Inutilização mensal de números não utilizados

Egon Hilgenstieler

Conteúdo

Disponibilizamos uma funcionalidade que permite definir um período máximo para que os números das notas sejam reaproveitados no caso de erro de emissão.

Quando uma nota é rejeitada pela SEFAZ por qualquer motivo, este número é devolvido para reaproveitamento, e pode acontecer dele ser reaproveitado apenas no mês seguinte. Agora, você pode solicitar para o nosso suporte a habilitação da inutilização automática.

Funcionará da seguinte forma:

  1. Se uma nota é rejeitada pela SEFAZ, devolvemos o número para reaproveitamento e definimos o período máximo em que ele pode ser utilizado (até o final do mês)
  2. Se for emitida outra nota antes deste período, o número é reutilizado;
  3. Se for emitida uma nota apenas após este período, um processo automático irá inutilizar este e quaisquer outros números “vencidos” com a mensagem “Númeração inutilizada devido à quebra de sequência na emissão mensal”

Esta funcionalidade está disponível para a emissão de NFe, NFCe, CTe e CTeOS.

Picture of Egon Hilgenstieler

Egon Hilgenstieler

CTO e cofundador do Focus NFe, desenvolvedor, professor de yoga e praticante de meditação. Enquanto não está programando, procura a resposta para a vida, para o universo e para tudo mais.

Inscreva-se em nossa newsletter​

Receba nossos conteúdos exclusivos em primeira mão.

Explore outros conteúdos:

caminhões em fila na estrada
CTe
Egon Hilgenstieler

CTe: Qual sua função e como emitir?

O CTe (Conhecimento de Transporte Eletrônico) é um documento fiscal digital utilizado por empresas que realizam serviços de transporte de cargas no Brasil. Sua emissão é obrigatória e tem como principal objetivo promover a segurança das cargas e otimizar a fiscalização.

No artigo de hoje explicamos o que é CTe, quais são as suas vantagens, diferenças em relação a outros documentos, assim como emitir e realizar operações corretamente. Confira!

Leia mais »
Contabilidade
Ricardo Acras

Entenda as formas de classificação fiscal para emissão de NF-e

A classificação fiscal serve para identificar mercadorias em vista de uma organização otimizada nos processos de produção, comercialização, importação e exportação. Por meio de uma série de códigos, os produtos são categorizados de acordo com suas características físicas, químicas, econômicas e de uso. Esse sistema é utilizado por governos em todo o mundo para fins de tributação, comércio exterior e estatísticas.

Logo, para garantir a emissão correta da Nota Fiscal Eletrônica (NFe), é essencial entender quais são os códigos exigidos e suas especificações. Acompanhe o artigo de hoje e fique por dentro desse assunto.

Leia mais »
Nota fiscal denegada
Documentos fiscais
Luciano Romaniecki

Nota denegada: o que é, quando acontece e como evitar

A denegação da Nota Fiscal Eletrônica era um o processo em que a Secretaria de Fazenda (SEFAZ) denegava a nota, não autorizando a realização das operações na qual ela se referia, por conta de irregularidades fiscais nos cadastros do emitente ou do destinatário.

No entanto, houve mudanças a respeito desse tema. Basicamente, o processo de denegação é eliminado para a NF-e (modelo 55) e é substituído pelo procedimento de rejeição.

Logo, é necessário que as empresas adaptem as suas operações fiscais. A seguir, trazemos tudo o que mudou e como se deve proceder no caso de sua nota fiscal ser rejeitada.

Leia mais »