Nota Técnica 2022.003 v. 1.10: Novos Campos e Regras de Validação

Ludmila Ferreira

Conteúdo

A Nota técnica 2022.003 v. 1.0 teve uma nova versão publicada atualmente para as categorias NFe e NFCe. Apresentando mudanças e inserção de novos campos e regras de validação.

Confira no artigo de hoje as mudanças. 

Mudanças na Nota técnica 2022.003 v.1.10

Algumas regras de validação foram criadas e inseridas na versão 1.10. Vejamos caso a caso:

BA02-60 e BA02a-110

Com essas regras de validação, o objetivo passa a ser a garantia de que em situações onde se tenha uma chave referenciada com ou sem o código numérico zerado, o modelo da emissão da chave referenciada seja válido.

BA02-70 e BA02-80

Já as mudanças apresentadas por estas regras buscam evitar que documentos eletrônicos diferentes do modelo 55 (NFe) sejam referenciados tanto em devoluções internas de mercadoria como em devoluções que envolvem o consumidor final. Possuindo regras com implementação futura.

BA02a-74

Nessa regra, o objetivo é que o código numérico seja efetivamente zerado em situações onde houver uma chave referenciada com código numérico zerado.

Regra BA02a-90

Anteriormente a coluna desta regra estava em branco, porém estava incorreta. Agora, foi devidamente alterada para constar sua aplicação apenas no modelo 55. 

BA02a-120

Aqui, a ideia é que a regra se aplica para evitar o uso do campo de Nota Referenciada com código numérico zerado em estados que não permitem tal referência. 

Regra I08-186

Essa é uma regra que foi excluída. Isso aconteceu para que seja possível que a UF que quiser, bloqueie o Cupom fiscal referenciado através da ativação da Regra BA20-30 (NT 2019.001). 

Regra I08-196

Já a Regra I08-196 não chegou a ser implementada. Assim, o código de Rejeição inicialmente indicado para ela foi reaproveitado nesta NT.

Regra de Validação N17c-30

Houve alteração da descrição da regra onde a intenção é que fique claro que, nesse momento, ela somente se aplica ao estado do Ceará. Isso porque este estado faz o controle do FCP de um jeito diferente dos demais estados, o que torna necessária a implementação desta regra.

Prazos para implementação

Todas essas mudanças têm um prazo previsto para implementação dividida em duas formas:

  • Ambiente de teste das empresas: 07/02/2023
  • Ambiente de Produção: 03/04/2023

Dessa forma, é preciso estar atento quanto às datas. Evitando possíveis problemas de emissão.

Conheça a solução para emissão de documentos fiscais da Focus NFe.

Picture of Ludmila Ferreira

Ludmila Ferreira

Assistente comercial e marketing na Focus NFe. Apaixonada por vôlei, música e livros.

Inscreva-se em nossa newsletter​

Receba nossos conteúdos exclusivos em primeira mão.

Explore outros conteúdos:

decreto-n-599-2023
Nota Fiscal
Ludmila Ferreira

Decreto n° 599/2023: novas regras de pagamento da NFe e NFCe

O Decreto n.º 599/2023, publicado em 28 de novembro de 2023 no Diário Oficial do Mato Grosso, introduz na legislação estadual a obrigatoriedade de vinculação dos pagamentos eletrônicos ao programa emissor da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) e Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica (NFC-e).

Conforme o Portal da Transparência de Mato Grosso, com o avanço das tecnologias aplicadas ao comércio, principalmente aquelas que concernem aos pagamentos eletrônicos, permite-se que os sistemas emissores e APIs de documentos fiscais (NF-e) possam se integrar a diversos meios de pagamento eletrônico.

Por este motivo, trazemos explicações sobre o Decreto n.º 599/2023, suas alterações, quem deve aderir às suas regras e prazo de se adequar à obrigatoriedade disposta no Decreto.

Leia mais »
O que é GNRE? Saiba quem precisa emitir e como gerar!
Nota Fiscal
Douglas Pinheiro

GNR-e: o que é, quem precisa emitir e como gerar

Durante operações de transporte interestaduais, determinados documentos são necessários, e a GNRE é um deles.
Assim como outros documentos, a exemplo do Conhecimento de Transporte Eletrônico (CTe), a Guia Nacional de Recolhimento de Tributos Estaduais (GNRE) deve estar presente junto à mercadoria durante o processo de carga, pois a ausência dela pode gerar complicações para a empresa transportadora.
Quer saber mais? Confira o artigo de hoje! Nele, falamos o que é a GNRE, qual a sua importância, como gerá-la e outras informações relevantes.

Leia mais »