North Star Metric: conheça a métrica da Estrela Guia

Welker Zigante

Conteúdo

Você já ouviu falar da North Star Metric (NSM) ou métrica da Estrela Guia? 

O nome se refere à “estrela do Norte”, a mais brilhante da constelação Ursa Menor, que indica o ponto cardeal de mesmo nome.

Quanto falamos em “Norte” a ideia de orientação vem logo à mente. Afinal, não é à toa que quando estamos sem uma direção, dizemos que estamos “desnorteados”.

O objetivo dessa métrica é bem alinhado a esse conceito. Acompanhe o artigo para entender melhor.

O que é a North Star Metric

Em resumo, a North Star Metric (NSM) ou métrica da Estrela Guia tem como objetivo tornar-se a única métrica que deva ser acompanhada. Ou seja: uma métrica que reflita toda a estratégia da companhia.

Você pode estar se perguntando: mas não seria melhor analisar várias métricas separadamente?

A ideia não é ignorar a existência das demais e sim considerá-las como aspectos específicos de uma métrica maior que guiará todas as áreas de empresa em busca de um objetivo estratégico geral.

Vantagens de usar essa métrica

Cada empresa tem diversas medidas que precisa acompanhar. São métricas de marketing, vendas, tecnologia, RH… Portanto, quanto maior a empresa, mais complexas serão essas métricas. 

Assim, no momento de tomar uma decisão estratégica, esse volume de dados pode acabar confundindo mais do que ajudando. Aí vem a principal vantagem de se definir uma “estrela-guia”: a simplificação.

Por trás de tudo o que é simples, existem processos complexos. A ideia da NSM é analisar todas as métricas mais importantes e buscar um ponto em comum que possa ser usado como elemento-chave de análise.

Empresas que usam o NSM

Para ficar mais claro como essa métrica pode ser definida, vamos dar uma olhada em algumas grandes empresas que têm utilizado esse método.

Netflix

Vamos começar pela Netflix, essa que é uma das mais importantes plataformas de streaming de filmes e séries do mundo. O que é mais importante para essa empresa que pode impactar na receita e ajudar a tomar decisões?

Os gestores dessa empresa definiram sua NSM como sendo o tempo que o assinante fica na plataforma. Isso demonstra não só a relevância da Netflix para o usuário, mas também a tendência de que esse se mantenha assinante por mais tempo.

Empresas SaaS

Outros exemplos interessantes são de empresas SaaS, como a Salesforce e a Slack. A primeira tem como NSM a média de interações por conta ativa. Já a segunda optou por avaliar o NPS (Net Promoter Score).

O NPS é uma métrica baseada na disposição do usuário em indicar a plataforma para outras pessoas. Por partir do ponto de vista do consumidor e se aplicar a diversas áreas de uma empresa, o NPS se torna uma boa métrica do estilo estrela guia.

Minha empresa precisa de uma North Star Metric?

Como em muitas perguntas que envolvem gestão, a resposta é: depende!

Para verificar se uma NSM seria útil para a sua empresa, o primeiro passo é verificar como está o acompanhamento das métricas atuais. Já existe uma prática interna nesse sentido?

Depois disso, reflita sobre sua estratégia de médio e longo prazo. Existe a intenção de focar no crescimento da empresa? 

Se a resposta para a segunda pergunta for sim, começar a pensar em uma métrica única  então, pode ser uma boa ideia.

Afinal, quanto mais complexa a empresa se torna, mais complexas também serão as métricas. Dessa forma, toda ação que ofereça simplificação é bem-vinda.

No contexto de SaaS, por exemplo, é possível definir a NSM pensando em algum aspecto que reflita a receita e as ações de marketing, como o volume de assinaturas mensais.

Acompanhe mais conteúdos sobre SaaS: conheça o Blog Focus NFe. 

Welker Zigante

Welker Zigante

Welker é Consultor de Vendas no Focus NFe e Web Designer nas horas vagas.

Inscreva-se em nossa newsletter​

Receba nossos conteúdos exclusivos em primeira mão.

Explore outros conteúdos:

Nota Técnica 2023.004
Nota Fiscal
Hélio Marques

Nota Técnica 2023.004: novo evento para NF-e e NFC-e (ECONF)

documentos fiscais e recursos financeiros recebidos.

Assim, todos os que estão envolvidos no processo da emissão da Nota Fiscal eletrônica (NFe) e a Nota Fiscal de Consumidor eletrônica (NFCe), têm a possibilidade de anotar no documento fiscal as transações financeiras relacionadas através do Evento de Conciliação Financeira (ECONF).

No entanto, em 02 de fevereiro de 2024, foi lançada a versão 1.10 da NT 2023.004 com algumas alterações importantes. Acompanhe o artigo de hoje e entenda mais sobre essas mudanças.

Leia mais »
Nota Técnica 2019.001: Atualizações das Regras de Validação
Nota Fiscal
Douglas Pinheiro

Nota Técnica 2019.001: Atualizações das Regras de Validação

A Nota Técnica 2019.001 trata-se de um documento com alto impacto para desenvolvedores e demanda regras de validação mais rígidas. Por isso, passa por atualizações constantes, a fim de melhorar os serviços oferecidos aos consumidores.

Algumas de suas regras têm a ver com tópicos importantes, como benefícios fiscais, melhora do controle de documentos referenciados e a identificação do destinatário, descrição de informações do ICMS com mais precisão, entre outros tópicos.

A seguir, trazemos as mudanças da Nota Técnica 2019.001 nas diferentes versões do documento, lançadas nos últimos anos.

Leia mais »
Nota Fiscal Falsa: Como evitar golpes
Nota Fiscal
Gabriel Hissatomi Davanzo

Nota Fria: o que é, como identificar e como evitar golpes?

A Nota Fria é todo documento que contém qualquer tipo de informação adulterada. Esse é um problema que nem sempre fica claro e até mesmo as partes não envolvidas na ação criminosa podem ser afetadas judicialmente.

Portanto, é essencial saber como identificar as notas falsas e como lidar com esses percalços para evitar fraudes e se prevenir contra este tipo de documento. Acompanhe o artigo de hoje e saiba como reconhecer a Nota Fria.

Leia mais »