Inovação em software: quais os diferenciais para sua empresa se destacar?

João Vallim

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Quando falamos em inovação de software, não se deve restringir somente ao que o Software House é capaz, mas considerar a proposta de novas soluções para os usuários. 

Afinal é importante gerar inovação e estimular as vendas. 

O tema do artigo de hoje por vezes é abordado em reuniões de desenvolvimento de sistemas e programas. No entanto, é importante saber articular estratégias para se destacar no setor.

Continue lendo e veja mais sobre a inovação em software e quais os diferenciais necessários para que sua empresa se sobressaia no mercado.

Softwares e a inovação

A quantidade de novas empresas no mercado de softwares vem aumentando consideravelmente. Dessa forma, ter um diferencial que mantenha seu potencial competitivo diante de negócios similares ao seu é essencial. 

Logo, a inovação é um elemento chave para manter-se em destaque e proporcionar serviços e produtos com diferenciais de relevância. 

Um dos pontos iniciais para gerar produtos inovadores é o atendimento. Conhecer com profundidade o perfil dos seus clientes, assim como quais são suas necessidades e como você pode atender suas demandas faz toda a diferença.

Dicas sobre inovação em software

Partindo desse ponto, duas dicas importantes:

1) Conheça seu público: identifique o perfil do seu cliente e saiba como você pode suprir suas demandas. Assim é mais fácil criar um serviço personalizado e antecipar soluções.

2) Marketing: trace uma boa estratégia de divulgação, se posicione nas redes sociais e facilite o processo de venda. O marketing desenvolvido em cima do seu produto é um investimento essencial para qualificar seu público.

No entanto, mesmo pensando de forma mais elaborada no atendimento e em como identificar as dores do seu cliente, existem alguns desafios para criar novas soluções. Vejamos a seguir.

Desafios na inovação em softwares

Quando um software passa por atualizações, focar nas necessidades do cliente é um fator que ajuda a criar boas soluções e novas funções.

Mas para se chegar ao produto ideal há uma grande jornada a ser trilhada com alguns desafios na hora de vender seu software.

Portanto, algumas formas de superar esses desafios são:

Venda a otimização de produção

É preciso que seu cliente entenda que comprar um produto de seu software house é um investimento que gera soluções em várias áreas da empresa. 

Um exemplo é a gestão de vendas, onde a inovação em software possibilita um processo mais automatizado e facilitado, permitindo que a empresa volte sua atenção a outras demandas tecnológicas gerando crescimento no mercado.

Alta demanda de suporte

Outro ponto fundamental é o suporte ao cliente. Esse setor exige muita atenção, uma vez que os problemas dos usuários precisam ser solucionados de forma ágil e com qualidade.

Portanto, a inovação entra aqui para aumentar a eficiência da sua tecnologia, tornando seus serviços mais assertivos e evitando a insatisfação do cliente. 

Quais diferenciais para se destacar no mercado

Agora que já falamos sobre inovação e seus desafios, fica a pergunta: qual é o diferencial para se destacar no mercado?

Do atendimento de qualidade a uma boa comunicação interna, existem outros aspectos que podem influenciar e fazer sua empresa ser notada. Por exemplo:

Oferta de versão gratuita e limitada do software

Dispor de um período de avaliação gratuita desperta o interesse e deixa que o usuário conheça de forma mais prática o seu software. 

Ofertar uma versão de teste por tempo limitado ou com funções reduzidas em tempo integral é uma estratégia muito utilizada para conseguir mais clientes.

Desenvolver um setor de customer success

É interessante ter um setor voltado para o sucesso do cliente (customer success) a fim de acompanhar a satisfação dos clientes em relação às soluções propostas pelo seu software.

Isso permite analisar os resultados do cliente e como ele pode aprender a dominar a sua tecnologia para aumentar seus ganhos. 

Indicação de Certificado Digital

Outra possibilidade é fazer a indicação de certificado digital dentro do próprio software, através da criação de um canal de venda dentro de um produto ou serviço que o seu cliente precisa.

Assim, a contratação acontece dentro do sistema por meio de um link de indicação no seu software, sem que o cliente precise fazer a busca por conta própria. Isso reduz as chances do usuário fazer orçamentos externos e adquirir produtos em outras empresas.

Inovação em software: conclusão

A inovação é parte essencial para os mais diversos campos tecnológicos e quando se trata de softwares também possui grande relevância. 

É preciso se destacar no mercado e proporcionar soluções objetivas aos seus clientes. Com processos descomplicados e acessíveis é possível usar a tecnologia como aliada e propor serviços com excelência.

Confira mais conteúdos sobre documentos fiscais e SaaS no blog do Focus NFe.

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João Vallim

Analista de marketing, nerd, videomaker e fotógrafo nas horas vagas.

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