Código Token CSC: o que é e como funciona

Ludmila Ferreira

Conteúdo

O Código Token CSC ou Código de Segurança do Contribuinte refere-se a um código alfanumérico cuja solicitação deve ser feita junto à SEFAZ de cada estado pelo seu contador.

Esse código é utilizado como garantia de autoria e autenticidade da NFCe (Nota Fiscal do Consumidor eletrônico) em meio ao processo de transmissão e emissão de cupom fiscal eletrônico. 

Entenda mais sobre esse código no artigo de hoje.

O que é código Token CSC

Utilizado para gerar o código bidimensional, denominado “QR Code” da NFC-e, o código Token CSC é um importante recurso de segurança.

Solicitação do Token CSC

Para obter o código, é preciso entrar no site da SEFAZ de cada estado e fazer a solicitação via online. 

Mas, apesar de não haver um limite máximo de solicitações, cada empresa poderá utilizar apenas dois tokens ativos ao mesmo tempo.

Outro ponto é que não é preciso solicitar um token para cada estabelecimento, podendo utilizar o mesmo código para todos os estabelecimentos do contribuinte dentro do estado.

Alteração do Token

Em caso de necessidade, é possível revogar o token ativo e solicitar um novo junto à SEFAZ.

Qual é a função e como utilizar o código Token CSC

O Token possibilita que os consumidores verifiquem a validade do seu DANFE NFCe através da leitura do QR Code impresso no documento. Isso promove maior segurança para tanto para compradores como para as empresas, pois  traz a garantia de que o DANFE NFC-e não será alterado ou falsificado por terceiros.

Para utilizar o código, o contribuinte deve cadastrar o token e seu identificador (ID) correspondente no momento em que realizar as configurações e os cadastros no programa emissor, preenchendo os campos disponíveis. 

O que acontece ao não configurar o código no emissor NFCe

Sem a configuração do código token no emissor, ainda assim é possível emitir a NFC-e. Porém verificação da autenticidade da NFC-e por meio da leitura do QR Code no DANFE-NFC-e fica inviável para o consumidor .

Conclusão

Em suma, o código Token CSC é um recurso de segurança útil que favorece a proteção dos contribuintes contra fraudes. Ajuda a fornecer aos consumidores e empresas mais controle sobre suas transações e a garantir que as compras sejam seguras e legítimas.

Conheça a solução para emissão de documentos fiscais da Focus NFe.

Picture of Ludmila Ferreira

Ludmila Ferreira

Assistente comercial e marketing na Focus NFe. Apaixonada por vôlei, música e livros.

Inscreva-se em nossa newsletter​

Receba nossos conteúdos exclusivos em primeira mão.

Explore outros conteúdos:

DevOps: entenda o que é, como funciona e por que adotar!
Tecnologia e API
Egon Hilgenstieler

DevOps: entenda o que é, como funciona e por que adotar!

A eficiência e a agilidade são atributos cada vez mais desejados pelas empresas, sem que isso comprometa a integridade de suas operações. É nesse cenário que surge o DevOps, uma metodologia inovadora que promete transformar a maneira como as organizações desenvolvem, entregam e mantêm um software.

Neste artigo, vamos explorar o que é o DevOps, como ele funciona e por que cada vez mais empresas estão adotando essa abordagem. Além disso, trazemos benefícios, desafios e como adotar o modelo em sua organização.

Leia mais »
Multithreading: o que é, principais usos e vantagens!
Tecnologia e API
João Vallim

O que é multithreading e como a técnica beneficia seu software

Você sabe o que é multithreading? Esse é um modelo de execução que melhora a performance e aumenta a eficiência de aplicações.
O multithreading está por trás da execução de softwares tanto em relação à velocidade quanto na capacidade de resposta. O seu funcionamento é dividido em threads, que formam tarefas independentes, mas que se relacionam umas com as outras.
Por isso, hoje vamos explicar o que é multithreading, qual é a sua função e os benefícios que esse modelo pode trazer ao seu software. Além disso, trazemos a relação deste método com outras técnicas como multiprocessing e multitasking na execução de tarefas.
Vamos lá?

Leia mais »
CFOP de Entrada: saiba quais são e confira as tabelas!
Contabilidade
Douglas Pinheiro

CFOP de Entrada: saiba quais são e confira as tabelas!

O CFOP de Entrada é um código utilizado para identificar a origem das mercadorias ou serviços que chegam a um estabelecimento. Isso ajuda garantir que a apuração fiscal seja feita de forma correta.

Entre os tipos de CFOP das transações de entrada, destacam-se os grupos que contemplam operações estaduais, interestaduais e internacionais.

Acompanhe esse artigo e tenha acesso às tabelas com os principais códigos

Leia mais »