Nova regulamentação do Bacen e as fintechs: conheça as mudanças

João Vallim

Conteúdo

Uma nova regulamentação do Bacen (Banco Central) trouxe mudanças para o nicho de fintechs.

Fintechs são startups do setor financeiro que buscam simplificar a gestão de recursos por meio da tecnologia. A categoria já tem regulamentações estabelecidas pelo CMN (Conselho Monetário Nacional) desde 2018. Mas atualizações são sempre necessárias.

Em março de 2022, o Banco Central divulgou a nova normativa, que trouxe vantagens e desafios às fintechs.

Saiba mais sobre os impactos dessa novidade no artigo de hoje. Boa leitura!

Por que uma nova regulamentação do Bacen para as fintechs?

Por conta da crise financeira atual, algumas mudanças se tornaram necessárias para melhorar a gestão das fintechs e gerar movimento no mercado.

Isso fica evidente ao saber que a nova regulamentação do Bacen para as fintechs tomou como base os alinhamentos da Basileia III. Esse foi um acordo que propôs medidas para lidar com a crise financeira mundial que ocorreu entre 2007 e 2008.

Principais mudanças da nova regulamentação do Bacen

Em linhas gerais, podemos ressaltar que as mudanças mais importantes estão relacionadas ao fato de que as fintechs serão submetidas a regulamentos que já eram impostos aos bancos tradicionais.

Isso inclui tanto fatores em relação à abertura de novos empreendimentos quanto a gestão do patrimônio e a adequação dos controles internos.

Regras prudenciais para os conglomerados

No caso de conglomerados, ou seja, os grupos de empresas que operam em conjunto, existem alguns detalhes específicos.

As regras delimitam a capacidade das fintechs arcarem com seus compromissos financeiros junto aos assegurados e beneficiados.

Essa regulação será dividida em 3 tipos, que serão avaliados conforme o modelo de liderança a que a fintech se enquadra. 

O tipo 1 são conglomerados liderados por bancos. O tipo 2 são liderados por fintech, sem integração com bancos ou outras instituições autorizadas pelo Bacen. O tipo 3 é liderado por fintech integrada a um banco ou outra instituição regularizada pelo Bacen.

Vantagens para as fintechs

Entre as vantagens que podemos perceber nessa nova regulamentação, podemos destacar que a implementação de segurança tende a ser facilitada. Isso contribui para melhoria da proteção financeira tanto da fintech quanto dos clientes.

Além disso, os novos processos irão ampliar a possibilidade de entrada de novos players no mercado. 

Esse estímulo vem da seguinte regra: nos 12 primeiros meses, as novas fintechs serão dispensadas da dedução dos ativos intangíveis de seu capital regulamentado. Após o primeiro ano, terão dedução de metade dos ativos.

Isso gera maior nível de concorrência e, consequentemente, incentiva as empresas a oferecerem melhores produtos para o consumidor.

Desafios para as fintechs

Toda mudança traz seus desafios e essa alteração nas normativas do Bacen para as fintechs não é diferente.

A principal adversidade virá para as fintechs que já estão em funcionamento. Isso porque terão que se adaptar às mudanças ao mesmo tempo que gerenciam suas atividades cotidianas.

No caso das empresas que ainda serão abertas, o desafio será vencer as adequações e providenciar todos os detalhes exigidos pela burocracia.

De todo modo, como falamos a pouco, esses desafios são necessários para garantir os benefícios que a regulamentação promove: melhoria na segurança, abertura de novas oportunidades e ampliação do mercado.

Qual é o prazo da mudança?

O comunicado do Bacen ocorreu em março de 2022, mas a nova normatização entra em vigor em janeiro de 2023.

Foi proposto um período de adaptação gradual de 2 anos, que estende-se até janeiro de 2025. Esse prazo estendido pretende viabilizar que as fintechs se adequem internamente às novas proposições de forma organizada.

Confira mais conteúdos sobre tecnologia e gestão financeira no blog do Focus NFe.

Picture of João Vallim

João Vallim

Analista de marketing, nerd, videomaker e fotógrafo nas horas vagas.

Inscreva-se em nossa newsletter​

Receba nossos conteúdos exclusivos em primeira mão.

Explore outros conteúdos:

Nota Fiscal
João Vallim

Como consultar nota fiscal de terceiros?

Consultar uma nota fiscal é um procedimento essencial, entre outras coisas, para conferir se o documento em questão é verdadeiro ou não, e também se ele é válido conforme as regras da prefeitura municipal onde ela foi emitida ou da Secretaria da Fazenda.

Além disso, a consulta é um meio importante para checar informações relativas à compra, como a data em que ela foi feita, formas de pagamento, valor final, entre outras.

Por isso, os diferentes documentos fiscais podem ser consultados por métodos distintos. Geralmente, essa pesquisa pode ser feita pela chave de acesso, uma espécie de “RG” da nota fiscal. Mas há casos em que a averiguação pode ser feita pelo Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) ou até sem chave de acesso.

A seguir, trazemos detalhes sobre como fazer a consulta de nota fiscal, quais passos são necessários para essa pesquisa e como usar a chave de acesso e o CPF para atingir este fim.

Leia mais »
Tipos de API: entenda o que são e para que servem!
SaaS
Ricardo Acras

Tipos de APIs interessantes para adicionar em sistemas SaaS

Existem diversos tipos de API e cada uma possui especificações que permitem criar funcionalidades distintas. Isso auxilia os usuários a aproveitarem melhor os recursos, ampliando a capacidade de integração do sistema no dia a dia do negócio.

O mundo das APIs é bastante amplo e diverso, com diferentes finalidades para atender às mais variadas necessidades. Para te ajudar a compreender esse universo, vamos explorar no artigo de hoje os principais tipos e suas características.

Leia mais »
Nota Fiscal
Luciano Romaniecki

Rejeição 611: como resolver GTIN (cEAN) inválido? Saiba aqui!

O cEAN inválido é um dos vários erros que podem ocorrer no momento da emissão de uma nota fiscal. Basicamente, o cEAN tem a ver com o código de barras do produto informado na NF-e.

Estes erros podem ser causados desde o preenchimento incorreto de informações, ou até mesmo confusão com dados importantes.

Por isso, o artigo de hoje é para você que precisa emitir documentos fiscais com frequência e não sabe o que fazer quando se depara com esse equívoco.
Mas antes, vamos entender mais sobre o que é e o que pode causar essa rejeição na hora de emitir uma < a href="https://focusnfe.com.br/blog/nfe/" target="_blank">NF-e. Vamos lá?

Leia mais »