O que é ROI? Descubra como usar este indicador

Welker Zigante

Conteúdo

Quando falamos sobre métricas de marketing, especialistas da área afirmam que selecionar quais dados serão analisados é tão importante quanto saber como analisá-los. Por isso, nesse artigo vamos falar sobre o que é ROI, uma métrica básica e muito importante.

Ainda que existam diversos indicadores financeiros importantes, o ROI merece destaque. Além do seu cálculo básico não ser complexo, essa métrica ajuda a saber se os investimentos estão valendo a pena.

Nas empresas SaaS, essa análise é essencial, especialmente para mensurar a relação investimento X receita que se observa no marketing.

Mas afinal, o que é ROI? Acompanhe e descubra.

O que é ROI?

Assim como muitas outras métricas, ROI é uma sigla que vem do inglês. O termo refere-se a return on investment, ou “retorno sobre o investimento”.

Como o próprio nome já aponta, esse indicador calcula o quanto de retorno financeiro se obteve a partir de um determinado investimento.

Essa métrica é usada em várias áreas dentro de uma empresa, destacando-se no marketing. Isso porque é a área que está diretamente ligada a gerar estratégias de aumento de vendas e que depende de investimentos específicos para que essas vendas ocorram.

Confira também: Custo de mercadoria vendida – Como calculá-lo em SaaS?

Porque é importante saber o ROI?

O ROI é importante pois permite saber se a empresa está em equilíbrio financeiro. Se o investimento que está sendo feito não está trazendo retorno suficiente, é preciso tomar providências para mudar isso.

Somado a isso, o ROI é uma das métricas mais importantes também para os investidores. Se você pensa em buscar um aporte para sua empresa, pode esperar que os candidatos a investir no seu negócio vão querer ter uma noção do retorno que poderão ter.

Como calcular o ROI? 

Vamos para as contas. Para calcular o ROI, são necessários dois dados: o valor de receita e o custo, que trata-se do investimento feito. 

Primeiro, é preciso subtrair o custo da receita total. Esse valor é então dividido pelo custo, o que chega ao valor do indicador.

o que é ROI

Para saber o resultado em percentual, é só multiplicar o valor por 100. Isso é indicado para analises comparativas, já que possibilita verificar desempenhos diferentes.

Nesse sentido, vale destacar que o cálculo pode ser ainda mais específico. Um exemplo seria um gestor calcular o ROI referente a cada linha de produtos.

Digamos que as linhas de produtos Alfa e Beta tenham tido investimentos diferentes em marketing. É possível calcular o ROI percentual de ambas e compará-las. 

Como usar este indicador

O ROI é mais do que um dado que irá aparecer em relatórios mensais. Essa métrica pode ser utilizada de diversas formas na hora de tomar decisões.

É possível se basear no ROI para planejar metas para a empresa. Afinal, boas metas são definidas com base naquilo que a organização tem capacidade de alcançar. Por isso, devem se basear em dados coerentes.

Além disso, por meio dele pode-se identificar o tempo que um investimento demora para a trazer retorno. Para isso, é preciso monitorá-lo constantemente e de forma precisa.

Agora que você já sabe mais sobre o que é ROI, basta organizar os dados de sua empresa e usar essas informações para tomar decisões mais precisas.

Conheça o Focus NFe.

Welker Zigante

Welker Zigante

Welker é Consultor de Vendas no Focus NFe e Web Designer nas horas vagas.

Inscreva-se em nossa newsletter​

Receba nossos conteúdos exclusivos em primeira mão.

Explore outros conteúdos:

O que é GNRE? Saiba quem precisa emitir e como gerar!
Nota Fiscal
Douglas Pinheiro

GNR-e: o que é, quem precisa emitir e como gerar

Durante operações de transporte interestaduais, determinados documentos são necessários, e a GNRE é um deles.
Assim como outros documentos, a exemplo do Conhecimento de Transporte Eletrônico (CTe), a Guia Nacional de Recolhimento de Tributos Estaduais (GNRE) deve estar presente junto à mercadoria durante o processo de carga, pois a ausência dela pode gerar complicações para a empresa transportadora.
Quer saber mais? Confira o artigo de hoje! Nele, falamos o que é a GNRE, qual a sua importância, como gerá-la e outras informações relevantes.

Leia mais »
calculadora sob uma mesa com papéis com anotações.
Nota Fiscal
Welker Zigante

O que é DIFAL do ICMS? Entenda como funciona e quem paga!

O termo Diferencial de Alíquota (DIFAL) se refere ao recolhimento do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e busca promover equidade tributária entre os estados brasileiros.

Empreendedores como proprietários de e-commerces que realizam compras fora do estado e vendem para consumidores finais, precisam considerar as variações nas alíquotas do ICMS entre os estados.

Logo, dada a complexidade dessa legislação, compreender o que é e como funciona o DIFAL pode ser desafiador, especialmente devido às diferentes alíquotas e leis em cada um dos 26 estados e no Distrito Federal relacionadas ao ICMS e aos produtos e serviços tributados.

Acompanhe o nosso post de hoje e compreenda melhor esse processo.

Leia mais »