North Star Metric: conheça a métrica da Estrela Guia

Welker Zigante

Conteúdo

Você já ouviu falar da North Star Metric (NSM) ou métrica da Estrela Guia? 

O nome se refere à “estrela do Norte”, a mais brilhante da constelação Ursa Menor, que indica o ponto cardeal de mesmo nome.

Quanto falamos em “Norte” a ideia de orientação vem logo à mente. Afinal, não é à toa que quando estamos sem uma direção, dizemos que estamos “desnorteados”.

O objetivo dessa métrica é bem alinhado a esse conceito. Acompanhe o artigo para entender melhor.

O que é a North Star Metric

Em resumo, a North Star Metric (NSM) ou métrica da Estrela Guia tem como objetivo tornar-se a única métrica que deva ser acompanhada. Ou seja: uma métrica que reflita toda a estratégia da companhia.

Você pode estar se perguntando: mas não seria melhor analisar várias métricas separadamente?

A ideia não é ignorar a existência das demais e sim considerá-las como aspectos específicos de uma métrica maior que guiará todas as áreas de empresa em busca de um objetivo estratégico geral.

Vantagens de usar essa métrica

Cada empresa tem diversas medidas que precisa acompanhar. São métricas de marketing, vendas, tecnologia, RH… Portanto, quanto maior a empresa, mais complexas serão essas métricas. 

Assim, no momento de tomar uma decisão estratégica, esse volume de dados pode acabar confundindo mais do que ajudando. Aí vem a principal vantagem de se definir uma “estrela-guia”: a simplificação.

Por trás de tudo o que é simples, existem processos complexos. A ideia da NSM é analisar todas as métricas mais importantes e buscar um ponto em comum que possa ser usado como elemento-chave de análise.

Empresas que usam o NSM

Para ficar mais claro como essa métrica pode ser definida, vamos dar uma olhada em algumas grandes empresas que têm utilizado esse método.

Netflix

Vamos começar pela Netflix, essa que é uma das mais importantes plataformas de streaming de filmes e séries do mundo. O que é mais importante para essa empresa que pode impactar na receita e ajudar a tomar decisões?

Os gestores dessa empresa definiram sua NSM como sendo o tempo que o assinante fica na plataforma. Isso demonstra não só a relevância da Netflix para o usuário, mas também a tendência de que esse se mantenha assinante por mais tempo.

Empresas SaaS

Outros exemplos interessantes são de empresas SaaS, como a Salesforce e a Slack. A primeira tem como NSM a média de interações por conta ativa. Já a segunda optou por avaliar o NPS (Net Promoter Score).

O NPS é uma métrica baseada na disposição do usuário em indicar a plataforma para outras pessoas. Por partir do ponto de vista do consumidor e se aplicar a diversas áreas de uma empresa, o NPS se torna uma boa métrica do estilo estrela guia.

Minha empresa precisa de uma North Star Metric?

Como em muitas perguntas que envolvem gestão, a resposta é: depende!

Para verificar se uma NSM seria útil para a sua empresa, o primeiro passo é verificar como está o acompanhamento das métricas atuais. Já existe uma prática interna nesse sentido?

Depois disso, reflita sobre sua estratégia de médio e longo prazo. Existe a intenção de focar no crescimento da empresa? 

Se a resposta para a segunda pergunta for sim, começar a pensar em uma métrica única  então, pode ser uma boa ideia.

Afinal, quanto mais complexa a empresa se torna, mais complexas também serão as métricas. Dessa forma, toda ação que ofereça simplificação é bem-vinda.

No contexto de SaaS, por exemplo, é possível definir a NSM pensando em algum aspecto que reflita a receita e as ações de marketing, como o volume de assinaturas mensais.

Acompanhe mais conteúdos sobre SaaS: conheça o Blog Focus NFe. 

Welker Zigante

Welker Zigante

Welker é Consultor de Vendas no Focus NFe e Web Designer nas horas vagas.

Inscreva-se em nossa newsletter​

Receba nossos conteúdos exclusivos em primeira mão.

Explore outros conteúdos:

calculadora sob uma mesa com papéis com anotações.
Nota Fiscal
Welker Zigante

O que é DIFAL do ICMS? Entenda como funciona e quem paga!

O termo Diferencial de Alíquota (DIFAL) se refere ao recolhimento do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e busca promover equidade tributária entre os estados brasileiros.

Empreendedores como proprietários de e-commerces que realizam compras fora do estado e vendem para consumidores finais, precisam considerar as variações nas alíquotas do ICMS entre os estados.

Logo, dada a complexidade dessa legislação, compreender o que é e como funciona o DIFAL pode ser desafiador, especialmente devido às diferentes alíquotas e leis em cada um dos 26 estados e no Distrito Federal relacionadas ao ICMS e aos produtos e serviços tributados.

Acompanhe o nosso post de hoje e compreenda melhor esse processo.

Leia mais »
/nota-tecnica-2016-003
Nota Fiscal
Junior Muniz

Nota Técnica 2016.003: confira a nova tabela de NCM!

A Nota Técnica 2016.003, publicada em dezembro de 2016, é um documento fundamental para a emissão da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e). Ela define a tabela de Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM) e as Unidades de Medidas Tributáveis (Utrib) a serem utilizadas na NF-e.

Desde que foi lançada, a Nota Técnica 2016.003 passou por diversas alterações, a fim de atualizar a tabela de NCM e Utrib conforme as mudanças da legislação e as necessidades do mercado.

A seguir, abordamos em detalhes todas essas mudanças nas diferentes versões da Nota Técnica e quais códigos foram incluídos e excluídos do documento.

Leia mais »