O que é BPO financeiro

João Vallim

Conteúdo

O BPO financeiro é uma alternativa que pode ajudar na organização, com a terceirização de serviços internos de um negócio. 

Para muitos empreendedores, focar no core business por vezes se torna difícil, considerando a quantidade de atividade que precisam ser feitas. 

Desde a gestão ao controle financeiro, é preciso pensar em modos práticos de lidar com as tarefas e manter o foco no negócio.

Então, no artigo de hoje entenda o que é e como esse recurso pode ser um auxílio no crescimento de uma empresa.

O que é BPO financeiro

O significado da expressão BPO financeiro se divide em duas partes. 

A primeira é a sigla “BPO”, que vem do inglês Business Process Outsourcing, que é o ato de terceirizar a gestão de alguns processos. Então, somado ao financeiro, trata-se da terceirização dos processos financeiros de uma empresa.

Logo, realizar um BPO financeiro nada mais é do que contratar uma empresa terceirizada para cuidar do setor de finanças da sua empresa. 

Assim, todas as operações, incluindo a gestão, planejamento, contabilidade e obrigações tributárias, ficam a encargo do prestador de serviços contratado. 

Dentre algumas das atividades realizadas pelo BPO se encontram:

  • Rotina diária de todas as entradas e saídas do negócio
  • Gerenciamento de pagamentos de fornecedores 
  • Lançamento de contas a pagar 
  • Organização de pagamentos a serem autorizados
  • Transações de pessoas através de folha de pagamento de empregados
  • Emissão de notas fiscais
  • Elaboração do fluxo de caixa
  • Gestão de indicadores e documentos
  • Análise de crédito

Como o BPO financeiro funciona

O BPO financeiro é dividido em etapas que possuem entregas para cada uma. Vejamos:

Inicialização

Aqui o prestador de serviços vai se aprofundar no ambiente da empresa, de maneira a entender as expectativas e necessidades do negócio. 

Através da imersão nos processos e no conhecimento das pessoas envolvidas e sistemas utilizados, o BPO vai poder analisar o que é preciso para a empresa alcançar seus objetivos. 

Nessa etapa, também são estabelecidas quais as ferramentas, metodologias, métricas, formas de acompanhamento dentre outros processos que serão utilizados.

Manutenção

Essa fase está dentro da rotina diária das atividades financeiras, onde são feitos fluxos contínuos de acordo com as demandas burocráticas. Esse processo contribui para a geração de informações que otimizam as estratégias do negócio.

Alguns dos fluxos delimitados podem ter o auxílio de tecnologias. Como por exemplo os controles de contas a pagar e receber, assim como a emissão de notas fiscais, fluxos de caixa, entre outros.

Vale lembrar que, se o BPO financeiro também for responsável pelo setor contábil, outras funções são atribuídas. Tais como a certificação digital, emissão de NFs/mês, fechamento contábil, relatório de impostos pagos, análise de otimização tributária, departamento pessoal e relatórios gerenciais de contabilidade.

Suporte estratégico

No suporte estratégico, o BPO deve manter o relatório das finanças atualizado em paralelo às rotinas diárias. Desse modo, traz maior segurança nas tomadas de decisões que influenciam o negócio.

Portanto, essa etapa é considerada muito importante, pois garante através da maior precisão possível uma forma de antecipar problemas e oportunidades ou até mesmo quando é a hora de mudar a rota.

Para que o BPO financeiro tenha sucesso no suporte, é necessário que o prestador de serviço seja ágil em reconhecer os problemas e em apontar as soluções para os responsáveis pelas decisões dentro da organização.

Vantagens do BPO financeiro

Analisando o uso do BPO, podemos ver algumas vantagens. Vamos a elas:

Foco no core business

O BPO financeiro traz vantagens que permitem focar mais no core business, independente do tamanho da empresa. Seja no caso de profissionais autônomos, micro e pequenos empreendedores que têm a infraestrutura mais restrita, ou empresas de maior porte.

Isso porque ao terceirizar as atividades financeiras, há maior espaço para realizar outras atividades importantes para o crescimento do negócio. 

Olhar Estratégico

Outro ponto é que com o auxílio de um BPO, a empresa pode ter um olhar mais estratégico sobre as finanças em busca de decisões mais seguras e que tragam crescimento.

Quando se trata de empresas com maior porte, ter um serviço especializado é atrativo. Ainda mais por ter mais processos burocráticos e demandas financeiras e tributárias.

Legislação Tributária

Por fim, algo que exige maior atenção e que pode ser complicado para as empresas é a legislação brasileira. 

Pelo fato de ter muitas peculiaridades e passar por mudanças constantes no regime tributário, ter um profissional especializado e focado em atender essas demandas é essencial.

BPO financeiro: Conclusões

A longo prazo, é possível ter muitos benefícios ao terceirizar a gestão financeira. 

Além das vantagens já citadas, você tem um profissional especializado fora da sua folha de pagamento, acesso a tecnologia apropriada com custo justo e suporte legal em diversas áreas.

Com o BPO financeiro você tem um ambiente financeiro mais saudável e mais tempo para focar em outros aspectos do seu negócio. 

Porém, cabe verificar quais são as necessidades da empresa, a fim de compreender qual é a melhor parceria a ser feita dentro da sua realidade. 

Confira mais conteúdos sobre documentos fiscais e SaaS em nosso blog.

João Vallim

João Vallim

Analista de marketing, nerd, videomaker e fotógrafo nas horas vagas.

Inscreva-se em nossa newsletter​

Receba nossos conteúdos exclusivos em primeira mão.

Explore outros conteúdos:

Nota Fiscal Complementar: o que é e como fazer essa NF-e?
Nota Fiscal
João Vallim

Nota fiscal complementar: o que é e em quais casos usar

A Nota Fiscal Complementar é um documento utilizado para auxiliar a uma Nota Fiscal emitida que possui erros ou necessita de ajustes de informações.

No entanto, seja para corrigir valores, impostos ou produtos, a NF Complementar, por vezes, causa dúvidas quanto ao seu preenchimento e sua utilidade.

Acompanhe o artigo de hoje e saiba mais sobre como emitir esse documento, como utilizá-lo e outras informações relevantes para evitar confusões.

Leia mais »
CST
Nota Fiscal
Welker Zigante

CST: saiba o que é o Código de Situação Tributária e qual usar!

O termo CST (Código de Situação Tributária) gera muitas dúvidas sobre como aplicá-lo aos negócios. Devido à variedade de siglas, termos e códigos ligados à tributação empresarial, não é difícil que confusões aconteçam.

Por isso, entender o que é o CST e saber qual código usar em cada situação é fundamental para garantir uma gestão otimizada da emissão de notas e outros documentos fiscais.

Acompanhe o nosso artigo de hoje e esclareça suas dúvidas.
Boa leitura!

Leia mais »
nota-tecnica-2015-002
Nota Fiscal
Ludmila Ferreira

Nota Técnica 2015.002: Web Service de distribuição de DF-e

A Nota Técnica 2015.002, publicada em 11 de fevereiro de 2015, trata de alterações relacionadas ao âmbito do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) e da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e).

Na prática, foram alteradas regras e erros foram corrigidos no lançamento das diversas versões da Nota Técnica, como abordaremos a seguir.

Leia mais »