O aplicativo da Nota Fiscal Eletrônica de Serviços eletrônica (NFSe) foi lançado pela Receita Federal no dia 1º de dezembro de 2022. Com o objetivo de proporcionar maior comodidade aos empreendedores, agora é possível fazer a emissão da NFSe pelo celular.
Disponível gratuitamente nas principais plataformas, o app dá acesso a consultas, checagens e notificações relativas à emissão.
Embora seja uma grande facilidade para quem emite notas frequentemente, o aplicativo não é automatizado, ou seja, o processo continua sendo manual.
Descubra mais sobre as vantagens e desvantagens deste serviço da Receita Federal.
O que é o aplicativo da Nota Fiscal Eletrônica?
O aplicativo NFSe consiste em um emissor de nota fiscal de serviços disponível para smartphones, compatível com sistemas iOS e Android. Foi disponibilizado pela Secretaria Especial da Receita Federal do Ministério da Economia de forma gratuita.
Essa iniciativa foi mencionada pelo ex-secretário especial da pasta, Julio Cesar Vieira Gomes, que disse ao site do Governo que o objetivo é proporcionar mais facilidade e simplicidade para os pequenos contribuintes, como Microempresas, Empresas de Pequeno Porte e MEIs.
Lembrando que o acesso ao aplicativo é protegido por senha ou biometria e pode ser acessado mesmo sem internet.
Como usar o aplicativo NFSe?
Para fazer a emissão de uma Nota Fiscal pelo aplicativo da Receita, primeiro é necessário fazer o download via loja iOS ou Android. Depois, basta preencher o CPF ou CNPJ do cliente junto com o tipo de serviço prestado e o valor da operação.
O login pode ser feito tanto por biometria quanto por senha, dependendo do aparelho utilizado.
Funcionalidades do aplicativo
O aplicativo abrange desde funcionalidades simples a de grande importância para emissão do documento, como por exemplo:
- Emissão de nota fiscal;
- Consulta de NFSe já lançados;
- Checagem dos registros ainda não transmitidos;
- Notificações para o cliente via SMS e informações sobre a sua nota fiscal.
Quem pode emitir NFSe pelo app
Inicialmente, o serviço está disponível para MEIs de cidades que já aderiram ao Sistema Nacional da Nota Fiscal de Serviços Eletrônicos (NFSe).
Contudo, desde o dia 1º de janeiro de 2023, todos os microempreendedores do país, independentemente da cidade em que se encontrem, já podem usufruir do aplicativo.
Aplicativo da Nota Fiscal Eletrônica de Serviços e as questões fiscais
O aplicativo de nota fiscal eletrônica de serviços é um excelente aliado para empreendedores que precisam lidar com a emissão no seu dia a dia. Por ter a vantagem da mobilidade, permite que Microempreendedores Individuais (MEIs) emitam nota fiscal diretamente do telefone, mesmo sem acesso à internet.
No entanto, para quem gera muitas notas em um curto espaço de tempo, o aplicativo não é a melhor opção. Isso porque a emissão é manual e é necessário emitir e preencher os campos individualmente para cada nova nota.
Dessa forma, quem necessita de agilidade para emitir muitas notas no dia deve optar por um software de emissão, que oferece praticidade e rapidez para a geração de documentos fiscais.
Ao utilizar um software de emissão de notas automatizado, você ganha uma grande vantagem: economiza tempo. Com a geração automatizada de notas, você pode investir seu tempo para aumentar suas vendas, produzir conteúdos melhores, atender seus clientes com mais rapidez e personalidade e obter mais prosperidade.
Conheça a solução para emissão de documentos fiscais da Focus NFe.