Entenda e aplique o OKR na sua empresa

Ricardo Acras

Conteúdo

O OKR (Objectives and Key Results,) é uma das metodologias de trabalho mais famosas dos últimos tempos e ganhou grande notoriedade quando foi adotado pelo Google na fundação em 1999, até os tempos atuais. Mostrando que pode ser usado por pequenas empresas e grandes corporações.

O que é o OKR

A melhor forma de entender o OKR é seguir a explicação de John Doerr (investidor de empresas como Google e Amazon). Segundo ele a fórmula do OKR pode ser entendida por:

Eu vou (Objetivo) medido por (conjunto de Resultados Chaves)

Nessa fórmula, o Objetivo são descrições qualitativas do que se deseja alcançar. Enquanto os Resultados Chaves são métricas quantitativas e mensuráveis que medem o progresso em direção ao Objetivo. Para cada Objetivo, cria-se de 2 a 5 Resultados Chaves.

Como Funciona o OKR

A melhor forma de entender como funciona o OKR é seguir a explicação de John Doerr (investidor de empresas como Google e Amazon). Segundo ele a fórmula do OKR funciona da seguinte forma:

Eu vou (Objetivo) medido por (conjunto de Resultados Chaves)

Nessa fórmula, o Objetivo são descrições qualitativas do que se deseja alcançar. Enquanto os Resultados Chaves são métricas quantitativas e mensuráveis que medem o progresso em direção ao Objetivo. Para cada Objetivo, cria-se de 2 a 5 Resultados Chaves.

OKR em prática

O primeiro ponto a ser definido é o Objetivo. Vamos supor que uma empresa SaaS deseja melhorar a experiência do cliente. São necessários indicadores para medir se o Objetivo foi atingido ou não. Para isso precisamos dos Resultados Chaves.

Como podemos medir a melhora da experiência do cliente? Bons indicadores seriam diminuir o Índice de Cancelamento (churn), aumentar a Taxa de Compra de Complementos (cross-selling) e aumentar a Taxa de Upgrade (up-selling) do SaaS. O up-selling e cross-selling são fatores importantes para balancear a satisfação do cliente, visto que apenas clientes satisfeitos topam comprar mais ou ampliar serviços.

O OKR ficaria assim:

Objetivo: Melhorar a Experiência do Cliente

Resultados Chaves:

  • Diminuir o Índice de Cancelamento (churn) em x%
  • Aumentar a Taxa de Compra de Complementos (cross-selling) em x%
  • Aumentar a Taxa de Upgrade (up-selling) em x%

Só com a realização completa dos Resultados Chaves, podemos dizer que o objetivo de Melhorar a Experiência do Cliente foi alcançado com sucesso. Esse é um exemplo simples para entender como o OKR pode ajudar empresas a alcançarem seus objetivos.

Dicas para usar o OKR

A aplicação do OKR é o mais importante e delicado momento, por isso é essencial que principalmente na primeira implementação em uma companhia ou equipe, todos os colaboradores entendam como a metodologia funciona e seus ganhos em torno dela.

Outra dica é que se tenham revisões e planejamentos. De nada adianta implementar objetivos se semanalmente o time não olhar para eles e alinhar as tarefas, as realizações e resultados. Mais do que um quadro na parede, o OKR deve ser um meta traçada.

Falando em times, especialmente para empresas mais estruturadas é essencial dividir os OKRs por times e níveis, com derivações conforme setores. Os gerentes podem definir seu OKR e a partir destes objetivos, cada setor define o seu.

Mas mesmo para startups e pequenas empresas é possível aplicar o OKR para todo o time, traçando objetivos únicos para toda a companhia. É um método democrático e sem limitações de tamanho ou estrutura.

Como o OKR é montado pelo time em conjunto, não atrele resultados a ganhos financeiros e bônus. Isso porque muitas vezes esse tipo de bonificação faz com que as pessoas prefiram tornar os Objetivos mais fáceis para atingir os resultados. Pense que o OKR é um desafio profissional e de equipe, acima de tudo.

Estipular metas ambiciosas é a essência do OKR. Se a empresa está trabalhando com esse método e cumpre 100% dos objetivos, eles estão muito fáceis. É preciso avançar mais rápido ou estipular voos mais altos.

Por último, evite listar OKRs demais. Alguns profissionais começam a ver o método como uma lista de tudo que deve ser feito. OKR são prioridades durante o período estabelecido.

Mesmo seguindo todas as dicas, não esqueça que o OKR deve se adaptar a sua empresa e não o contrário. Qualquer metodologia implementada deve sempre ajudar a enxergar caminhos de forma mais clara e não gerar tarefas complicadas de adaptação.

Gostou das nossas dicas? Então segue a gente no LinkedIn e no Facebook para receber mais novidades do blog! 

Picture of Ricardo Acras

Ricardo Acras

20+ anos de experiência como desenvolvedor. Fundador e atual CEO do Focus NFe.

Inscreva-se em nossa newsletter​

Receba nossos conteúdos exclusivos em primeira mão.

Explore outros conteúdos:

DevOps: entenda o que é, como funciona e por que adotar!
Tecnologia e API
Egon Hilgenstieler

DevOps: entenda o que é, como funciona e por que adotar!

A eficiência e a agilidade são atributos cada vez mais desejados pelas empresas, sem que isso comprometa a integridade de suas operações. É nesse cenário que surge o DevOps, uma metodologia inovadora que promete transformar a maneira como as organizações desenvolvem, entregam e mantêm um software.

Neste artigo, vamos explorar o que é o DevOps, como ele funciona e por que cada vez mais empresas estão adotando essa abordagem. Além disso, trazemos benefícios, desafios e como adotar o modelo em sua organização.

Leia mais »
Multithreading: o que é, principais usos e vantagens!
Tecnologia e API
João Vallim

O que é multithreading e como a técnica beneficia seu software

Você sabe o que é multithreading? Esse é um modelo de execução que melhora a performance e aumenta a eficiência de aplicações.
O multithreading está por trás da execução de softwares tanto em relação à velocidade quanto na capacidade de resposta. O seu funcionamento é dividido em threads, que formam tarefas independentes, mas que se relacionam umas com as outras.
Por isso, hoje vamos explicar o que é multithreading, qual é a sua função e os benefícios que esse modelo pode trazer ao seu software. Além disso, trazemos a relação deste método com outras técnicas como multiprocessing e multitasking na execução de tarefas.
Vamos lá?

Leia mais »
CFOP de Entrada: saiba quais são e confira as tabelas!
Contabilidade
Douglas Pinheiro

CFOP de Entrada: saiba quais são e confira as tabelas!

O CFOP de Entrada é um código utilizado para identificar a origem das mercadorias ou serviços que chegam a um estabelecimento. Isso ajuda garantir que a apuração fiscal seja feita de forma correta.

Entre os tipos de CFOP das transações de entrada, destacam-se os grupos que contemplam operações estaduais, interestaduais e internacionais.

Acompanhe esse artigo e tenha acesso às tabelas com os principais códigos

Leia mais »