O que é Nota fiscal de retorno e quando emitir

Ludmila Ferreira

Conteúdo

Nota Fiscal de retorno é um documento fiscal utilizado em situações onde mercadorias precisam retornar para sua origem, voltando ao estoque da empresa.

É preciso atentar-se ao lidar com essa nota pois apesar de ser relativamente simples de entender, ela possui diferenças em relação a outras notas.

Entenda no artigo de hoje o que é essa nota fiscal, assim como emiti-la corretamente. 

O que é Nota Fiscal de retorno

É uma nota fiscal emitida quando a mercadoria volta para sua origem, de modo que se trata do produto expedido e não da venda. Assim, uma nota fiscal de remessa é emitida e deve acompanhar o produto até retornar para a empresa que o emitiu.

Um exemplo são os casos onde um produto precisa de assistência técnica e acaba precisando voltar ao seu destino de origem para ser reparado. 

Vale lembrar que quando o produto passa por uma situação como esta, tem até 180 dias para voltar para empresa a NF de retorno não incidem impostos.

Nota fiscal de remessa

A nota fiscal de remessa é emitida quando existe a circulação não comercial de mercadorias. Ou seja, é quando há o trânsito de produtos entre empresa matriz e filiais. 

Logo, pode ser emitida por fatores como: reparo de produtos, amostra grátis, brindes, doações ou até demonstrações. Assim, qualquer produto que for devolvido e precisa voltar para o estoque de origem, deve ter a NF de retorno emitida.

Como emitir Nota Fiscal de retorno

A emissão desta nota deve ser feita observando alguns pontos. O primeiro é o sistema de gestão de notas da sua empresa. 

Em seguida, o preenchimento dos dados deve ser feito especificando alguns campos de acordo com os motivos do retorno. 

Alguns motivos possíveis são: demonstração; armazenamento; conserto; doação; industrialização; consignação; depósito fechado ou armazém geral; vasilhame entre outras entradas.

Com os  dados preenchidos corretamente, a nota deve ser salva. Caso o seu sistema indique que algum campo obrigatório ficou em branco, retorne e preencha. Depois é só fazer a transmissão para a SEFAZ.

Diferença entre Nota Fiscal de retorno e nota fiscal de devolução

Dentre as várias notas fiscais existentes uma que pode trazer confusão quando há retorno de mercadorias é a NF de devolução.

A nota fiscal de devolução anula uma operação de venda ou compra, incluindo os impostos. Só é emitida quando há transação de valores. 

Uma das diferenças entre as notas de retorno e de devolução se dá em torno da transação. 

Isso porque a NF de retorno não precisa que haja compra ou venda para ser emitida, ao passo que a NF de devolução normalmente é emitida quando uma venda não é concluída e a nota já foi lançada para SEFAZ.  

Outra diferença é que a nota de retorno é feita após a nota de remessa, já a nota de devolução é emitida após a NFe de venda ou de compra.

Tipos de nota de devolução

Há dois tipos de nota de devolução:

  • Devolução de venda: quando o produto é enviado e o cliente sendo pessoa física, não aceita. 
  • Devolução de compra: nesse caso, a mercadoria é enviada para uma pessoa jurídica que recusa e emite a NF de devolução.

Quem pode emitir nota de devolução

A NF de devolução pode ser emitida tanto pelo remetente da mercadoria como pelo destinatário. 

Conclusão

Ter conhecimento sobre os diferentes tipos de notas assim como é feita a emissão de cada uma é essencial. 

Centralizar as emissões em um local que otimize a gestão faz a diferença. Conheça a solução para emissão de documentos fiscais da Focus NFe.

Picture of Ludmila Ferreira

Ludmila Ferreira

Assistente comercial e marketing na Focus NFe. Apaixonada por vôlei, música e livros.

Inscreva-se em nossa newsletter​

Receba nossos conteúdos exclusivos em primeira mão.

Explore outros conteúdos:

API para SAT: o que é, para que serve e como consultar?
Tecnologia e API
Cesar Nocrato

API para SAT: o que é, para que serve e como consultar?

A API para SAT foi desenvolvida para facilitar a comunicação entre sistemas de gestão e o Sistema Autenticador e Transmissor de Cupons Fiscais eletrônicos (CF-e SAT) em São Paulo. Essa interface permite a emissão, autenticação e envio de cupons fiscais de forma automatizada, garantindo conformidade com a legislação tributária vigente.

Com a descontinuação do SAT a partir de 2026, entender como se adaptar às novas regras é essencial para empresas que ainda utilizam esse modelo. Hoje vamos falar mais sobre esta API, assim como as informações essenciais para fazer uma boa transição.

Acompanhe!

Leia mais »
Entenda o que é NCM e o que significa cada número do código. Aprenda também a consultar e definir o NCM de seus produtos!
Contabilidade
Jaciara Santana

O que é NCM? Confira como consultar e tabela atualizada!

Saber o que é NCM é essencial para as empresas envolvidas em transações comerciais internacionais, tanto para importação quanto exportação. Isso porque a utilização da NCM é obrigatória em notas fiscais eletrônicas, tornando-se indispensável para documentos comerciais.

Este sistema de codificação, adotado em janeiro de 1995 pelos países membros do Mercosul, segue critérios internacionais de classificação de mercadorias. Acompanhe o artigo de hoje e saiba o que é NCM, sua função, como determiná-lo e qual é a sua importância.

Este sistema de codificação, adotado em janeiro de 1995 pelos países membros do Mercosul, segue critérios internacionais de classificação de mercadorias.

Acompanhe o artigo de hoje e saiba o que é NCM, sua função, como determiná-lo e qual é a sua importância.

Leia mais »
SaaS
João Vallim

O que é SaaS, para que serve e quais são as vantagens?

Você sabe o que é SaaS? O termo vem da expressão em inglês Software as a Service e é um serviço de computação em nuvem que dá acesso a softwares e soluções tecnológicas por meio da internet.

Com o SaaS, empresas podem disponibilizar serviços sem a necessidade de instalar programas e/ou fazer manutenção de hardwares e softwares. Isso porque ao se manter online, os recursos são facilmente acessados, uma vez que ficam hospedados no servidor das empresas provedoras.

Quer saber mais sobre o que é SaaS, quais são seus benefícios e exemplos desse serviço? Acompanhe o artigo de hoje.

Leia mais »