Quando falamos sobre métricas de marketing, especialistas da área afirmam que selecionar quais dados serão analisados é tão importante quanto saber como analisá-los. Por isso, nesse artigo vamos falar sobre o que é ROI, uma métrica básica e muito importante.
Ainda que existam diversos indicadores financeiros importantes, o ROI merece destaque. Além do seu cálculo básico não ser complexo, essa métrica ajuda a saber se os investimentos estão valendo a pena.
Nas empresas SaaS, essa análise é essencial, especialmente para mensurar a relação investimento X receita que se observa no marketing.
Mas afinal, o que é ROI? Acompanhe e descubra.
O que é ROI?
Assim como muitas outras métricas, ROI é uma sigla que vem do inglês. O termo refere-se a return on investment, ou “retorno sobre o investimento”.
Como o próprio nome já aponta, esse indicador calcula o quanto de retorno financeiro se obteve a partir de um determinado investimento.
Essa métrica é usada em várias áreas dentro de uma empresa, destacando-se no marketing. Isso porque é a área que está diretamente ligada a gerar estratégias de aumento de vendas e que depende de investimentos específicos para que essas vendas ocorram.
Confira também: Custo de mercadoria vendida – Como calculá-lo em SaaS?
Porque é importante saber o ROI?
O ROI é importante pois permite saber se a empresa está em equilíbrio financeiro. Se o investimento que está sendo feito não está trazendo retorno suficiente, é preciso tomar providências para mudar isso.
Somado a isso, o ROI é uma das métricas mais importantes também para os investidores. Se você pensa em buscar um aporte para sua empresa, pode esperar que os candidatos a investir no seu negócio vão querer ter uma noção do retorno que poderão ter.
Como calcular o ROI?
Vamos para as contas. Para calcular o ROI, são necessários dois dados: o valor de receita e o custo, que trata-se do investimento feito.
Primeiro, é preciso subtrair o custo da receita total. Esse valor é então dividido pelo custo, o que chega ao valor do indicador.
Para saber o resultado em percentual, é só multiplicar o valor por 100. Isso é indicado para analises comparativas, já que possibilita verificar desempenhos diferentes.
Nesse sentido, vale destacar que o cálculo pode ser ainda mais específico. Um exemplo seria um gestor calcular o ROI referente a cada linha de produtos.
Digamos que as linhas de produtos Alfa e Beta tenham tido investimentos diferentes em marketing. É possível calcular o ROI percentual de ambas e compará-las.
Como usar este indicador
O ROI é mais do que um dado que irá aparecer em relatórios mensais. Essa métrica pode ser utilizada de diversas formas na hora de tomar decisões.
É possível se basear no ROI para planejar metas para a empresa. Afinal, boas metas são definidas com base naquilo que a organização tem capacidade de alcançar. Por isso, devem se basear em dados coerentes.
Além disso, por meio dele pode-se identificar o tempo que um investimento demora para a trazer retorno. Para isso, é preciso monitorá-lo constantemente e de forma precisa.
Agora que você já sabe mais sobre o que é ROI, basta organizar os dados de sua empresa e usar essas informações para tomar decisões mais precisas.
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