O que é Certificado SPB e porque ele torna as operações financeiras mais seguras

João Vallim

Conteúdo

O Certificado SPB é uma ferramenta que digitaliza operações financeiras e garante maior proteção para transações.

Logo, as entidades que atuam no meio financeiro têm se tornado adeptas do uso desse certificado. Isso porque com o avanço da tecnologia e da velocidade da informação, as operações financeiras passaram a exigir mais segurança.

Outro fator que contribui para o uso desse certificado por parte das organizações é que por vezes é necessário se comunicar com o Banco Central.  E essa comunicação precisa ser segura, afinal a autenticidade e o sigilo dos dados enviados é essencial.

Entenda no artigo de hoje o que é o Certificado SPB, seus benefícios e porque ele torna as operações financeiras mais seguras.

O que é Certificado SPB

É um certificado digital que permite que a identidade do servidor, seja de uma instituição financeira ou de uma fintech, tenha sua comunicação junto ao Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB) validada. 

Assim, o Certificado SPB é utilizado para atuar em operações no Sistema de Pagamentos Brasileiro e torna a comunicação com o Banco Central mais segura. Além de ser uma forma de comprovar a autenticidade das informações para as partes envolvidas nas transações.

Benefícios do Certificado SPB

A criação desse certificado foi um meio de padronizar a assinatura digital de documentos utilizados em transações de instituições financeiras e fintechs autorizadas pelo BACEN.

Um dos benefícios de utilizá-lo é que a segurança promovida por esse documento possibilita o crescimento da digitalização de operações comerciais. 

Como funciona

Como a ideia do certificado é primordialmente a segurança nas operações, as suas configurações seguem alguns requisitos de padronização de assinatura eletrônica. Portanto, opera criptografando até 265 bits de dados a serem usados dentro do SPB, sendo compatível com servidores web que suportam o protocolo SSL.

Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB)

É uma estrutura que torna integradas todas as operações que viabilizam transações financeiras eletrônicas entre os agentes econômicos no Brasil.

Sua finalidade principal são as transações financeiras, sejam em moeda nacional ou estrangeira. Podendo ser feitas por pessoa física ou jurídica processadas dentro da estrutura.

Como funciona o SPB

Sua estrutura é formada por algumas entidades consideradas relevantes. Alguns exemplos são: Sistema Especial de Liquidação e Custódia (SELIC) e a Câmara de Registro e Liquidação de Operações de Ativos BM&F.

Nesse sistema, o Certificado SPB é uma ferramenta de validação de dados que assegura a comunicação com o Bacen. Isso porque a criptografia das informações necessárias para as operações é permitida, fortalecendo a segurança e ajudando a manter o sigilo dos dados.

Importância do Certificado SPB para instituições financeiras

O certificado digital é indispensável quando se trata de acompanhar a velocidade crescente das transações digitais. 

O Certificado SPB é uma forma segura das operações financeiras acontecerem dentro do  Sistema de Pagamentos Brasileiro, tornando as instituições mais confiáveis.

Outro fator que influencia na importância desse certificado é o Open Finance. Uma vez que nesse sistema o compartilhamento de dados financeiros pode ser mediado por instituições financeiras distintas. Com o uso do certificado, essas transações de informações são mais fáceis e protegidas.

Para os usuários de transações digitais também há vantagens, tanto que com a digitalização de operações, o acesso a novos produtos e serviços é maior. 

E aí, percebeu a como o Certificado SPB pode ser de extrema relevância e como contribui diretamente para um melhor funcionamento de operações financeiras de forma segura?

Para saber mais, leia os artigos sobre tecnologia e SaaS no blog da Focus NFe.

Picture of João Vallim

João Vallim

Analista de marketing, nerd, videomaker e fotógrafo nas horas vagas.

Inscreva-se em nossa newsletter​

Receba nossos conteúdos exclusivos em primeira mão.

Explore outros conteúdos:

nfce
Documentos fiscais
Egon Hilgenstieler

NFC-e: o que é, como funciona, vantagens e como emitir?

A Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica (NFC-e) é um documento que precisa ser emitido por praticamente qualquer empresa que comercializa produtos e serviços, com exceções como os Microempreendedores Individuais (MEIs). Porém, as regras de obrigatoriedade de emissão deste documento não são as mesmas nos estados brasileiros, gerando diversas dúvidas para quem trabalha com varejo.

Por isso, no texto a seguir, explicamos tudo sobre o documento que tem o propósito de substituir um modelo impresso por um digital, as vantagens que ele oferece e regras para a emissão.

Porém, as regras de obrigatoriedade de emissão deste documento não são as mesmas nos estados brasileiros, acarretando diversas dúvidas por parte das pessoas varejistas.

Por isso, no texto a seguir, explicamos tudo sobre o documento que tem o propósito de substituir um modelo impresso por um digital, as vantagens que ele oferece e regras para a emissão.

Leia mais »
API para SAT: o que é, para que serve e como consultar?
Tecnologia e API
Cesar Nocrato

API para SAT: o que é, para que serve e como consultar?

A API para SAT foi desenvolvida para facilitar a comunicação entre sistemas de gestão e o Sistema Autenticador e Transmissor de Cupons Fiscais eletrônicos (CF-e SAT) em São Paulo. Essa interface permite a emissão, autenticação e envio de cupons fiscais de forma automatizada, garantindo conformidade com a legislação tributária vigente.

Com a descontinuação do SAT a partir de 2026, entender como se adaptar às novas regras é essencial para empresas que ainda utilizam esse modelo. Hoje vamos falar mais sobre esta API, assim como as informações essenciais para fazer uma boa transição.

Acompanhe!

Leia mais »
Entenda o que é NCM e o que significa cada número do código. Aprenda também a consultar e definir o NCM de seus produtos!
Contabilidade
Jaciara Santana

O que é NCM? Confira como consultar e tabela atualizada!

Saber o que é NCM é essencial para as empresas envolvidas em transações comerciais internacionais, tanto para importação quanto exportação. Isso porque a utilização da NCM é obrigatória em notas fiscais eletrônicas, tornando-se indispensável para documentos comerciais.

Este sistema de codificação, adotado em janeiro de 1995 pelos países membros do Mercosul, segue critérios internacionais de classificação de mercadorias. Acompanhe o artigo de hoje e saiba o que é NCM, sua função, como determiná-lo e qual é a sua importância.

Este sistema de codificação, adotado em janeiro de 1995 pelos países membros do Mercosul, segue critérios internacionais de classificação de mercadorias.

Acompanhe o artigo de hoje e saiba o que é NCM, sua função, como determiná-lo e qual é a sua importância.

Leia mais »