partir do endereço abaixo:

https://api.focusnfe.com.br/v2/lotes_nfse (produção)

ou

https://homologacao.acrasnfe.acras.com.br/v2/lotes_nfse (homologação)

Na documentação da API Focus NFe é possível saber mais detalhes de como utilizar o serviço, além de disponibilizarmos exemplos de códigos em diferentes linguagens de programação.

Picture of Ricardo Acras

Ricardo Acras

20+ anos de experiência como desenvolvedor. Fundador e atual CEO do Focus NFe.

Inscreva-se em nossa newsletter​

Receba nossos conteúdos exclusivos em primeira mão.

Explore outros conteúdos:

DevOps: entenda o que é, como funciona e por que adotar!
Tecnologia e API
Egon Hilgenstieler

DevOps: entenda o que é, como funciona e por que adotar!

A eficiência e a agilidade são atributos cada vez mais desejados pelas empresas, sem que isso comprometa a integridade de suas operações. É nesse cenário que surge o DevOps, uma metodologia inovadora que promete transformar a maneira como as organizações desenvolvem, entregam e mantêm um software.

Neste artigo, vamos explorar o que é o DevOps, como ele funciona e por que cada vez mais empresas estão adotando essa abordagem. Além disso, trazemos benefícios, desafios e como adotar o modelo em sua organização.

Leia mais »
Multithreading: o que é, principais usos e vantagens!
Tecnologia e API
João Vallim

O que é multithreading e como a técnica beneficia seu software

Você sabe o que é multithreading? Esse é um modelo de execução que melhora a performance e aumenta a eficiência de aplicações.
O multithreading está por trás da execução de softwares tanto em relação à velocidade quanto na capacidade de resposta. O seu funcionamento é dividido em threads, que formam tarefas independentes, mas que se relacionam umas com as outras.
Por isso, hoje vamos explicar o que é multithreading, qual é a sua função e os benefícios que esse modelo pode trazer ao seu software. Além disso, trazemos a relação deste método com outras técnicas como multiprocessing e multitasking na execução de tarefas.
Vamos lá?

Leia mais »
CFOP de Entrada: saiba quais são e confira as tabelas!
Contabilidade
Douglas Pinheiro

CFOP de Entrada: saiba quais são e confira as tabelas!

O CFOP de Entrada é um código utilizado para identificar a origem das mercadorias ou serviços que chegam a um estabelecimento. Isso ajuda garantir que a apuração fiscal seja feita de forma correta.

Entre os tipos de CFOP das transações de entrada, destacam-se os grupos que contemplam operações estaduais, interestaduais e internacionais.

Acompanhe esse artigo e tenha acesso às tabelas com os principais códigos

Leia mais »