Inutilização mensal de números não utilizados

Egon Hilgenstieler

Conteúdo

Disponibilizamos uma funcionalidade que permite definir um período máximo para que os números das notas sejam reaproveitados no caso de erro de emissão.

Quando uma nota é rejeitada pela SEFAZ por qualquer motivo, este número é devolvido para reaproveitamento, e pode acontecer dele ser reaproveitado apenas no mês seguinte. Agora, você pode solicitar para o nosso suporte a habilitação da inutilização automática.

Funcionará da seguinte forma:

  1. Se uma nota é rejeitada pela SEFAZ, devolvemos o número para reaproveitamento e definimos o período máximo em que ele pode ser utilizado (até o final do mês)
  2. Se for emitida outra nota antes deste período, o número é reutilizado;
  3. Se for emitida uma nota apenas após este período, um processo automático irá inutilizar este e quaisquer outros números “vencidos” com a mensagem “Númeração inutilizada devido à quebra de sequência na emissão mensal”

Esta funcionalidade está disponível para a emissão de NFe, NFCe, CTe e CTeOS.

Egon Hilgenstieler

Egon Hilgenstieler

CTO e cofundador do Focus NFe, desenvolvedor, professor de yoga e praticante de meditação. Enquanto não está programando, procura a resposta para a vida, para o universo e para tudo mais.

Inscreva-se em nossa newsletter​

Receba nossos conteúdos exclusivos em primeira mão.

Explore outros conteúdos:

calculadora sob uma mesa com papéis com anotações.
Nota Fiscal
Welker Zigante

O que é DIFAL do ICMS? Entenda como funciona e quem paga!

O termo Diferencial de Alíquota (DIFAL) se refere ao recolhimento do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e busca promover equidade tributária entre os estados brasileiros.

Empreendedores como proprietários de e-commerces que realizam compras fora do estado e vendem para consumidores finais, precisam considerar as variações nas alíquotas do ICMS entre os estados.

Logo, dada a complexidade dessa legislação, compreender o que é e como funciona o DIFAL pode ser desafiador, especialmente devido às diferentes alíquotas e leis em cada um dos 26 estados e no Distrito Federal relacionadas ao ICMS e aos produtos e serviços tributados.

Acompanhe o nosso post de hoje e compreenda melhor esse processo.

Leia mais »
/nota-tecnica-2016-003
Nota Fiscal
Junior Muniz

Nota Técnica 2016.003: confira a nova tabela de NCM!

A Nota Técnica 2016.003, publicada em dezembro de 2016, é um documento fundamental para a emissão da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e). Ela define a tabela de Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM) e as Unidades de Medidas Tributáveis (Utrib) a serem utilizadas na NF-e.

Desde que foi lançada, a Nota Técnica 2016.003 passou por diversas alterações, a fim de atualizar a tabela de NCM e Utrib conforme as mudanças da legislação e as necessidades do mercado.

A seguir, abordamos em detalhes todas essas mudanças nas diferentes versões da Nota Técnica e quais códigos foram incluídos e excluídos do documento.

Leia mais »